SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

domingo, 31 de maio de 2015

Autor de tentativa de latrocínio é preso em ação das Polícias Civil e Militar em MT

Assessoria/PJC-MT

O autor de uma tentativa de latrocínio foi preso em ação conjunta da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), da Polícia Judiciária Civil, e o 9º Batalhao da Polícia Militar, na sexta-feira (29.05), em Cuiabá. O trabalho integra a operação da Segurança Pública Top Five, para desarticular as cinco maiores lideranças criminosas, de várias modalidades, que atuam em regiões de Mato Grosso. 

O acusado, Matheus Roberto Rios Duenas, 21, conhecido por “Matheuzinho, foi preso pela equipe integrada do projeto desenvolvido pela Derf e o Comando Regional I (CRI), denominado “Força pela Paz”. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de latrocínio e receptação. O suspeito tem 14 passagens, por crimes de homicídios, tentativa de homicídio, furto, receptação e roubo qualificado. 

No dia 19 de maio, dois irmãos chegavam em casa no bairro Jardim Paulicéia, quando foram surpreendidos pelos bandidos. Os criminosos anunciaram o assalto e tentaram entrar na residência, porém, acabaram atacados pelos cães da casa. Nesse momento, o suspeito Matheus disparou um tiro que atingiu um dos irmãos, Odailton Oliveira de Souza, 36, na altura do pescoço, que atingiu a medula óssea, deixando o paraplégico. 

Logo depois da tentativa de roubo, os policiais iniciaram diligências ininterruptas para descobrir os autores do crime. Durante monitoramento e levantamentos de inteligência das Polícias Civil e Militar, um dos acusados foi identificado como sendo “Matheuzinho”. 

Flagrante

O suspeito foi localizado pelos policiais em um veículo Prisma prata, na Avenida Fernando Correa da Costa, com mais quatro pessoas, que foram presas em flagrante por formação de quadrilha e receptação, pois o veículo tem registro de roubo.

Foram presos Willian Regis de Oliveira Santana, 24 anos, com passagens por furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo, tentativa e homícidio qualificado; Gabriel Fagundes Correa, 20, com antecedentes por receptação, corrupção de menores, falsidade ideológica e adulteração de sinal de veículo automotor; Letícia Sales dos Santos, 19, e Marcilene da Silva Souza, 21. 

O veículo e o presos foram encaminhados à Delegacia e todos foram autuados em flagrante por receptação e associação criminosa, sendo que Matheus ainda responde por tentativa de latrocínio. 

Top Five 

No dia 20 de maio, a Secretária de Estado de Segurança Pública (Sesp) lançou a operação "Top Five, de responsabilidade da Polícia Judiciária Civil, para identificar lideranças criminosas que atuam no Estado de Mato Grosso. O trabalho faz parte do planejamento operacional da Sesp para redução dos índices de roubos e furtos na Capital, levando à Justiça os autores. 

As unidades, no prazo de 50 dias, a partir de 20 maio de 2015, deverão cumprir ordens judiciais, como prisão dos líderes e comparsas, desarticulando a atividade criminosa chefiada pela liderança presa. A operação encerra no dia 31 de julho e resultado será apresentado no dia 10 de agosto. 

No mesmo dia foi lançada também a operação "Karcharias", do grego "Tubarão", que visa concluir 200 inquéritos que envolvem crimes de corrupção, desvios de dinheiro público em geral, sonegação de impostos, fraudes em licitações e outros crimes correlatos que revoltam a população e gera sensação de impunidade.

A operação finalizará em 31 de agosto de 2015, com duração de 100 dias, para a conclusão de 100 inquéritos policiais, em trâmite na Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), e 100 nas Delegacias do interior do Estado. Os casos investigam fraudes cometidas contra a administração pública e desvio de dinheiro dos cofres do município e do Estado. 

Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso
(65)3613-5673 

Nenhum comentário:

Postar um comentário