SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

SIG de Três Lagoas divulga estatísticas do ano 2014

5/01/2015 | ROSIMEIRE ETSUKO HARADA 


O Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil de Três Lagoas, subordinado diretamente à Delegacia Regional de Polícia, é composto atualmente por um Delegado de Polícia, quatro Investigadores e um Escrivão. A equipe é responsável pela investigação e instrução de Inquéritos Policiais sobre crimes de autoria desconhecida (homicídios, latrocínios, roubos, furtos, estelionatos, tráfico de drogas), além de prestar apoio operacional a outras Unidades Policiais pertencentes à circunscrição da Delegacia Regional de Polícia de Três Lagoas na execução de diligências e operações policiais.


De acordo com o delegado, Dr. Thiago Passos, “no ano de 2014 foram lavrados 40 autos de prisão em flagrante diretamente pelo S.I.G. Outras 10 prisões em flagrante foram lavradas em apoio a outras Delegacias ou decorrentes de operações Policiais deflagradas pela Unidade Policial, e no total, foram autuadas em flagrante delito um 63 pessoas, e cumpridos cerca de 80 mandados de prisão”.


Quinze armas de fogo foram apreendidas em operações do S.I.G., sendo quatro armas de uso restrito (calibres 9 mm e 357 magnum), além de uma espingarda calibre 12 de funcionamento semiautomático. Cinco dessas armas estão vinculadas a crimes de homicídios ocorridos na cidade de Três Lagoas-MS.


Foram lavrados dezenove autos de prisão em flagrante por crimes de tráfico de drogas, resultando em um total de 31, 257 quilos de cocaína apreendidos, além de 82,505 quilos de maconha. Todas as prisões por tráfico de drogas foram resultado de investigações buscando coibir o chamado “tráfico doméstico”, ou seja, buscou-se combater traficantes que vendiam drogas diretamente nesta cidade para abastecimento do mercado local, o que, na visão da Polícia Civil, é o tipo mais danoso de tráfico, pois afeta diretamente a população local. 


Apreendidos vinte e um veículos em operações de combate ao tráfico de drogas, sendo 12 carros e 09 motocicletas. Outros três veículos foram apreendidos em investigações sobre lavagem de dinheiro e cinco veículos furtados foram recuperados e apreendidos.

O S.I.G. apreendeu também cerca de R$ 57.481,00 (cinquenta e sete mil, quatrocentos e oitenta e um reais) em espécie nas operações de combate ao tráfico e lavagem de dinheiro.


A Unidade Policial também planejou e coordenou a execução de uma operação policial denominada “Mago”, que culminou com a prisão de quinze pessoas acusadas de participação em uma organização criminosa voltada a prática de crimes de tráfico de drogas na cidade de Três Lagoas (MS).

O S.I.G. atuou também no cumprimento de mandados de prisão expedidos na operação “Pacto Contra o Crime”, organizada pela D.E.C.O (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), no combate a uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado.


Dos 17 homicídios registrados no ano, apenas dois continuam sem autoria definida. Eesse tipo de crime registrou uma queda em relação aos últimos dois anos. Em 2013 foram registrados 34 homicídios e em 2014 foram 24 ocorrências.

Dois crimes de latrocínio consumados foram registrados durante o ano, ambos com a autoria esclarecida. No último fato dessa natureza registrado no ano, ocorrido em 05 de dezembro, os autores do crime que vitimou uma criança de 12 anos de idade foram presos e o caso esclarecido em uma semana.

As investigações e operações executadas resultaram na instauração de 110 Inquéritos Policiais, dos quais 70 já foram concluídos. Atualmente tramitam no S.I.G. 40 Inquéritos Policiais, todos sobre crimes de autoria desconhecida esclarecida pela equipe de investigação.

fonte: PC/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário