SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Após ataques, polícia de RO registra madrugada 'tranquila' em Porto Velho

Policiamento foi reforçado em Porto Velho pela Secretaria de Segurança Pública (Foto: TV Rondônia/Reprodução)Policiamento foi reforçado em Porto Velho pela Secretaria de Segurança Pública (Foto: TV Rondônia/Reprodução)

Força Nacional foi acionada para reforçar policiamento ostensivo nas ruas.
No IML, média de exames de corpo de delito caiu de 30 para 2 na madrugada.


Polícia Militar e Companhia de Operações Especiais fizeram patrulhamento ostensivo
 
A presença da Força Nacional de Segurança nas ruas Porto Velho, juntamente com todo o efetivo da Polícia Militar (PM), após os ataques na noite de quinta-feira (19), que resultaram na morte de sete pessoas e 12 feridos, reduziu a quantidade de ocorrências registradas, deixando a noite de sexta-feira (20) e a madrugada de sábado (21) como um dos plantões mais tranquilos do ano na capital, segundo a polícia. No Instituto Médico Legal (IML), houve apenas dois exames de corpo de delito realizados por lesão corporal, enquanto a média em dias normais gira em torno de 30.
 
De acordo com a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), toda a ação da polícia para dar segurança à população foi tranquila e nenhum incidente foi registrado. Durante a noite, helicópteros sobrevoavam várias regiões de Porto Velho, a fim de evitar possíveis novos ataques. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também está dando apoio no policiamento.
 
Já a Polícia Militar (PM) afirma que o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) recebeu poucas denúncias. Para a  Central de Flagrantes, foram levados um homem preso por porte ilegal de arma, oito pessoas por dirigem embriagadas, além de ocorrências por roubo e tentativa de roubo que foram registradas. Três foragidos do sistema prisional foram recapturados. Um comissário, que preferiu não se identificar, disse que o plantão foi um dos mais tranquilos. “Fazia tempo que num final de semana, o plantão não era tão tranquilo assim”, disse o comissário.

Ataques

 O policiamento foi reforçado após os ataques registrados entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, onde morreram sete pessoas e 12 ficaram feridas. Os ataques foram feitos por homens, ainda não identificados pela polícia, que atiraram indiscriminadamente contra pessoas em diversos pontos da cidade, entre eles bares na Zona Leste e na Zona Sul da cidade e no Campo da Associação Futebolística do Bairro Areal (AFA), na região central.
 
Devido a sensação de insegurança que se espalhou por Porto Velho na sexta-feira, a Sesdec solicitou reforço da Força Nacional e encaminhou o efetivo para policiamento ostensivo nas ruas. “Nós estamos fechando os quartéis. Estamos, inclusive, puxando os policiais que estão cedidos a outras secretarias, no Ministério Público, no legislativo, estão sendo trazidos para serem colocados nas ruas. Na capital, nós teremos o emprego maciço do efetivo”, garante Bessa.
 
O governador do estado, Confúcio Moura, chegou a dizer em entrevista que os ataques são retaliações às ações da polícia. De acordo com o diretor geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo, uma das linhas de investigação supõe que as ações criminosas estejam envolvidas com a deflagração da Operação Salve na quinta-feira (19), já que os primeiros ataques ocorreram na mesma região da capital onde foram apreendidos armamentos, na Zona Leste.
 
Segundo a Polícia Militar, o policiamento intensivo deve continuar durante todo o final de semana, sendo ainda reforçado o policiamento de trânsito nas principais vias de Porto Velho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário