SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

POLÍCIA CIVIL SP/MG: Polícia mata 09(nove) em ação cinematográfica contra explosão de caixas
































fotos: http://www.blogdomadeira.com.br/policia-seguranca/policia-frustra-assalto-a-banco-em-itamonte-e-mata-nove/


N/A 
Ruy Ferraz deu detalhes da ação cinematográfica
 













Nove criminosos morreram durante uma operação cinematográfica envolvendo as polícias civis de São Paulo e Minas Gerais, que desarticularam uma quadrilha responsável por pelo menos 20 explosões a caixas eletrônicos nos dois estados.

O bando foi surpreendido em Itamonte (MG), na madrugada deste sábado, quando iniciava novos ataques a bancos da cidade. Os marginais foram recebidos por 180 policiais e houve troca de tiros. Na ação, nove criminosos morreram, outros quatro foram presos, sendo que dois deles ficaram feridos e estão internados no Hospital São Lourenço (MG). Todos os quatro presos possuem passagem pela polícia e um deles era foragido do Presídio de Pacaembu.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), também foram apreendidos seis carros utilizados pelo bando, seis fuzis, uma escopeta de calibre 12, e mais dez revólveres e pistolas, além de dinamite. Três policiais foram atingidos pelos disparos e não correm risco de vida.

“A operação só foi possível devido um trabalho integrado de inteligência policial. Contamos com a colaboração da Polícia Civil de Minas Gerais e da Polícia Rodoviária Federa e o apoio estratégico da Polícia Militar de São Paulo”, afirmou o secretário de secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

Durante dois meses, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e as Seccionais de Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Bragança Paulista e Cruzeiro reuniram informações sobre o grupo.

Ainda segundo a SSP, as cidades de Piracaia, Salesópolis e Itatiba (todas em São Paulo), Santa Rita do Passa Quatro, Itanhambu e Itamonte (em Minas Gerais), já haviam sido alvo.

Armas e coletes foram apreendidos com o bando

Itamonte

O coordenador da ação e divisionário de Crimes contra Patrimônio do DEIC, Ruy Ferraz Fontes, explicou que os policiais souberam que três cidades mineiras poderiam ser atacadas. Ao descobrirem que Itamonte seria o alvo, seguiram até o local.

“Os criminosos estavam fortemente armados. Eles utilizaram veículos para fechar as entradas da cidade, impedindo reforços de municípios vizinhos”, disse Fontes. “Em 30 anos de polícia, em São Paulo, nunca presenciei tamanha violência.”

Um dos presos foi encontrado em Arujá, na manhã deste sábado. Ele havia fugido de Minas Gerais após a ação da quadrilha e seria o responsável pela logística do grupo.

A polícia procura agora os demais envolvidos. Informações que possam ajudar nas investigações podem ser enviadas por meio do WebDenúncia, Disque-Denúncia (181) ou Polícia Militar (190). O sigilo é absoluto e o serviço é gratuito, válido para todo o Estado.


fonte: http://www.atribuna.com.br/pol%C3%ADcia/pol%C3%ADcia-mata-9-em-a%C3%A7%C3%A3o-cinematogr%C3%A1fica-contra-explos%C3%A3o-de-caixas-1.367333



Polícia mata nove da quadrilha da dinamite em Minas



Policiais ao lado de bandido baleado e de explosivos em Itamonte
Foto: Felipe C. Pinto/Divulgação

Ação conjunta entre as polícias de SP e Minas na cidade de Itamonte (MG) terminou com a morte de nove suspeitos e cinco bandidos presos, um deles em Pinda.

Texto atualizado às 16h20

Caroline Lopes, da Redação
Lucas Simões e Luciene Câmara do Portal O Tempo

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de São Paulo e a de Minas Gerais, com reforço da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF-MG), acabou com nove bandidos mortos durante uma troca de tiros cinematográfica entre policiais e criminosos, em Itamonte, na região Sul de Minas, na madrugada deste sábado (22).

Cinco bandidos foram presos. Três deles foram baleados e detidos ainda em Itamonte, no local do confronto com os policiais. Outros dois foram localizados em Pindamonhangaba e Arujá. Ao menos um bandido conseguiu fugir (leia texto abaixo).

Segundo a Polícia Militar, um grupo de 25 criminosos atuou na ação. Apesar disso, a Polícia Civil de São Paulo e a de Minas confirmam apenas 15 integrantes no bando até o momento. Os criminosos usarem capuzes e máscaras de palhaço, além de vestir coletes à prova de balas durante a ação.

Eles são suspeitos de outros assaltos a caixas eletrônicos em Minas Gerais e São Paulo e planejavam arrombar equipamentos em Caxambu, Passa Quatro e Itamonte, no Sul de Minas. Em São Paulo, a quadrilha teria assaltado diversos caixas, inclusive na região do Vale do Paraíba. A Secretaria de Segurança Pública vai se manifestar sobre a ação até o final da tarde deste sábado. A quadrilha era investigada havia pelo menos dois meses.

Um suspeito foi preso na via Dutra, em Pinda

 Thiago Aikawa Padilha, 33 anos, foi preso às 4h40 deste sábado em Pindamonhangaba, na via Dutra, suspeito de fazer parte da quadrilha que planejava explodir caixas eletrônicos na cidade de Itamonte (MG).

Padilha foi interceptado num Vectra de cor preta e a Polícia Militar já o esperava, em viaturas dispostas na estrada, por meio de informações passadas pelas equipes que frustraram a ação do bando em Itamonte.

Polícia frustou ação da quadrilha
Os bandidos saíram do Estado de São Paulo no início da noite de sexta-feira, em cinco veículos: um Honda Civic, um Eco Sport, uma Duster, um Palio e um Vectra. Os criminosos chegaram na praça Padre Francisco Mira, no centro de Itamonte, por volta de 2h30 e abriram fogo no meio da praça. Porém, eles foram surpreendidos por um grupo de policiais civis e militares que revidou os disparos.

Houve troca de tiros entre os suspeitos e os policiais, sendo que cinco bandidos foram presos. Três deles foram baleados e detidos ainda em Itamonte, no local do confronto com os policiais. Outros dois foram presos em Guará e Arujá, no estado de São Paulo.

Dos nove criminosos mortos, quatro deles foram baleados dentro do Honda Civic e cinco suspeitos foram atingidos por tiros em uma perseguição policial na entrada da cidade, na BR-354, na altura dos km 754 e 758.

Um policial civil também ficou ferido ao ser atingido por um tiro no braço, mas não corre risco de morrer.

Um caixa eletrônico do Bradesco, que fica a cerca de 800 metros da praça Padre Francisco Mira, chegou a ser estourado e os bandidos levaram uma gaveta de dinheiro, que foi recuperada pela polícia.

Equipes das polícias Civil e Militar de Itamonte, Passa Quatro, Caxambu e São Lourenço, da mesma região, também deram reforço. Ao todo, 80 policias civis receberam apoio de 80 policiais mineiros, sendo 40 militares e outros 40 da PRF. Com os criminosos, a polícia apreendeu fuzis, pistolas, bananas de dinamite, um pé de cabra e outros materiais para arrombamento de caixas eletrônicos.

Ferido.
Um servidor da prefeitura de Itamonte, que pediu para ter a identidade preservada, contou que chegou a socorrer um dos bandidos que foi baleado no joelho. O suspeito foi levado para o pronto-atendimento de Itamonte e depois transferido para São Lourenço. Segundo ele, o assaltante não falou nada durante o socorro, mesmo ao ser interrogado pelos policiais.

De acordo com os delegados João Eusébio, chefe do 17º Departamento da Polícia Civil de Pouso Alegre, e Flávio Pinheiro Lopes, chefe do Deic (Departamento de Investigação Criminal de São Paulo), que coordenam a investigação, o bando de criminosos é investigado desde meados de 2012 pela Polícia Civil.

Número de bandidos que fugiram ainda é incógnita


 Segundo a Polícia Militar de Passa Quatro (MG), pelo menos 14 criminosos usaram um carro e um caminhão para fugir pela via Dutra –a Polícia Civil não confirma essa informação e trabalha apenas com um suspeito ainda procurado, que escapou por um matagal nas redondezas de Itamonte durante o tiroteio. A PM teria recebido a informação de moradores que testemunharam o confronto entre os policiais e os bandidos.

Ação gera pânico entre moradores de Itamonte

 Após o tiroteio que se estendeu por cerca de uma hora na madrugada de deste sábado em Itamonte, no Sul de Minas, a perseguição aos bandidos que planejavam explodir caixas eletrônicos em cidades do Sul de Minas continuou pela manhã. Um helicóptero é usado nas buscas e suspeitos ainda foram vistos no bairro Berta pela manhã. As polícias Civil e Militar de Itamonte e região estão concentradas na ocorrência e disseram que só mais tarde darão informações atualizadas.

Moradores evitam sair de casa com medo de novos tiros. Uma servidora da prefeitura que preferiu não se identificar disse que acordou na madrugada com o barulho dos disparos e ficou ao lado da filha de 5 anos para evitar que ela acordasse. “Foi horrível, ouvia a noite inteira os gritos de bandidos e policiais e gente dizendo 'tem um baleado ali', 'estou sozinho aqui, me dê cobertura'”, contou ela, que mora em frente à praça onde tudo ocorreu. Pela manhã, os corpos dos bandidos ainda estavam no local. A servidora disse que não saiu de casa para ficar ao lado da filha e evitar que ela percebesse o ocorrido.

Outra moradora do entorno chegou a sair na rua e viu os corpos dentro do carro e no chão. “Nunca vi uma cena daquelas. Os tiros eram na cabeça pois os bandidos estavam de coletes a prova de bala”, afirmou Adriana Cândido Inácio, 34. Na manhã deste sábado, ela disse ter ouvido a polícia comentar que bandidos ainda estariam foragidos nas imediações. “Está cheio de polícia lá fora, é melhor ficar dentro de casa”, disse.

A Polícia Civil de São Paulo, com o apoio da PM de Itamonte e outras cidades da região ainda fazem buscas pelos suspeitos.

Histórico
Os tiros ouvidos por moradores na madrugada deste sábado não foram novidade na pequena cidade de Itamonte, no Sul de Minas, que tem apenas 14 mil habitantes. Em novembro passado, assaltantes já tinham estourado dois caixas eletrônicos na cidade, um do Santander e outro do Banco do Brasil, que ficam na praça Padre Francisco Mira, no centro – mesmo cenário do tiroteio que acabou com nove criminosos mortos.

Na ocasião, moradores relatam ter ouvido a explosão dos caixas e depois tiros disparados pelos assaltantes contra a polícia. No assalto de novembro, os bandidos conseguiram fugir levando dinheiro. O crime, na época, foi uma novidade na cidade, que é citada como pacata por moradores.


Suspeito baleado durante ação policial em Itamonte


Explosivos e armas apreendidos pela polícia


fonte: http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o/policia-mata-nove-da-quadrilha-da-dinamite-em-minas-1.502365

Um comentário:

  1. Nesse pega e não pega agora sim! Eu acho que desta vez pegou pq não tinha nenhum policial envolvido... fica a dica!

    ResponderExcluir