SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Investigações da PJC levam a prisão 11 integrantes de uma quadrilha na fronteira de Mato Grosso

LUCIENE OLIVEIRA
Assessoria/PJC-MT

Três assassinatos investigados pela Polícia Judiciária Civil de São José dos Quatro Marcos (315 km a Oeste) resultaram na prisão de uma quadrilha, com suspeitas de ligação a uma facção criminosa do Estado de São Paulo, instalada na fronteira Oeste do Estado, e que vem cometendo uma série de crimes, entre eles assassinatos, receptação de veículos roubados e furtados e tráfico de drogas. Onze pessoas foram presas na operação “Têmis” - Deusa da Justiça – deflagrada no dia 22 de novembro deste ano, nos municípios de São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião, Indiavaí, Cáceres e Cuiabá. Dos presos, um foi solto após depoimento e dois liberados pela justiça.

 

Na manhã desta segunda-feira (08.12) os delegados Walfrido Franklin do Nascimento, que preside as investigações, e Percival Eleutério de Paula, regional Cáceres, detalharam as investigações durante entrevista coletiva ocorrida na sede da Polícia Judiciária Civil, em Cuiabá. O delegado Walfrido, titular de São José dos Marcos, disse que a operação foi antecipada em razão de ameaças sofridas. Segundo ele, os crimes foram planejados, mas as motivações ainda são investigadas. “São mortes planejadas ocorridas provavelmente por desavença de membros de uma única quadrilha. Não foi possível impedir esse dano à vida, mas vamos empenhar para que cesse essa violência”, ressalta. Com relação a outros envolvidos, o delegado afirmou que a polícia já tem alguns nomes. “Estamos confiantes que chegaremos aos membros de toda essa quadrilha e na conseqüente prisão de todos”.

O diretor do interior da Polícia Judiciária Civil, Elias Daher, disse que a diretoria “apóia 100 % as investigações” e que o Grupo de Operações Especiais (Goe) está de prontidão para reforçar a segurança do delegado. Segundo ele, cinco novos policiais já foram lotados na delegacia para reforçar o efetivo da policia na cidade.

As investigações iniciaram com a localização de dois corpos num canavial da zona rural de Mirassol D’Oeste. As vítimas eram Geraldo Raimundo Gonçalves, morador de São José dos Quatro Marcos e João Martins de Oliveira, da cidade de Indiavaí, também conhecido como “João Mentira”. Os corpos foram encontrados com sinais de tortura e sem marcas de perfuração. Na polícia, a mulher de “João Mentira” cita que as duas vítimas se conheciam e que teriam sido contratados para um serviço de cobrança contra um traficante de Mirassol D’Oeste, em conjunto com três pessoas de Cuiabá. Cada pistoleiro receberia 8 mil dólares pela “empreitada”.

A terceira vítima, Jaquemar Bernardino da Silva, assassinado em 15 de agosto, levou a polícia a encontrar conexões com os crimes. Dentre os vínculos, estão a contratação de pistoleiros por parte de Jaquemar para matar pessoas que desejava vê-lo morto; uma suposta denúncia de carregamento de drogas feita por Jaquemar, que na região, seria um “recruta” da facção criminosa do Estado.

A compra de uma fazenda localizada a dois quilômetros da Bolívia e avaliada em R$ 250 mil, de uma mulher de nome Lucimar, mas sem a transferência do contrato de compra e venda da propriedade, pode ser um dos motivos que levou a morte de Jaquemar. O corpo de Jaquemar foi localizado enterrado nas proximidades da fazenda que havia adquirido e em circunstâncias parecidas com as outras mortes.

Foram presos na primeira parte da operação deflagrada em 22 de novembro: Ademilson Domingos Tazzo, Rone de Queiroz, Valério Barbosa Marques, Fábio Gomes da Silva, Claudevir Amorim Bezerra, Edílson Soares de Souza (solto após depoimento), Nelson Luiz Regiani (liberado pela justiça), Andrey Juliano de Souza, preso em 27 de novembro, mas liberado pela justiça na semana passada. Em Cuiabá foram presos numa ação comandada pela Gerência Estadual de Polinter (Gepol) na sexta-feira (05.12) passada: Quedey Araújo, os cabos da Polícia Militar aposentados, Oseias da Silva, Zaquel Pedro Arcanjo.

“É importante manter essas pessoas presas para que polícia possa responder algumas indagações do inquérito”, finalizou o delegado Walfrido Franklin.

APREENSÕES – Durante a operação foram apreendidos: duas espingardas, uma carabina com 9 munições, uma garrucha calibre 32, cinco revólveres calibres 38 municiados, uma pistola 6.35 milímetro, 24 cartuchos calibre 12, 349 munições calibre 22.

ANTECEDENTES – A maioria dos suspeitos possui antecedentes criminais. Entre eles, Rone de Queiroz, por tráfico de drogas, ValériO Barbosa Marques, por receptação a veículos roubados e furtados e formação de quadrilha e Andrey Juliano de Souza, por crime de roubo. Outro ponto em comum é que alguns dos suspeitos são naturais de municípios do Estado de São Paulo.

fonte: PJC - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário