SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

domingo, 2 de novembro de 2014

Polícia Civil/SC faz intercâmbio com Exército para capacitá-los a atuar em Força Tarefa de Pacificação










Florianópolis e Blumenau - A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (COPE), realizou nesta semana – nos dias 27 a 30 de outubro –, um Intercâmbio de Instrução com unidades do Exército Brasileiro, simultaneamente nas cidades de Blumenau e Florianópolis. O objetivo era ambientar e capacitar os militares do Exército Brasileiro em Operações Urbanas com foco na conduta de patrulha urbana, abordagem veicular, abordagem e busca pessoal, além dos aspectos legais deste tipo de atividade.

Participaram deste intercâmbio as unidades do 23.º Batalhão de Infantaria (Blumenau) e do 63.º Batalhão de Infantaria (Florianópolis), na qual terão seus efetivos enviados ao estado do Rio de Janeiro para compor a Força Tarefa de Pacificação do "Complexo da Marea" – área que alta periculosidade e de constantes confrontos entre criminosos e Forças de Segurança do Estado. Estas unidades já foram empregadas em outras oportunidades em Missões de Pacificação no "Complexo do Alemão" e em Missões de Paz no Haiti.

Nas duas cidades, as atividades de instrução foram desenvolvidas no interior dos quartéis. No Batalhão de Florianópolis foram utilizados quatro instrutores da COPE para um efetivo de 45 soldados, enquanto em Blumenau foram três instrutores da COPE para um efetivo de 100 militares.

Um dos motivos para escolher a COPE para ministrar este treinamento é que, além da capacitação e constante reciclagem deste grupo, ela tem em seu quadro, policiais cursados pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), unidade de elite da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro. “Desta forma, o alinhamento Doutrinário em operações desta natureza é feito com uma das melhores tropas de combate urbano do mundo. Vale ressaltar que são frequentes as realizações de intercâmbios, estágios e cursos entre os operadores da COPE e a CORE, mantendo desta forma a doutrina atualizada com os padrões daquela unidade”, destacou o policial da COPE, Marcelo Esperandio.

De acordo com o Coordenador Adjunto da COPE, delegado Eduardo Senna, o Complexo da Marea apresenta um cenário de altíssima periculosidade na qual o emprego de uma Doutrina eficaz e voltada para a realidade do Rio de Janeiro torna-se fundamental para o bom andamento das operações. “Sendo assim, ressalta-se que a COPE possui policiais que já operaram nas favelas do Rio de Janeiro, aliando a teoria e prática à vivência daquele local", finaliza Senna.

As atividades de instrução continuam ao longo do próximo mês com outras unidades do Exército e visam à troca de informações entre estes militares e os policiais da COPE.

fonte: POLÍCIA CIVIL/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário