SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

GARRAS esclarece furto de 90 cabeças de gado ocorrido em Campo Grande/MS


Noventa cabeças de gado foram furtadas da fazenda Novo Imbirussu, localizada no anel rodoviário, entre Campo Grande (MS) e Sidrolândia (MS), no último dia 21 de janeiro. A ocorrência foi encaminhada para o GARRAS (Grupo Armado de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros), que passou a investigar o caso.

Em diligências ao local do furto os policiais civis do GARRAS fizeram levantamentos da marca padrão do gado e do “modus operandi” (maneira de agir) dos acusados do crime, constatando que os animais foram marcados a ferro e fogo com o número 33. De acordo com Dr. Alberto Rossi, delegado titular do GARRAS, foram realizadas diligências na região do Indubrasil, Terenos (MS) e Sidrolândia (MS).

“Durante as diligências os investigadores tomaram conhecimento que em um assentamento próximo ao Indubrasil, certa quantidade de gado ficou presa em um curral coletivo durante alguns dias, sendo os animais comercializados por um desconhecido e transportados pela empresa NC Transportes”, explica Rossi.

Os policiais civis descobriram ainda durante as investigações que uma das pessoas que negociou o rebanho foi Jânio Malaquias, 35 anos, corretor de gado. Em entrevista aos policiais do GARRAS, Jânio informou que os animais foram comprados por Paulo Arantes Júnior, 59 anos, proprietário da fazenda Retiro do Gavião, no município de Camapuã (MS).

“Nós fomos até o município e conversamos com o dono da propriedade, que confirmou a compra de 90 reses com a marca 33 e disse ainda que muito provavelmente o gado pertencia a Orisvaldo Marinho da Silva, 46 anos, mais conhecido como “Maninho Canhoto”, que por sua vez acabou confessando o crime que ocorreu em um sábado a tarde na fazenda Novo Imbirussu”, diz o delegado.

De acordo com Dr. Rossi “Maninho Canhoto” praticou o crime em conluio com Rafael Costa dos Santos, 22 anos, mais conhecido como “Borevi”, filho do capataz da fazenda da vítima B. B. N., 83 anos. “Após o furto o Orisvaldo vendeu as reses, como sendo suas, para o senhor Paulo Arantes Junior, através do corretor Jânio Malaquias, sendo que o gado foi transportado pela empresa NC Transportes”, explica.

Para praticar o crime, “Maninho Canhoto” se aproveitou de suas habilidades com a lida de gado, já que é laçador profissional e disputa provas de laço comprido na Federação de Laço Comprido e no Circuito de Laço Comprido- CLC. Segundo o delegado ele também se valeu do conhecimento de Rafael, que como o pai foi funcionário da fazenda Novo Imbirussu.

Das 90 reses furtadas, 16 foram recuperadas na fazenda Retiro do Gavião, em Camapuã. Três pessoas apontadas como autoras do furto estão sendo indiciadas por furto qualificado, falsidade ideológica e furto qualificado pelo concurso de pessoas. A Polícia Civil apura se o bando praticou outros furtos de gado e investiga cúmplices que possam estar envolvidos nos crimes.

fonte: PC/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário