SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

segunda-feira, 24 de março de 2014

PC/SP: Operação Fronteira Segura retira líderes do tráfico de circulação



Policiais do 3º Distrito Policial de Franca, coordenados pelo delegado de polícia Leopoldo Gomes Novais, iniciaram um trabalho em conjunto com a Polícia Civil de Ibiraci em Minas Gerais, coordenada pelo delegado Estevan Ferreira Pauliquevis, no sentido de coibir a migração do crime organizado na fronteira São Paulo-Minas Gerais, pelas circunscrições territoriais limítrofes entre as duas unidades policiais.
 
Após a explosão de caixas eletrônicos ocorrida em Ibiraci, informações foram compartilhadas entre as duas unidades policiais, concluindo que, possivelmente, antes da execução do crime a quadrilha manteve contatos em Franca, rumando para a cidade mineira.
 
A partir daí, dados foram levantados evidenciando que procurados da Justiça de Minas Gerais, provenientes de Ibiraci estavam ocultados na zona leste de Franca, sendo presos em dias sequenciais, seja em flagrante delito ou mesmo pelo cumprimento dos respectivos mandados.
 
Entre casos de extrema relevância, cita-se a prisão de criminosos no ano de 2014, J.C.Q.S., de 29 anos e A.M.R., de 31, o primeiro por roubo e o segundo por tráfico, por agentes da PM e do 3º DP, os quais mantinham vínculos estreitos com o município vizinho (Ibiraci), tendo os investigadores esclarecido infração de roubo praticada pelo segundo quando se subtraiu veículo e eletrônicos, mediante uso de arma de fogo e concurso de aproximadamente cinco agentes.
 
Sequencialmente, os policiais mapearam a região de fronteira, incluindo estradas vicinais (de terra), descobrindo que estas vias estavam sendo usadas para o transporte de drogas entre São Paulo e Minas, iniciando, a partir daí, trabalho de campo para identificação dos criminosos.
 
Nas investigações, verificou-se que, possivelmente, dois detentos, um preso em Ibiraci e o outro em Franca, mas com vínculo em Minas, continuavam comandando o tráfico no município mineiro, contando com ajuda de parentes que continuam soltos. 

Assim, com o apoio de equipes da do Canil de Passos (MG) e da Polícia Militar de Ibiraci (MG), as diligências chegaram ao ponto principal, onde foram detidos os suspeitos M.J.S.S., 50 anos; L.E., 53 anos e V.A.R.S., 46 anos, em atos característicos de mercancia de drogas. Na operação, também foram apreendidas uma balança de precisão escamoteada no interior de um veículo desmanchado, sendo que as busca ficaram dificultadas, em decorrência do local ser sujo e com amontoados de carros, peças automotivas, mato, etc.

Cadela Treinada
Após três horas de diligência, a cachorra Laika entrou em ação com agentes do canil de Passos. Em questão de minutos, a cachorra localizou, nas proximidades onde fora encontrada a balança de precisão, um grande saco plástico contendo em seu interior várias grandes porções de cocaína já embaladas e subdividas da forma pela qual são encontradas para a venda “no peso”. Na sequência, ainda localizou em um matagal outro saco plástico contendo em seu interior várias porções de maconha embaladas e dividas para a venda.
 
Além das drogas, a Polícia arrecadou material apropriado para a manufatura de entorpecentes, objetos para picagem, pesagem e embalagem, mais quantias monetárias de proveniência ilícita.
 
Com o término das diligências, todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Ibiraci para a formalização dos atos de Polícia Judiciária e consequentes prisões em flagrante delito. 
 
Os integrantes do trio preso, apontados como os líderes do tráfico em Ibiraci, foram retirados de circulação, restabelecendo-se assim a seguridade no município e fronteiras São Paulo-Minas Gerais.
 
As investigações prosseguem para coibição de crimes patrimoniais e de tráfico de drogas entre os 3ºDP e Ibiraci (MG). Novas ações conjuntas já foram programadas.

Fonte e fotos: PC/SP - 3º. DP de Franca (Deinter 3 - Ribeirão Preto) - com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário