SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

PF desfaz elo entre facção criminosa e narcotraficante preso

PF desfaz elo entre facção criminosa e narcotraficante preso
         
Porto Alegre/RS – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (3/4) a Operação Panóptico, de repressão ao tráfico internacional de drogas. Policiais federais, com apoio da Brigada Militar, cumprem 23 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão em Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Campo Bom, Estância Velha e Farroupilha.

A investigação identificou que uma facção criminosa estabelecida no Rio Grande do Sul estava associada ao narcotraficante brasileiro conhecido como “Pavão”, detido no Paraguai, com o intuito de abastecer pontos de droga em Porto Alegre, Vale do Sinos e Santa Cruz do Sul. Os criminosos, apesar de presos no Rio Grande do Sul e no Paraguai, mantinham contato com freqüência, gerenciando o envio de drogas para o estado.

No decorrer da investigação, iniciada em 2013, a Polícia Federal prendeu 33 pessoas, apreendeu 1,2 tonelada de drogas, 165 mil reais em dinheiro, 24 veículos, entre eles um motor-home, um colete à prova de balas, diversas armas de calibre restrito, incluindo um fuzil AR-15, sete pistolas 9mm e uma submetralhadora.

Após várias interceptações de carregamentos de drogas pela Polícia Federal, a organização chegou a planejar a utilização de uma aeronave para o transporte de 200 quilos de cocaína que seriam arremessados em uma propriedade em Mostardas/RS, ação que acabou não se concretizando.

O nome da operação, Panóptico, tem inspiração em um projeto arquitetônico do século XVIII do inglês Jeremy Bentham, onde um modelo de prisão circular, com uma torre central, previa que os guardas penitenciários poderiam vigiar os presos através de pequenas janelas da torre, sem que os detentos soubessem em que momento estavam sendo observados. A Operação Panóptico monitorava os traficantes presos, que seguiam atuando no tráfico de drogas de dentro de presídios gaúchos e paraguaios.

Será concedida entrevista coletiva às 10h30min de hoje, 3, no Auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal (Av. Ipiranga, 1365 – Porto Alegre).
 

FONTE: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário