SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Polícias do Rio ganham blindados menores para patrulhar comunidades


Oito veículos táticos e 300 carros reforçam frota das polícias civil e militar.
Novos blindados podem passar por barricadas montadas pelo tráfico.



Mariucha MachadoDo G1 Rio


Carros e blindados foram exibidos nesta sexta no Aterro (Foto: Shana Reis / Governo do RJ)


Trezentos carros e oito veículos táticos blindados das polícias Civil e Militar vão reforçar a segurança no Rio, principalmente nas comunidades. A nova frota, que inclui blindados menores que os antigos, foi entregue pelo governador do estado, Luiz Fernando Pezão, nesta quarta-feira (2), no Monumento aos Pracinhas, na Glória, Zona Sul. A entrega acontece a quatro dias do início da campanha eleitoral, autorizada a partir de 6 de julho.

Os carros comuns devem ser usados sobretudo por equipes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Os 300 veículos vão se somar à frota de 568 viaturas que atendem às 38 UPPs e à Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Entre as UPPs, a da Cidade de Deus, em Jacerepaguá, na Zona Oeste, será a que vai receber mais carros: 20. A Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul, receberá 18 e os Conjuntos de Favelas da Penha e do Alemão, na Zona Norte, serão contemplados com 49 veículos ao todo.

Já os veículos táticos blindados para transporte de tropas serão usados por agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChq) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core). Segundo o comandante-geral das UPPs, coronel Frederico Caldas, o objetivo de usar blindados menores é facilitar o deslocamento dentro das comunidades.

O governador Pezão afirmou que o processo de compra demorou quase cinco anos. Durante discurso, ele fez um agradecimento ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo, pela doação de cerca de R$ 70 milhões para investimento em segurança. Os recursos foram retirados do orçamento da Casa.
Oito novos veículos táticos blindados serão destinados à UPPs (Foto: Mariucha Machado / G1)


'Adaptados para a realidade do Rio', diz Beltrame


Os novos blindados têm capacidade para transportar 13 policiais e são equipados com freios ABS, tração nas quatro rodas e sistema de detecção e supressão de incêndio no motor.


Os pneus têm capacidade para rodar 20 km em caso de avaria. A frota tem um mecanismo hidráulico na parte frontal do veículo que ajuda na desobstrução de vias, removendo, por exemplo, barricadas montadas por traficantes em vielas das favelas para impedir a passagem da polícia. Além disso, há um sistema de câmeras com visão noturna, facilitando operações policiais à noite.

"Os equipamentos que serão entregues às policias do Rio representam segurança, segurança de vida e integridade das pessoas. São ferramentas que preservam vidas", disse o chefe da Policia Civil Fernando Veloso.

O comandante-geral da PM, coronel Luís Castro, frisou que a frota será usada para defesa dos policiais e não para ataques.

"O processo de pacificação veio para ficar e mostra que está dando certo. Isso significa melhores condições de trabalho para os nossos policiais. Pela primeira vez, as nossas unidades estão recebendo viaturas específicas para atuar em regiões conflagradas. Não serão usadas para ataques, mas para a defesa", disse.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, ressaltou durante que os novos veículos vão ajudar no trabalho diário das polícias.

"Hoje, eu tenho certeza que vocês têm a última tecnologia do mundo. Quem escolheu esses equipamentos foi a Polícia Militar e a Polícia Civil. Eles foram adaptados para a realidade do Rio", ressaltou Beltrame.

fonte: G1 RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário