SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Policial do GOT/PCES, conclui curso de Operações Aéreas em primeiro lugar no Rio de Janeiro




Concluir um curso no qual 22 duas pessoas começaram e apenas oito conseguiram terminar já é um desafio. E ser o mais bem classificado entre eles é uma vitória maior ainda. Tal feito foi conquistado pela primeira vez por um policial civil capixaba no Curso de Operações Aéreas (COA) encerrado no último sábado (19).

Durante 35 dias, o agente de polícia Felipe Seidel Aburquerque participou da 5ª edição do COA, considerado referência nacional, e que foi ministrado pelo Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

“A classificação em primeiro lugar deste policial é fruto da constante dedicação e esforço pessoal dele, mas faz parte também das reiteradas qualificações que os integrantes do Grupo estão sendo submetidos desde a metade do ano passado”, destacou o coordenador do Grupo de Operações Táticas (GOT) do Espírito Santo, delegado Eduardo Khaddour.

O delegado explicou que a capacitação do policial faz parte da reestruturação na metodologia de trabalho do GOT e contribuirá, de forma significativa, para a reprodução dos conhecimentos entre os policiais que atuam na unidade. “Estamos viabilizando a especialização dos nossos policiais em diversas áreas para que eles possam atuar em conjunto com outras forças policiais”, afirmou Khaddour.

Primeiro capixaba a concluir o Curso de Operações Táticas Especiais

O agente de polícia Felipe Seidel foi também o primeiro capixaba a concluir o Curso de Operações Táticas Especiais (COTE) e considerado um dos melhores do Brasil. As instruções foram dadas pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Durante a capacitação foram disparados, aproximadamente, cinco mil tiros.

O curso teve início no dia 20 de maio de 2013 e foi concluído no dia 27 de julho do mesmo ano, com carga horária de 650 horas/aula. Dos 45 policiais que iniciaram o curso apenas 11 deles concluíram, sendo todos integrantes de grupos de polícia especiais de vários estados do Brasil, tais como: CORE/RJ, COE/SP, COE/PR, GOT/ES, COE/GO.

A grade curricular tem matérias como: Adaptação à altura; Agentes menos letais; Artefatos Explosivos; Balística; Combate a incêndios; Combate em ambiente confinado; Condicionamento físico; Direção defensiva, ofensiva e evasiva, Direitos Humanos e Ética policial; Escalada; Estágio de Operações Aéreas; Eventos operacionais; Gerenciamento de crises; Luta; Manutenção e funcionalidade de armamentos; Medicina Legal; Mergulho Autônomo; Negociação; Novas tecnologias de uso operacional; Tiro de precisão e Tiro Tático policial. Durante o curso, os policiais foram avaliados e fizeram provas práticas eliminatórias semanais.

Entre os treinamentos, os alunos receberam instruções de dois militares da marinha americana que ensinaram as técnicas de como sobreviver na selva. O destaque ficou por conta das aulas de patrulhamento, em particular a Falcão, na qual uma patrulha é composta por oito pessoas e é um dos procedimentos mais utilizados durante as entradas nas comunidades e aglomerados urbanos.



FONTE: Assessoria de Comunicação Polícia Civil do ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário