SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Polícia afirma que solucionou 70% dos sequestros relâmpagos do ano na capital de SP

google
 
Delegacia especializada tem banco de dados com fotos de criminosos para reconhecimento
 
Alvaro Magalhães, do R7
 
Cerca de 70% dos inquéritos abertos para apurar casos de sequestros relâmpagos na capital paulista foram esclarecidos, afirma o delegado Arli Reginaldo, titular da delegacia especializada em investigar crimes do tipo. No período, aproximadamente 70 suspeitos foram indiciados.
 
Desde 2012, a 3ª Delegacia de Repressão a Roubos com Restrição de Liberdade, do DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa), dedica-se exclusivamente a solucionar sequestros relâmpagos.
 
De acordo com Reginaldo, para prender os criminosos é fundamental o trabalho do setor de inteligência de sua equipe, que realiza uma série de cruzamentos de dados.
 
— Todos os boletins de ocorrência são analisados individualmente. Analisamos o modo de agir de cada quadrilha, a área de arrebatamento e de abandono da vítima e do veículo, além das características físicas dos autores, com tatuagens e cicatrizes.
 
Segundo o delegado, as características dos criminosos são importantes, sobretudo, para que sejam feitos reconhecimentos fotográficos.
 
— Possuímos centenas de fotos de autores arquivadas por região de atuação e modo de agir da quadrilha.
 
Em julho, a delegacia realizou a Operação Zeus, em que foram presos 19 sequestradores. Com a ação, 40 inquéritos foram esclarecidos.
 
Reginaldo destaca também que sua equipe solucionou um dos casos de maior repercussão no ano: o do analista que afirmou ter sido queimado durante o crime. Após investigação, os policiais concluíram que o sequestro foi forjado.
 
Para evitar ações do tipo, o delegado recomenda levar apenas um cartão na carteira e tomar cuidado ao fazer saques, sobretudo durante a noite:
 
— Caso haja necessidade de se fazer saque noturno, é melhor utilizar caixas de ambientes fechados e movimentados, como supermercados, shoppings e estações rodoviárias. Se for possível, é preferível ir acompanhado.
 
fonte: r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário