SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

domingo, 9 de novembro de 2014

PC/PR: Cope desmantela quadrilha que contava com participação de PMs para arrombar caixas eletrônicos











Ilustração de treinamentos do COPE
fonte: http://www.militaryphotos.net/forums/showthread.php?232196-Brazilian-SPECIAL-OPERATIONS-Police-Units-Photos-and-Videos/page3


O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) realizou, nesta sexta-feira (7) uma operação para combater crimes de furtos a caixas eletrônicos em Curitiba e Região Metropolitana. Até o momento, 18 pessoas foram presas. Dessas, sete são policiais militares que tinham um esquema que facilitava a ação dos marginais. A operação do Cope foi acompanhada pela Corregedoria Geral da Polícia Militar.

As investigações tiveram início em março deste ano. Com o apoio do serviço de inteligência da Polícia Civil, os policias descobriram o envolvimento dos PMs no crime e, a partir deste momento, a Corregedoria Geral da Polícia Militar começou a colaborar com as investigações.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, a prisão dos suspeitos demonstra o trabalho integrado entre as duas polícias. “As polícias Civil e Militar trabalharam meses para desmantelar esta quadrilha especializada no furto de caixas eletrônicos. Ao longo das investigações, diversas pessoas foram presas e muitos crimes foram evitados, sendo a operação concluída hoje para demonstrar que o Governo do Estado e a Secretaria da Segurança Pública não toleram desvios de conduta de policiais, e atuam de forma de integração para coibir estes crimes no Estado”, diz. 

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, foi um trabalho exaustivo de investigação que durou alguns meses e foi comandado pelo Cope com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar. “As investigações ainda estão em andamento e em breve teremos mais desdobramentos sobre o caso. Neste primeiro momento, tivemos a prisão de alguns policiais militares e outros suspeitos que agiam com o apoio destes policiais nos crimes”, conta. 

A participação dos PMs nos arrombamentos a caixas eletrônicos se dava de duas maneiras. Ou alguns deles participavam diretamente do furto, indo aos caixas e o estourando com dinamite, e, o que mais chamou a atenção na investigação, que eles criavam falsas ocorrências para ludibriar quem estava trabalhando e desviar o foco dos locais onde iriam acontecer os assaltos. 

O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, comentou o envolvimento de policias militares no crime. “A Polícia Militar contribuiu, por meio do serviço reservado e da Corregedoria, para prender os suspeitos de envolvimento nos furtos a caixas eletrônicos de todo o Estado”, conta.

O delegado-titular do Cope, Luiz Alberto Cartaxo Moura, afirmou que outros suspeitos também foram presos por envolvimento nos crimes, porém nenhuma prisão foi divulgada para não interferir no trabalho. “Durante todo o período de investigação outros suspeitos de cometer o crime também foram presos, mas a polícia não divulgou para não interferir na operação”, ressaltou. 

As prisões foram referentes aos crimes de furto qualificado, utilização de explosivos e formação de quadrilha.

fonte: POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário