SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Para 44% da população de São Paulo, segurança piorou



Pesquisa revelou ainda que 48% das pessoas foram vítimas ou conhecem vítima de crimes



Pesquisa revela ainda que 48% dos entrevistados disseram já terem sido vítimas ou conhecerem alguém que foi vítima de crime
Marcelo S. Camargo/07.08.2014/Frame/Estadão Conteúdo

A PM luta ainda com outro problema: a percepção de segurança de quem mora no Estado. Pesquisa do Ibope, feita a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, mostra percepção de insegurança entre os paulistanos. Ao todo 1.806 pessoas foram ouvidas na quinta-feira (11).

O levantamento exclusivo mostrou que 44% da população da capital paulista avalia que a segurança na cidade piorou nos últimos 12 meses. A percepção é quase a mesma na periferia (41%) e no interior do Estado (40%). Só 5% dos moradores de bairros mais distantes de São Paulo sentem que a situação melhorou. Já 11% dos moradores do interior dizem que ela melhorou no último ano.

Em outra pergunta, 48% dos entrevistados disseram ao Ibope já terem sido vítimas ou conhecerem alguém que foi vítima de crime nos últimos 12 meses — 52% disseram que não. A maioria afirma que o crime sofrido era o roubo em 37% dos casos, 5% foram furtados e 4% eram vítimas de homicídios. Os mais ricos (mais de 5 salários mínimos por mês, ou cerca de R$ 3.000) foram os que mais se disseram alvo da violência ou conhecem vítimas (58%). Já entre os mais pobres, esse número ficou em 44%.

Desmanches

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou que a sensação de insegurança dos paulistas pode diminuir quando as políticas de segurança começarem a surtir efeito. Entre elas estão a Lei dos Desmanches, a PrevPaz (Política de Prevenção Criminal e Manutenção da Paz e da Ordem Pública) da Polícia Militar, que de mês em mês reforça o efetivo da corporação em bairros com problemas de criminalidade, o sistema Detecta e a Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), o "bico oficial" do Estado.

— São quatro vertentes muito positivas. Os indicadores de roubo vêm desacelerando. A alta é menor do que nos meses anteriores. Isso é sinal de que essas medidas vêm surtindo efeito.

Dos índices de criminalidade, o secretário destacou a redução nos casos de roubo e furto de veículo.

— A sensação de segurança não é condizente com os indicadores que São Paulo tem. Estamos tomando medidas que atacam também as causas dos geradores da violência.

fonte: r7.com
fotos: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário