SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ataques contra guardas municipais geram medo em moradores de Itararé/SP

Em dois dias, três casos de hostilização contra oficiais foram registrados.

Polícia suspeita que autores dos ataques sejam traficantes de drogas.

Do G1 Itapetininga e Região

foto gogle imagens


Moradores da Vila Novo Horizonte, bairro onde ocorreram ataques contra a Guarda Civil Municipal, em Itararé (SP), se dizem inseguros com a situação. Em dois dias, foram três casos dehostilização contra viaturas e o posto da GCM no bairro. Vândalos jogaram pedras e chegaram a atirar contra os oficiais. A polícia suspeita que eles sejam traficantes de drogas.

Nesta segunda-feira (28), o posto em construção da guarda próximo ao portal da cidade ainda estava com os vidros quebrados, paredes pichadas e refletores destruídos. O empresário Elcio Mateus mora perto da base e diz estar assustado. “É complicado, ficamos com medo porque pode acontecer alguma coisa com nós moradores”, conta

Viaturas da GCM foram danificadas por pedras
(Foto: Arquivo Pessoal/ Milton Luis Komncki)

Segundo a faxineira Maria de Lima, os ataques contra oficiais da guarda causa medo, principalmente para quem precisa caminhar de noite pelo bairro. “Temos que ter cuidado, porque temos família e precisamos nos preocupar”, ressalta.

De acordo com o tenente da Polícia Militar, Ricardo Almeida Lopes, os suspeitos traficantes não aceitam a presença no bairro. Até o momento duas pessoas foram detidas suspeitas de participarem dos ataques. “Algumas viaturas da guarda foram apedrejadas, a GCM solicitou apoio da PM. Tendo em vista essa quebra da ordem pública a polícia foi até o local e apoiou a guarda”, afirma.

A GCM foi procurada para comentar sobre o assunto, porém até a noite de segunda-feira não respondeu aos questionamentos. A guarda está em processo para utilização de armas.

Entenda os ataques

Os casos de hostilização contra a GCM começaram na tarde de sexta-feira (25). No primeiro ataque vândalos jogaram pedras contra viaturas que faziam ronda, e, segundo a polícia, um homem chegou a atirar contra os oficiais. O disparo não atingiu ninguém. Durante a confusão um guarda fraturou uma das mãos atingido por uma pedra. Ele foi levado ao pronto-socorro e passa bem.

saiba mais

No sábado (26), o primeiro ataque aconteceu no período da manhã. Na ocasião, a base da GCM, duas viaturas e quatro oficiais em ronda foram hostilizados pelos vândalos. A guarda deteve dois homens, e os levaram para a delegacia. Eles prestaram depoimento e foram liberados em seguida.

Na noite do mesmo dia a GCM em conjunto com a Polícia Militar realizou uma operação no bairro para prender os criminosos. Segundo o tenente da PM, Ricardo Almeida Lopes, a iniciativa policial resultou na prisão de dois homens, e na apreensão de uma espingarda, quatro munições, um coquetel molotov, rádios comunicadores e um celular. “Um indivíduo deu um disparo de arma de fogo em direção a um dos pontos de bloqueios da operação. Esse homem foi visto, seguido e abordado. Com ele foi localizado os materiais e outro suspeito.”
Parede de posto da GCM foi pichado com ameaças (Foto: Reprodução/ TV TEM)

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/07/ataques-contra-gcm-geram-medo-entre-moradores-em-itarare.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário