SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Polícia Civil/MT capacita quase 50% de seu efetivo em um ano


CHRISTIANE BARROS
Assessoria/PJC-MT


Cerca de 1,2 profissionais policiais civis foram capacitados em 2013, em mais de 14 cursos realizados na Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), em diversas áreas ligadas a segurança pública.

De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Milton Teixeira Filho, a unidade de ensino concluiu o ano de 2013 com mais de 4 mil horas aulas/cursos. Um dos cursos em destaque foi o de “inteligência policial”, com mais de 160 horas aulas sobre o assunto. Outra capacitação bastante concorrida é a tiro policial, Médoto Girald. Foram 496 policiais que tiveram as técnicas aperfeiçoadas, para o exercício das funções no dia a dia.

Conforme o diretor, o aprimoramento do conhecimento tem sido constante na Polícia Judiciária Civil. Os cursos buscam além da valorização do profissional de segurança pública, a qualificação dos policiais para atuarem no combate e na prevenção à criminalidade. “A formação policial deve ser contínua para que os conhecimentos sejam renovados e com isso, garantir à população qualidade na prestação de serviços”, disse Milton Teixeira.

Para o delegado geral, Anderson Garcia, a qualificação do servidor é uma necessidade constante diante das novas tecnologias, do avanço da criminalidade e para o aprimoramento das técnicas investigativas. “Qualificamos quase que 50% dos nossos servidores e boa parte dos cursos foram voltados para a Copa do Mundo. Não adianta dar tecnologia e não ter profissionais treinados para usar essas ferramentas”, avaliou.

As aulas foram ministradas pelo corpo docente formado por delegados, escrivães, investigadores e outros profissionais atuantes na segurança pública. Dentro os cursos de capacitação oferecidos estão Curso Superior de Polícia, Especialização em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos, Curso de Formação de Instrutores de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, chamado de “Método Giraldi”, Curso de Geopolítica das Drogas, Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, Curso de Atualização Jurídica, Tiro Policial “Método Giraldi”, Procedimento Básico de Inteligência, Enfrentamento ao Turismo e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, Combate a Exploração Sexual, Analise de Inteligência, Operações de Inteligência, Nível de Produção do Conhecimento e Curso de Pos Graduação em Gestão de Segurança Pública.
 
A Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol) é uma Instituição de ensino, fundada em 1978, destinada à formação inicial e continuada das três categorias da Polícia Civil, delegados, investigadores e escrivães de polícia. A Academia também atua na capacitação de outros profissionais como médico legista, perito criminal, auxiliar do perito criminal, datiloscopista, auxiliar de perito criminal e auxiliar de necropsia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário