SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Integração e troca de informações foram cruciais para evitar a ação dos caixeiros em Três Barras/SC - 3 morreram e 2 ficaram feridos no confronto com a Polícia

Três Barras - O trabalho de inteligência e a integração das forças da segurança pública fizeram a diferença na prevenção e prisão dos autores que tentaram explodir para furtar um caixa eletrônico de um banco em Três Barras, Norte do Estado, na madrugada deste sábado, 1.° de novembro deste ano – segundo avaliação do delegado Wagner Meirelles, que coordenou a investigação e operação.


A investigação começou com a equipe da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas, coordenada pelo delegado Wagner Meirelles, que estava responsável por dois casos de roubo a residência de famílias de empresários no município de Três Barras – um em 26 de junho e outra no final do mês de agosto. Em ambos os assaltos, pelo menos três assaltantes encapuzados e armados renderam toda a família e subtraíram jóias, dinheiro e veículo. 


Após a DIC identificar um informante, que seria da cidade de Três Barras, e outro membro da associação criminosa, e levantar a informação de que a quadrilha agiria novamente nesta cidade, provavelmente algum banco, começou, mais intensamente, a troca de informações com a Divisão de Roubos e Antissequestro (DRAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sob coordenação do Delegado Anselmo Cruz, que veio com a equipe para Canoinhas prestar apoio. Outra parceria foi com o 3º BPM/Canoinhas, sob comando do tenente-coronel Mário, montando-se equipes mistas de policiais civis e militares para realizarem o policiamento na cidade de Três Barras em locais estratégicos. 

O policiamento estava sendo realizado desde o início da semana passada e no sábado, 1, novamente as equipes da polícia civil e da polícia militar de Canoinhas reuniram-se e posicionaram-se em pontos estratégicos para o caso de uma nova ação dos assaltantes; o que ocorreu. Por volta das 2h05min, os suspeitos chegaram em dois veículos – um VW/Parati da cor branca e um Kia soul da cor cinza – e, de forma muito rápida, parte dos ladrões desceram dos veículos e já foram armar explosivos e pés-de-cabras a 1,5 metro nos caixas eletrônicos da agência do banco. Eles estavam encapuzados e armados com pistolas calibre 9mm, .380 e .40, colete balístico, uma marreta e 20 miguelitos. 

Confronto

Os policiais civis e militares, percebendo a ação dos assaltantes, verbalizaram ordem de prisão, que, no entanto, não foi acatada pelos autores, os quais passaram a desferir vários disparos de suas armas de fogo contra os policiais, os quais revidaram. Três dos assaltantes vieram a óbito, o informante foi preso em Três Barras, ainda em sua casa, e outros dois foram baleados, foram socorridos e levados até o hospital de Três Barras. Dois assaltantes conseguiram fugir do local no veículo VW/Parati branca e logo em seguida foram capturados na entrada do município de Major Vieira por uma equipe da polícia militar 

Também foi encontrado abandonado nas proximidades da PRF de Mafra um veículo Jac (cor cinza) pertencente a um dos presos. Dentro do automóvel foram encontradas duas bananas de dinamites. Todas as dinamites foram desarmadas e detonadas pela equipe do BOPE de Florianópolis. ​

Nesta segunda-feira, 3, a Central de Operações Policiais Especiais (COPE) do Paraná, sabendo da prisão desta quadrilha – que também é investigada no Paraná por diversos roubos – veio até a DIC de Canoinhas para trocar informações e passa a trabalhar em parceria junto com a DIC. Segundo o delegado Wagner, as investigações continuam e novos integrantes podem ser identificados e presos. 

“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181”.

FONTE: PC/SC

Canoinhas: operação conjunta entre polícias Militar e Civil resulta na desarticulação de perigosa quadrilha do Paraná



A Polícia Militar e a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas, desencadearam na madrugada de sábado (1º), por volta das 02h10min, uma operação para prender uma quadrilha especializada em furtos de caixa eletrônico (caixeiros). Durante a operação três caixieiros acabaram falecendo, dois ficaram feridos e outros três foram presos.


Há alguns meses o município de Três Barras vinha sofrendo uma onda de roubos, sendo estes em residências de empresários, comércios e supermercados, entre outros, o que não era comum para a realidade local.
As equipes de Inteligência do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Divisão de Investigação Policial (DIC) da comarca de Canoinhas desenvolveram um trabalho conjunto visando solucionar o problema que vinha sendo apresentado. De posse de informações obtidas em levantamentos realizados, foi possível identificar que a mesma quadrilha que vinha praticando os roubos na região, estaria se articulando para realizar um grande roubo a banco, inclusive utilizando-se de uso de artefatos explosivos e de armas longas de grosso calibre (fuzil).
Iniciou-se então uma operação policial com o intuito de realizar a prisão da quadrilha, que apontava ser da região de Curitiba – PR, com alguns integrantes locais. Por diversos dias foram montadas equipes mistas com integrantes da Polícia Militar e da Polícia Civil. Na madrugada de sábado foi observado que um veículo Kia Soul estava fazendo manobras suspeitas nas proximidades do banco e, momentos depois, o referido veículo parou em frente à agência. Vários homens, armados com pistolas, saíram do interior do veículo e correram em direção ao banco, quebrando a parede de vidro da frente com uma alavanca grande.


Os integrantes da quadrilha iniciaram as manobras para a colocação de artefato explosivo dinamite, momento em que foi dada voz de prisão para os suspeitos. Estes não se entregaram e abriram fogo em direção aos policiais militares, que estavam estrategicamente posicionados. Houve uma intensa troca de tiros por vários minutos.
Dessa ação resultou a apreensão de quatro armas de fogo de uso restrito, sendo estas duas pistolas IMI 9mm, além de outras duas pistolas Taurus, sendo uma calibre 380 e outra calibre .40.


Com a quadrilha ainda foi recuperado três veículos com registro de furto/roubo na região de Curitiba, sendo um eículo Kia Soul e um veículo VW Parati, ambos com placas frias, três cargas de material explosivo para a detonação dos caixas e ainda miguelitos, alavancas, mascaras, etc. Na sequência a Polícia Rodoviária Federal encontrou um veículo abandonado na BR 280, sentido Mafra, com duas bananas de dinamite, o qual dava cobertura para a quadrilha (veículo de fuga).


Nenhum policial ficou ferido na ação.

Ainda foi acionado na ação o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para desativar os explosivos.

(Matéria e publicação: soldado Cláudia Kreginski Barbosa da Silva / P5 / 3 BPM Fotos: guarnições de serviço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário