SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

PF desmantela organização criminosa que movimentava mais de R$ 300 mi



Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (22/05) com o apoio da Receita Federal, a Operação Sustenido para desmantelar uma organização criminosa que praticava os crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas há mais de três anos.

Para a deflagração da operação foram empregados 140 policiais federais e 22 servidores da Receita Federal. Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva, 28 mandados de prisão temporária, seis mandados de condução coercitiva e 43 mandados de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu/PR e Medianeira/PR.

A quadrilha, com base em Foz do Iguaçu/PR e no Paraguai, contava com o apoio de empregados de instituições financeiras de Foz do Iguaçu, além de dezenas de pessoas físicas que, em troca de remuneração, deliberadamente, emprestaram seus nomes para a constituição de cerca de 46 empresas fictícias. Em curto lapso temporal, as contas dessas empresas movimentaram grande quantia de dinheiro ilegal, estimado em mais de R$ 300 milhões.

Durante nove meses de investigação, apurou-se que o responsável pelas 46 “empresas fantasmas” e “de fachada” pagava boletos bancários de duas grandes empresas de Foz do Iguaçu/PR. Como compensação, os proprietários dessas empresas disponibilizavam o valor correspondente ao pagamento dos boletos numa outra grande empresa desses proprietários, sediada no Paraguai (uma sociedade anônima paraguaia). No país vizinho, o dinheiro correspondente ao pagamento dos boletos era transferido da sociedade anônima para uma casa de câmbio paraguaia e, em seguida, desta para lojistas e traficantes paraguaios. Após receber o dinheiro, os traficantes enviavam mercadorias e drogas para os empresários e traficantes brasileiros que haviam remetido o dinheiro para as 46 empresas fictícias.

Os envolvidos serão processados pela prática dos seguintes delitos: organização criminosa transnacional, fazer/operar instituição financeira sem autorização, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Será concedida entrevista coletiva à imprensa, às 10h15, na Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

O nome da operação é uma referência à teoria musical, visto que o “sustenido” é uma nota intermediária entre duas outras notas e, assim como o “sustenido”, a organização criminosa representava um grupo intermediário, mais precisamente um elo entre o Brasil e o Paraguai. A organização era responsável por lavar vultosa soma de dinheiro ilegal enviada por diversas pessoas físicas e jurídicas dos mais diversos estados do Brasil e também se incumbia de enviar esse mesmo dinheiro para o Paraguai.

Fonte: DPF - Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário