SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PC/DF: Operação Comando reprime tráfico interestadual de drogas








Após três meses de investigações, a Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), com o apoio das Divisões de Operações Especiais (DOE) e Operações Aéreas (DOA), deflagrou a Operação Comando. A ação resultou na apreensão de 756 kg de maconha; munição, carregadores de pistola e cinco armas de fogo, sendo uma de uso restrito; uma motocicleta; seis automóveis, sendo dois, produto de roubos e clonados; balanças digitais; dois rádios transceptores de uso ilegal; e documentos, aparentemente, falsificados, entre outros objetos.

Seis homens foram presos em flagrante em Luziânia (GO) e no Setor P Sul – Ceilândia (DF). São eles: S.P.S., 53 anos, vulgo Canela, com antecedentes criminais de tráfico de drogas, estelionato, receptação e formação de quadrilha, o qual ainda cumpria pena em regime domiciliar; C.E.R.S., 21, vulgo Gaúcho; F.S.L., 30, vulgo Japão, com antecedentes criminais por roubo circunstanciado, porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha, o qual cumpria pena em regime domiciliar, contra ele foi cumprido mandado de prisão definitiva para o cumprimento de pena de 4 anos e 8 meses em regime fechado; W.F.P., 27, vulgo Play, contra ele foi cumprido mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado de Goiás para o cumprimento de pena de 42 anos, 8 meses e 11 dias pela prática de crimes contra o patrimônio (roubo majorado); J.W.S.D., 23, vulgo Mineiro; J.A.N.D., 21, vulgo Negão, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, sendo que fora preso no mês de abril deste ano pelo mesmo crime.

Os presos responderão por tráfico interestadual de drogas, organização criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo, crime contra as telecomunicações, uso de documento falso, receptação e posse ilegal de armas de fogo.

De acordo com o delegado Rodrigo Bonach, chefe da Cord, a ação criminosa se desenvolvia desde o Estado do Mato Grosso do Sul até o Distrito Federal, passando pela cidade de Luziânia (GO), onde a droga era armazenada em casas alugadas e de onde era distribuída, sobretudo para Ceilândia/DF. “Em uma das casas havia circuito fechado de televisão (CFTV), para o monitoramento da movimentação externa”, ressalta Bonach. 

Os criminosos se utilizaram de uma caminhonete (VW/Amarok) roubada em Goiânia (GO) para transportar a droga desde Ponta Porã (MS), fazendo o uso de estradas vicinais e de rádios transceptores para a comunicação entre o veículo batedor e o transportador. “Assim, eles acreditavam que conseguiriam se esquivar da ação policial”, diz o delegado. Além disso, os criminosos usavam um VW/Golf clonado para circular no Distrito Federal e na região do entorno.

A organização criminosa era liderada por J.W.S.D. que adquiria a droga na região fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai, por meio de W.F.P. Os dois contavam com J.A.N.D. e C.E.R.S., que realizavam o transporte da droga. Os entorpecentes eram revendidos para os traficantes locais S.P.S., radicado em Luziânia (GO), e F.S.L., radicado no Setor “P Sul” da Ceilândia. E assim, eles revendiam as drogas para outros traficantes varejistas ou diretamente para usuários.

“Com a Operação Comando, atingimos o objetivo de estancar o fornecimento de drogas para dentro do nosso território e desabastecer o tráfico local”, conclui Bonach.

Divisão de Comunicação/DGPC
fonte: PC/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário