SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Nova seccional de Campinas, SP, vai abrir com 18% do efetivo previsto

Unidade de segurança foi anunciada em novembro de 2011 pelo governo.
Delegacia no Jardim Londres atenderá áreas onde ocorreram as chacinas.

 A 2ª seccional de
Campinas (SP), no Jardim Londres, começará a funcionar com 18% do efetivo de policiais civis projetado para a nova delegacia. Segundo o diretor do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-2), Licurgo Nunes Costa, a abertura está prevista para quinta-feira (27), mas a data depende da confirmação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).



Delegados durante anúncio sobre a 2ª seccional de Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1)

Anunciada em novembro de 2011, a unidade de segurança atenderá aos moradores da região sudoeste, incluindo as áreas onde ocorreram as 12 mortes em sequência no mês de janeiro. A previsão de inauguração da delegacia anunciada pelo governador durante a assinatura do contrato de aluguel do prédio era dezembro de 2013.

Efetivo
"Nós fizemos o projeto para que lá nós possamos ter em torno de 200 a 240 policiais, esse é um número que vai recompor Campinas", disse Costa. Segundo ele, os plantões terão efetivo inicial de 45 policiais, entre eles, 21 que foram designados pela Delegacia Geral de Polícia de São Paulo, 14 que deixaram a Ciretran de Campinas, e outros dez que foram remanejados do 9º Distrito Policial, no Jardim Aeroporto, e também da 1ª seccional. A expectativa é de que mais 50 agentes policiais sejam enviados à Seccional, em maio, após término de concursos.
O diretor do Deinter-2 mencionou que foram investidos em torno de R$ 80 mil em equipamentos para a nova delegacia e quatro viaturas foram adquiridas. Por mês, o estado gasta R$ 60 mil com o aluguel do prédio que fica paralelo à Avenida John Boyd Dunlop. Embora o projeto seja voltado aos moradores das regiões do Campo Grande e Ouro Verde em Campinas - onde ocorreram as 12 mortes em sequência, entre elas duas chacinas - além da cidade de Indaiatuba (SP), a seccional ficará fora das principais áreas de cobertura.

Prioridades e mudanças
O delegado da Antissequestro, Joel Antônio dos Santos, deixará o posto para ser o titular da nova Seccional. Ele considerou que o efetivo inicial é razoável e frisou que a prioridade do atendimento é beneficiar as investigações dos quatro distritos policiais que devem ser integrados à nova unidade durante uma segunda etapa do projeto.

"Serão dois delegados, dois escrivães e quatro policiais para dar o atendimento ao público por plantão. Com essa ênfase aos autos de prisão em flagrante, que não mais serão elaborados pelo distritos, eles terão mais condições de dar outro atendimento aos inquéritos e aos boletins de ocorrência", explicou Santos. Por outro lado, Costa afirmou que os casos podem ser recebidos pelos DPs. "Durante o dia as unidades funcionarão. Queremos fazer que as investigações tenham celeridade para não serem interrompidos."

Além do 9º DP, o projeto inicial da nova Seccional visa integrar outros três distritos: 6º (Jardim Novo Campos Elíseos), 8º (Vila Padre Anchieta) e 11º (Jardim Ipaussurama). De acordo com o diretor do Deinter-2, o projeto pode ser alterado, mas incluirá ações para conscientizar a população e a prioridade é colocar em funcionamento as novas unidades da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Dise (Investigações sobre Entorpecentes) e DDM (Defesa da Mulher).

"As adaptações do prédio estão na primeira fase e a prioridade são as especializadas. O projeto pode ser alterado, mas se não tiver nenhum atrapalho no curso do andamento, [os distritos] serão aglutinados desta forma. Isso será visto depois desta fase de construção e adequação."

Atraso
O estado iniciou a busca por uma área, após a Justiça vetar a doação de um lote com 16 mil metros quadrados no Parque Linear Capivari, que seria feita pela administração municipal. Para tentar amenizar o atraso na construção, o governo paulista optou por alugar um prédio após a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) barrar, em abril de 2013, a construção em um terreno no Jardim Aires da Costa, onde houve contaminação por gás metano.

fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/02/nova-seccional-de-campinas-sp-vai-abrir-com-18-do-efetivo-previsto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário