SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PC/SP: Cinco indivíduos são presos após extorsão e sequestro

Por Fau Barbosa
Bandido com carro da vítima furou bloqueio na Estrada do Embu. Vítima foi rendida na Vila Madalena
A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira(2), cinco membros de uma quadrilha que havia praticado um sequestro e mantido a vítima em cativeiro enquanto faziam saques com cartões de crédito.
Operação Policial
A ocorrência começou quando, por volta das 16h30, a Polícia Militar realizava uma operação de bloqueio na Estrada do Embu, em Cotia, ponto já considerado pelas autoridades como rota de fuga (divisa de município).
Em determinado momento, a PM se deparou com um veículo Land Rover branco em alta velocidade, vindo de Embu, sentido Raposo, com um suspeito ao volante. Os policiais acharam por bem parar o veículo, que não obedeceu a ordem de parada, furando o bloqueio e empreendendo fuga.
Ele foi perseguido por cerca de 1km quando ao chegar na esquina da Estrada do Embu com Rua Lima Campos, o motorista perdeu o controle e invadiu uma empresa de materiais de demolição. O indivíduo ainda fugiu a pé, mas acabou sendo alcançado na Rua Graça Aranha, paralela à Estrada do Embu, onde foi detido pelos policiais.
Ao ser abordado e questionado, o suspeito disse que o carro era emprestado e que ele ia só dar um "peão".
 
Após consultar o Copom-190, os policiais tiveram conhecimento que o veículo teria sido roubado e populares teriam avisado a polícia que três indivíduos teriam colocado a vítima no porta-malas.
Os policiais constataram que o veículo pertencia a uma mulher, já que seus documentos e seu telefone celular estavam em seu interior. O suspeito, o garçon L.I.B., de 35 anos e morador do Jardim Sta. Luzia, em Embu, se recusou a falar e foi levado pelos policiais ao 2º Dp da Granja Viana, onde permaneceu em silêncio.
Após diligências diversas, verificou-se que a vítima, uma terapeuta ocupacional, havia sido sequestrada e estaria refém em local incerto. Os familiares foram comunicados e a equipe do SIG/DISE da Seccional de Carapicuíba foi acionada, se inteirando da provável extorsão mediante sequestro.
A prisão
Por volta das 21h30, a Polícia Civil ainda em diligências, recebeu informações do banco que os cartões da vítima estavam sendo usados em compras no Shopping Taboão. Os policiais civis apoiados pela SIG/DISE e GARRA de Carapicuíba, foram para o local, onde após obter características dos indivíduos, acabaram por prender quatro suspeitos.
Eles tinham em seu poder diversos objetos comprados com os cartões da vítima, bem como seus documentos, e os cupons fiscais das compras.
Ao serem questionados, eles levaram os policiais até um veículo Fiat Palio Fire azul, que estava no estacionamento, onde foram encontradas mais sacolas de compras e outros documentos da vítima.
Na residência de um deles, os policiais ainda encontraram mais algumas compras, munição e drogas.
Com os meliantes foram apreendidas 55 peças de roupas, calçados e acessórios diversos, cinco munições CBC íntegras, 13 papelotes de maconha, quatro pneus, dois celulares e R$1.450,00 (hum mil, quatrocentos e cinquenta reais) em dinheiro.
P.L.F.S., de 21 anos, T.J.S.S., de 19 anos, W.F.R., de 18 anos e R.F.S. de 20 anos, todos moradores do Embu, foram levados ao DP da Granja Viana, onde mesmo confessando a prática do roubo e do sequestro, se negaram a apontar a localização da vítima. Eles foram presos em flagrante com L.I.B., de 35 anos (já detido pela PM).
Localização da Vítima
Pela manhã desta sexta-feira(3), por volta das 8hs, a vítima foi localizada na Rua Grande Otelo, no Jardim Indaíá, em Embu das Artes, divisa com Cotia.
Ela contou aos policiais que passou a noite escondida na mata das proximidades.
 
A vítima, M.C.C.V., de 50 anos, contou à reportagem do Portal Viva como tudo aconteceu.
"Eu estava na Vila Madalena, eram duas horas da tarde, estava saindo de um consultório na Rua Inácio Pereira da Rocha, e ai quando eu fui entrar no carro vieram dois bandidos, um deles estava armado. Ele mandou eu ir pro banco do carona, ai queria pegar a Raposo, pegou a Raposo, depois aquela rua do cemitério israelita e subiu pra um lugar cheio de mato", relatou.
"Eles pediram todo o meu dinheiro que estava na carteira, mais o cartão de crédito. Eles então foram fazer compras e me deixaram com um deles armado lá. E ai uma hora ele foi fumar maconha, ficou com fome, foi comer e nisso eu fugi. Eu fiquei escondida na mata a noite toda, dormi na mata, e de manhã achei um condomínio, entrei no condomínio e pedi ajuda. Graças à Deus a polícia trabalhou bem e prendeu eles", contou.
O delegado da Sig/Dise, Dr. Fernando, também conversou com nossa reportagem e falou sobre o trabalho da polícia.
"Nós somos da Seccional de Carapicuíba e a minha delegacia é a responsável por este tipo de fato. Minha equipe então foi para o local onde estava o carro e em contato com o suspeito detido pela PM, ele nos levou até um campo de futebol, em um local muito ermo, e lá disse ter deixado a vítima e dois outros comparsas", relatou.
"Os outros teriam saído para fazer compras com o cartão da vítima. Já eram por volta das 19 horas e como lá nós não encontramos nada, viemos para a delegacia da Granja, onde conseguimos contato com o banco da vítima e começamos a monitorar. Foi feito um saque de R$1.000 (hum mil reais) em um caixa eletrônico no centro de Embu, e logo em seguida começaram a cair compras no Shopping Taboão. Meu pessoal foi para lá, se dividiu, e já estavam encerrando as atividades do Shopping, quando eles localizaram quatro indivíduos com sacolas, que ao serem abordados, acabaram confessando os crimes", disse.
Segundo o delegado da SIG, alguns deles já tem passagem pela polícia, por roubo, por uso de entorpecente e por porte de arma.
Foram registrados os Boletins de Ocorrência das nºs 1397/1398 e 1399/14, de prisão em flagrante por extorsão mediante sequestro (art.159), associação criminosa (art.288), posse ilegal de arma (art.12), e roubo (art.157).
Atendeu a ocorrência as viaturas da Polícia Militar, M-33324, Sgto. William e Cb Wilson, M-33312, Sd Feitosa e Sd Alberto, as equipes da Polícia Civil do 2º DP da Granja Viana sob o comando do delegado Dr. Mario Guilherme, e da SIG/DISE e do GARRA da Seccional de Carapicuíba sob o comando do delegado Dr. Fernando.
Os cinco indivíduos foram encaminhados para exame de corpo de delito no IML e em seguida foram levados à Cadeia Pública de Cotia. A Polícia espera que agora mais vítimas compareçam à Delegacia.
fonte: http://www.portalviva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário