SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Simulador virtual de tiro percorre o Estado de Santa Catarina


Iniciou na última quarta-feira, dia 12, o treinamento virtual de tiro em Araranguá. As instruções estão sendo aplicadas a policiais militares e policiais civis da região. Santa Catarina é o primeiro Estado do Brasil a adotar este sistema para treinamento policial e de segurança.


O simulador móvel utiliza a tecnologia de Sistema Virtual de Tiro e faz parte do Projeto Escola Itinerante para capacitação na disciplina de tiro policial, fruto de uma parceria/convênio da Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Permite o treinamento simultâneo de até 12 atiradores, possui três simuladores instalados, além de central eletrônica para gerenciamento, acompanhamento e registro das atividades dos profissionais.


O projeto tem a missão de fornecer treinamento de alto nível para as polícias Militar e Civil, além de contribuir para a modernização dos recursos da área de segurança pública e o aprimoramento profissional.


Tem também o objetivo de “salvar vidas” com a premissa de que um policial bem treinado, além de preservar a sua vida e a do opositor, terá condições de evitar acidentes, especialmente os provocados por balas perdidas registrados em ocorrências policiais.

Com a eliminação do emprego de munição real, o programa de treinamento virtual elimina a probabilidade de acidente, assim como permite grande economia. Além disso, o equipamento impede integralmente as chances de incidentes com munições, pela adoção de um sistema de ar comprimido.


De acordo com o instrutor, subtenente Clóvis Coan, através do equipamento é possível fortalecer os conceitos de repetição, associação e regularidade, que são fundamentais para a função policial.

A estimativa da Diretoria de Formação e Capacitação da SSP é de atender, ao final do projeto, 2,3 mil operadores da segurança pública.

(Publicação e fotos: soldado Liliam dos Santos Costa Leandro, P5 do 19º BPM; colaboraçãowww.contraocrime.com.br e www.artv.com.br)

fonte: PM/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário