SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sábado, 19 de julho de 2014

O 28º aniversário da Guarda Municipal de Curitiba foi comemorado numa cerimônia no Salão de Atos do Parque Barigui, nesta quinta-feira (17)






O 28º aniversário da Guarda Municipal de Curitiba foi comemorado numa cerimônia no Salão de Atos do Parque Barigui, nesta quinta-feira (17). Entre outras homenagens, alguns servidores receberam medalhas alusivas a 20 e 10 anos de atuação na corporação.

Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Fruet assinou um decreto que institui o canil da Guarda Municipal. A medida permitirá fortalecer e incrementar as ações preventivas, educativas e de patrulhamento já realizadas pelo Grupo de Operações com Cães (GOC).

“A Guarda Municipal está sendo fortalecida com a melhoria de seus serviços e equipamentos, cursos de atualização e integração da corporação com outras forças de segurança”, disse Fruet.

“Estamos fortalecendo também a visão comunitária da instituição, para que esteja cada vez mais próxima da população e com importante papel preventivo”, disse o prefeito. A criação da primeira ciclopatrulha a atuar num bairro, em Santa Felicidade, foi citada pelo prefeito como exemplo deste novo direcionamento da Guarda Municipal.

O decreto que institui o canil da Guarda Municipal irá fortalecer e ampliar atividades já existentes, como o Cão Amigo, projeto que leva às escolas palestras educativas e demonstração do trabalho realizado com os cães no combate às drogas.

O GOC conta hoje com quatro guardas municipais que trabalham com nove cães adestrados das raças rotweiler, pastor alemão, golden retriever, labrador e malinois. Os animais passam a pertencer oficialmente à Guarda Municipal. “A assinatura do decreto permitirá maior investimento nas ações educativas, preventivas e também de combate ao uso e tráfico de drogas”, explicou o diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.

Durante a comemoração, o prefeito Gustavo Fruet foi homenageado pela Guarda Municipal com uma medalha de mérito Borges de Macedo, concedida aos que prestaram relevantes serviços à instituição.

Como exemplo de benfeitorias recentes trazidas à corporação, o diretor da Guarda citou o fato de 100% do efetivo ter feito cursos de reciclagem e aperfeiçoamento no último ano. “1,5 mil agentes cumpriram 200 mil horas em 104 modalidades de cursos oferecidos, algo sem precedentes na história da corporação”, disse Frederico.

Um dos resultados práticos, segundo informou, foram os 24.460 atendimentos realizados e resolvidos pela Guarda Municipal em um ano. Ele destacou que as ações da Guarda Municipal de Curitiba são pautadas em três eixos fundamentais, prevenção, execução e formação.

Solenidade 

Entre outras pessoas homenageadas, o ex-guarda municipal mirim Cristian Barbosa dos Santos teve destaque na solenidade. Ele atua como soldado do 20º Batalhão de Infantaria Blindado e compôs a força de paz da ONU em 2013, no Haiti. “A Guarda Mirim foi uma segunda casa para mim, aprendi valores que trouxe para a minha vida e que me ensinaram, principalmente, a importância de saber trabalhar em equipe”, disse.

Atualmente, 1.920 alunos de 32 escolas da rede municipal de ensino participam da guarda municipal mirim. As atividades são realizadas em contra turno escolar. Coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Social em parceria com a Secretaria da Educação, a Guarda Mirim tem como objetivo ensinar sobre primeiros socorros, meio ambiente, trânsito e cidadania, entre outros assuntos. Mais de 12 mil estudantes já passaram pela corporação mirim desde 2004.

A cerimônia de aniversário da Guarda Municipal contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Farah; o comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, coronel Luiz Cláudio Barros de Oliveira; o comandante do Cindacta II, José Vagner Vitale; o representante do comando geral da Polícia Militar do Paraná, Major Menegolo, e o superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Osiris Klamas, além de vários deputados estaduais, vereadores, secretários municipais, administradores regionais e líderes comunitários.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário