SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

POLÍCIA CIVIL RJ, INAUGURA CIDADE DA POLÍCIA

Por Erika de Castro
 
O Governo do Estado inaugura neste domingo (29/09), às 10h, as obras da Cidade da Polícia. O moderno complexo levará a Polícia Civil do Rio ao topo da lista das mais bem estruturadas do país, garantindo agilidade na troca de informações entre as delegacias especializadas; maximização dos resultados investigativos e otimização de custos.
 
O projeto, orçado em R$ 170 milhões, vai abrigar 13 delegacias especializadas e mais a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), cinco órgãos da Chefia de Polícia, além de uma Prefeitura para cuidar da área administrativa. A mudança das unidades será gradativa, com previsão de funcionamento total até novembro. A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), parte da Core e o Esquadrão Antibomba estão no local. A data escolhida é uma homenagem ao Dia do Policial Civil, comemorado neste domingo.


O espaço possui nove blocos, sendo o maior deles (aproximadamente 9.000m²) o que concentra as delegacias. O projeto contempla ainda área de convivência com lanchonetes e restaurante, auditório, estacionamento e heliponto suspenso. A área de treinamento é uma das mais sofisticadas, com Ambiente Cenográfico, Casa de Tiros e Estande Tiros.
 
O Estande de Tiros, de padrão internacional de qualidade, foi projetado pela mesma empresa que construiu o utilizado por agentes do FBI, órgão de investigação dos Estados Unidos. Na Casa de Tiros - onde também é possível treinar com armas letais - modernos revestimentos nas paredes que absorvem os disparos. O Ambiente Cenográfico, específico para treinamento de ações em locais fechados, foi planejado com base na experiência dos próprios policiais.


A Central de Atendimento ao Usuário é outro ponto importante do complexo. Será neste setor, com 150 lugares, que o cidadão receberá o atendimento preliminar antes de chegar à delegacia. Ele será orientado por recepcionistas formadas em Serviço Social ou Psicologia para direcionar adequadamente cada caso.
 
Criado há 44 anos, o Esquadrão Antibomba, finalmente, ganhou uma casa. Instalado na Cidade da Polícia, em um prédio de 204 metros quadrados, o EAB conta com três depósitos internos, sala de manutenção e instrução e sala técnica de verificação. Na parte externa do imóvel, fica a mais nova aquisição do setor, um container de alta tecnologia israelense usado para abrigar explosivos.
 
Atualmente, também já estão funcionando na Cidade da Polícia, o Departamento Geral de Tecnologia de Informação e Telecomunicações (DGTIT), a Divisão de Telecomunicações (DT) e a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), todas no prédio chamado de Unidade de Monitoramento e Inteligência (UMI). A transferência do DGTIT possibilitou um acréscimo qualitativo e quantitativo no banco de dados da Polícia Civil, cujo conteúdo é tido como um dos mais qualificados e complexos da América Latina. O prédio da UMI ainda abriga a primeira sala cofre do Estado, onde estão armazenadas estas informações.
 
O complexo foi construído pela Empresa de Obras Públicas (Emop), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Obras, no terreno da antiga Souza Cruz, no Jacarezinho. O Proderj atuou no projeto como consultor na área de tecnologia.




DADOS GERAIS

Área do Complexo:

67.000 m² de Área Total
42.000 m² de Área Construída
Estacionamento para 1.076 carros e Heliponto suspenso

O que haverá no espaço:

- Área de convivência com quadra esportiva e quiosque
- Prédio da Unidade de Monitoramento e Inteligência (UMI)
- Área de treinamento (Casa de Tiros e Ambiente Cenográfico e Estande Tiros)
- Pavilhão que concentra as delegacias especializadas
- Central de flagrantes, com custódia provisória capaz de abrigar 14 presos individualmente
- Central de atendimento ao público
- Três salas de reconhecimento de suspeitos
- Salas de identificação de presos
- Auditório com capacidade para 418 pessoas
- Sala de imprensa
- Alojamentos
- Canil para treino e tratamento de até 13 cães
- Posto médico
- Prefeitura

DELEGACIAS

POLINTER - Divisão de Capturas Polícia Interestadual.
DCOD - Delegacia de Combate às Drogas
DDEF - Delegacia de Defraudações
DDSD - Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados
DECON - Delegacia do Consumidor
DELFAZ - Delegacia Fazendária
DFAE - Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos
DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente
DRCI - Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática
DRCPIM - Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial
DRF - Delegacia de Roubos e Furtos
DRFA - Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis
DRFC - Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas
CORE - Coordenadoria de Recursos Especiais (Esquadrão Antibomba e Serviço de Operações com Cães)

ÓRGÃOS

CECOPOL - Coordenadoria de Comunicações e Operações Policiais
CINPOL - Coordenadoria de Inteligência Policial
DGPE - Departamento Geral de Polícia Especializada (Gabinete e área administrativa)
DGAF – Departamento Geral de Administração e Finanças
DGTIT - Departamento Geral de Tecnologia de Informação e Telecomunicações

FONTE: http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=17687

Nenhum comentário:

Postar um comentário