SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Policia Civil desmantela quadrilha especializada em roubo de caminhões

'Operação Truck' prendeu 12 pessoas.
Investigações duraram cerca de um ano e meio, diz polícia.

Natália de OliveiraDo G1 Sorocaba e Jundiaí


ilustração google imagens

Polícia Civil desmantelou quadrilha especializada em roubos de caminhões 
(Foto: Natália de Oliveira/G1)

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP) desmantelou uma quadrilha responsável por mais de 30 roubos de caminhões, realizados todos na capital paulista e nas cidades da Grande São Paulo. O Setor de Inteligência da DIG descobriu que, além dos roubos, a quadrilha, formada por 25 pessoas, ainda é responsável por recepção, desmanche e adulteração de chassi dos veículos, trabalho que era realizado em galpões espalhados por Sorocaba. A operação, que durou cerca de 1 ano e meio, ficou conhecida como Truck.

Dos 25 integrantes da quadrilha - que era dividida em três núcleos, sendo um responsável pelo roubo dos caminhões, outro pelo desmanche e, o último, que ficava na cidade de Penápolis(SP), cuidava da comercialização das peças e dos caminhões -, apenas três pessoas, ligadas diretamente aos roubos, não foram identificadas. Dos identificados, 12 já estão presos, entre eles o líder da quadrilha, Evaldo Silva Dalla Corte, que residia na cidade de Sorocaba.


De acordo com o delegado da DIG, Urban Neto Filho, as investigações iniciaram em março de 2013, quando policias civis da Dise e Garra pediram apoio para efetuar uma prisão de um caminhão roubado emGuarulhos (SP), que foi localizado em Sorocaba. A partir daí polícia desconfiou que não se tratava apenas de um roubo individual, passaram a se aprofundar nas investigações e chegaram até Evaldo, o líder da quadrilha.

"Ficou claro que ele desempenhava função de comando na estrutura criminosa, coordenando não só a receptação, o respectivo desmanche, bem como as ações que envolviam o roubo dos caminhões, sua carga e a adulteração das peças angariadas com o seu desmonte", explica o delegado que acredita que a quadrilha, que era muito bem organizada, agia há, pelo menos, dois anos na cidade e na Grande São Paulo.

Abordagem da quadrilha

Urban explica que os caminhões eram encomendados por terceiros à quadrilha, que escolhia a dedo o veículo que seria roubado. "Os criminosos que ficavam responsáveis por roubar os caminhões agiam de forma violenta, chegando a manter os motoristas em cativeiro até decidirem o que fazer com o caminhão, que era ou desmanchado em galpões de Sorocaba ou tinha a placa adulterada, para assim ser enviado para o núcleo de Penápolis".

O delegado ainda explica que a equipe que ficava em Sorocaba, nos galpões de desmanche, localizados na Zona Industrial, era formada exclusivamente por mecânicos, que trabalhavam em esquema de plantão, para, assim, poder trabalhar no caminhão assim que ele chegasse no local. "Achamos indícios de moradia neste galpões, com locais de alimentação e dormitórios. Eles agiam dessa forma com o intuito de não perder tempo e não deixar vestígios dos seus crimes", finaliza.

Evaldo, juntamente com os outros 11 membros da quadrilha, estão presos na penitenciária deGuareíx (SP) e irão responder pelos crimes de roubo, receptação, desmanche, adulteração de chassi e quadrilha organizada. Os outros 10 integrantes continuam foragidos e a polícia agora trabalha a fim de identificar os outros três membros que eram responsáveis pelos roubos.

fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário