SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sábado, 6 de setembro de 2014

Por Dennis Guerra: Hoje completo treze anos na Guarda Civil Metropolitana

Hoje comemoro 13 anos de serviço, e ainda digo: Não vim aqui fazer amigos...

06/09/14 - Por Dennis Guerra: Hoje completo treze anos na Guarda Civil Metropolitana. Destes, doze cumpri na função de motociclista - e por que não relacionar cerca de quatro anos e meio como editor do site O Cão De Guarda Notícias? Para mim, seria interessante fazer um retrospecto - na justa utilização do termo - desta curta jornada, em comparação aos 28 anos que a corporação completará no próximo dia 15, mas prefiro seguir outra linha de raciocínio, considerando que na página Diários de Motocicleta, você poderá ter uma noção sobre esse aspecto, caso lhe interesse. Sendo assim, quero deixar aqui apenas uma impressão destes anos.




Quando aqui ingressei, não tinha a noção do que era a Guarda Civil Metropolitana. Conhecia superficialmente a Inspetoria de Apoio Motorizado - IAMO (hoje extinta). À época, eu não tinha outro objetivo senão fazer parte desta equipe. Transcorreram-se três longos anos até que a minha chance chegasse e, apesar de a inspetoria já estar extinta, passei a trabalhar com aqueles que fizeram parte dela, o que para mim era a mesma coisa.

Muita coisa aconteceu nesse tempo: novos integrantes, novas missões, novos rumos. Um dos momentos que eu considero dos mais importantes foi a incorporação do grupamento de motociclistas à nova inspetoria que era criada à época: a Inspetoria de Operações Especiais - IOPE. O motivo? Era a chance de reunir novamente os integrantes que ficaram dispersos por novas inspetorias criadas no período. Estávamos juntos novamente!
De lá para cá, buscamos sempre o aperfeiçoamento. Lutamos sempre pela busca do profissionalismo a cada dia de trabalho. Juntamente com os demais integrantes da IOPE, visualizamos um futuro mais promissor. Dentre tantos momentos difíceis, permanecemos de cabeça em pé. Dentre tantas situações de louvor, sabemos que cumprimos a nossa parte.

Neste período, surge O Cão De Guarda Notícias, que no início se chamava Blog do GCM Motociclista Guerra. Nada além de um álbum de fotos on line no seu surgimento, e que toma uma nova proporção com o passar dos anos. Fico feliz por essa conquista, que passa por muitas mãos - e cérebros!

E você acredita que tudo está bem apenas porque parece estar? 

Talvez o que tenho para compartilhar com você neste momento de minha vida profissional sejam vitórias, derrotas, incertezas... mas, principalmente, confiança. Quem me conhece, sabe: sempre fui considerado aquele tipo de profissional detalhista - para não utilizar o termo chato. Talvez, até mesmo uma frase que gosto de utilizar e sirva para ilustrar o meu modo de pensar seja "Não vim aqui fazer amigos. Amizade é o resultado daquilo que você realmente é".

Sou aquele tipo que busca pelo aperfeiçoamento constante como uma das metas profissionais. Sou aquele cara que não aceita que falem mal da instituição à qual faço parte, mas que acredita que a discussão para o aperfeiçoamento dos serviços prestados é fundamental. Sou aquele que, quando parece estar baixando a cabeça para as dificuldades do dia a dia, paro, analiso, se for necessário recuo para então voltar a avançar. Facilitar para quem deseja isso não é a minha cara! 

Também entendo o serviço público como algo que, por muitas vezes, não é construído apenas com discussões sobre a melhor forma de atender a sociedade. Também não passa apenas pela criação de normas e leis - além de suas execuções: por inúmeras vezes, ele é construído com uma pá, enxada ou pincel nas mãos. Isso significa que eu concorde? Não. Significa apenas que se algo deve ser feito, que se faça. Ou, sem perceber, acabaremos erguendo ao nosso redor um muro das lamentações (não utilizando aqui qualquer crítica religiosa) .

Sou aquele que, como muitos, acredita que os agentes de segurança pública devem ser valorizados - tanto no aspecto de condições de trabalho, evolução funcional, salários condizentes com o risco da profissão e culminando com uma prestação de serviços de alto nível. O resultado direto de tais providências é o reconhecimento da qualificação institucional por uma parcela ainda maior da sociedade.

E você, o que está fazendo por si? Está esperando olharem por você enquanto se esconde atrás de mil desculpas? 

Estaremos juntos pelos próximos anos. Agora, com uma nova turma que ingressa na instituição. Talvez nem todos estejam realmente imbuídos da filosofia impressa no Brasão do município - NON DVCOR DVCO (Não sou conduzido, conduzo): Isso só o tempo mostrará. Mas espero que não esqueçam: Aqui morreram pessoas, aqui homens e mulheres se tornaram heróis - na maioria das vezes não reconhecidos ou ao menos lembrados. A sua missão? Faça respeitar as suas memórias - se não for capaz, nem precisa pedir para sair... já foi?!

Parto agora para mais uma missão. Desta vez, o Desfile Sete de Setembro em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil. À parte de qualquer dificuldade, me sinto honrado de participar destas comemorações - é o que deve nos fazer se reconhecer como sociedade brasileira.

Deixo aqui a imagem de um dos grandes nomes da instituição em momentos como esse (e tantos outros): Inspetor Barbosa. Toda a minha grata admiração por este oficial GCM/SP.

Desta vez, apesar de parecer uma perda para mim, o que na verdade, encaro mais como ocompartilhamento de uma parceria de forma mais ampla, destaco a GCMF Roberta. Minha parceira profissional durante anos - e que agora é transferida para o CFSU para colaborar com os profissionais do Centro de Formação em Segurança Urbana. 'Perco' o meu sexto sentido na figura desta mulher, e a casa de ensino ganha uma mais uma exemplar educadora.

Imagem registrada durante ação da Guarda Civil Metropolitana
em incêndio na Comunidade do Moinho. Registro: Bombeiro no local.

Imagem registrada no mesmo local, alguns dias após o incêndio.
Foto: Roberta Faria

Sobre o autor - Dennis Guerra: Brasileiro, 38 anos de idade, casado: Treze anos na Guarda Civil Metropolitana; Doze anos na função de Motociclista; Gestão Específica. Cursos SENASP: Condutor de Veículos de Emergência; Violência, Criminalidade e Prevenção; Técnicas e Tecnologias Não Letais para Uso Policial; Capacitação em Educação para o Trânsito; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial e Uso diferenciado da Força. Outros: Táticas Operacionais Defensivas - CFSU; Escolta e Batedor com Motocicletas - PRF; Pilotagem Segura com Motocicletas CET; Pilotagem Defensiva Honda Indaiatuba Curso de Educador - CFSU.

Com energia suficiente para os próximos anos!

fonte: http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/

PARABÉNS AO GCM GUERRA PELA GARRA, PELA LUTA E PELA PERSEVERANÇA DE TORNAR  E BUSCAR PARA A INSTITUIÇÃO E PARA A SOCIEDADE, LUGARES MELHORES PARA SE TRABALHAR E VIVER.
MUITA SAÚDE E SUCESSO...

TIAGO VIEIRA
AGENTE POLICIAL CIVIL E  EX-GUARDA MUNICIPAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário