SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Colombianos ligados às Farc são presos com armas no AM, diz SSP

Segundo secretário de Segurança, homens já tinha sido presos pela PF.
Detenção de quatro suspeitos ocorreu após denúncias.

Adneison SeverianoDo G1 AM
Objetos apreendidos com os suspeitos (Foto: Divulgação/Rocam)

Quatro homens foram presos em Manaus com armas e munições, após denúncias. De acordo com a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), entre os detidos há dois colombianos. A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) afirma que os estrangeiros têm ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Nesta quinta-feira (19), o secretário de Segurança, Sérgio Fontes, informou ao G1 que a dupla já havia sido presa há cinco anos pela Polícia Federal.

Segundo informações preliminares divulgadas pela Rocam na manhã desta quinta-feira (19), os dois primeiros suspeitos presos foram localizados em um carro modelo Prisma, na Rua Praia da Ponta Negra, bairro Parque Solimões, na quarta (18). No interior do veículo, a polícia diz ter encontrado uma arma tipo pistola 765, com carregador e 11 munições intactas.

Ao serem questionados, os suspeitos levaram os policiais até a Rua Cerejeira, loteamento Maria, no Conjunto América do Sul, onde estavam os outros dois infratores, segundo a Rocam. Com eles, foram encontrados mais uma arma tipo pistola 380 com um carregador, 14 munições, um silenciador, além de um carregador de pistola nove milímetros e três celulares.

Nestor Rodrigues Sanchez, de 39 anos, e Reibem Artunduaga, de 21 anos, foram presos e encaminhados ao 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para a realização do procedimento do flagrante. De acordo com a delegada titular da Seccional Oeste, atividades de suspeitos ainda não é totalmente conhecida pela polícia. "Na verdade, nós estamos trabalhando com essa investigação para saber qual a ligação desses dois suspeitos aqui com outros crimes como tráfico de drogas e homicídios", afirmou.

Suspeitos foram presos por porte ilegal de arma de fogo, em Manaus 
(Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

De acordo com o titular da SSP-AM, os colombianos presos atuavam na distribuição de drogas das Farc no território brasileiro. "Essa ligação foi estabelecida na primeira prisão deles há cinco anos [quando foram presos pela PF]", afirmou Sérgio Fontes.

A polícia, no entanto, investiga a ligação dos suspeitos com as Farc. "Nós não temos como comprovar isso agora, mas eles já foram presos pela Polícia Federal em 2010 na cidade de Tefé, e naquela época a Polícia Federal divulgou que um deles fazia parte da logística das Farc", disse a delegada.

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos podem estar possivelmente ligado a outros crimes que vêm acontecendo em Manaus envolvendo colombianos, como apreensões de drogas e um homicídio. Ao G1, suspeitos negaram crime e envolvimento com as Farc.

Questionado, o secretário descartou o aumento da atuação de criminosos de países vizinhos do Brasil no estado. "É natural que nós tenhamos criminosos peruanos, colombianos [no Amazonas]. Já prendemos vários colombianos envolvidos em crimes como esse. Esses que foram presos ontem [quarta, 18] já tinham sido presos pela Polícia Federal há quatro, cinco anos atrás. [Mas] Eu acho que não é um sinal de que nós estamos sendo invadidos", disse Fontes.

fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário