SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

DEIC: Operação apreende 1 milhão de peças avaliadas em R$ 6 mi

Celina Oliveira
Foram apreendidas 1 milhão de peças de motocicletas sem comprovação de origem




O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, acompanhou nesta sexta-feira (30) uma operação da Polícia Civil que resultou na apreensão de 1 milhão de peças de motocicletas sem comprovação de origem, avaliadas em mais de R$ 6 milhões. Os responsáveis pelas três lojas na rua dos Gusmões, na região central da cidade de São Paulo, foram presos em flagrante.

“Essas lojas cheiram a sangue, pois essas peças são resultado de latrocínios cometidos para se roubar motocicletas. Nós temos aqui quadros de motocicletas já desmanchados, com o número do chassi já raspados”, disse o secretário. Ele afirmou que os demais comércios da região também serão investigados e a fiscalização aos locais será feita com a participação do Corpo de Bombeiros, que irá verificar se os imóveis oferecem condições de segurança para funcionar e se têm AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

O secretário explicou que a operação tem dois objetivos. O primeiro, segundo ele, é evitar a continuidade dos roubos. “Ao atacar o receptador, dificulta-se as vendas. E pegando o receptador, a investigação continua para pegar a quadrilha que rouba”.

O segundo ponto, de acordo com Alexandre, é que as apreensões fazem com que as quadrilhas fiquem sem dinheiro. O secretário explicou que a ideia é cada vez mais intensificar a investigação e as operações. “O mais importante é identificar os roubadores que vendiam para os receptadores”.

Os locais foram interditados administrativamente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e serão lacrados pela Prefeitura de São Paulo.

Desde julho do ano passado, a Operação Desmanche, criada pelo Governo, combate as vendas irregulares de veículos e peças usadas e, consequentemente, o roubo e o furto de veículos. Em 2014, a operação fiscalizou 999 estabelecimentos e interditou 503 locais por irregularidades.

O secretário estava acompanhado do delegado-geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, do diretor do Deic, Emygdio Machado Neto, do divisionário da Divecar, Valter de Abreu, e do titular da 3ª Delegacia da Divisão, Jair Barbosa Ortiz.

Fiscalização

A operação desta sexta foi desencadeada na Rua dos Gusmões pela 3ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Desmanches Delituosos da Divisão de Investigações Sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Ao longo de semanas de investigações, policiais civis infiltrados realizaram campanas e verificaram uma movimentação suspeita de pessoas levando peças já desmontadas aos estabelecimentos. Sete equipes de investigadores da Divecar organizaram a operação e fizeram os flagrantes nos locais.

Crimes

O delegado titular da Divecar informou que os presos – O.T.P.A., de 37 anos, D.P.S., de 33, e T.S.A.C., de 32 anos, responderão por receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veiculo automotor. Os três possuem antecedente por receptação, um deles também tem passagem por tráfico de drogas.

Segundo o delegado, o trio ainda poderá ser responsabilizado por associação criminosa. A Polícia Civil prossegue com as investigações para verificar se os detidos possuem ligação com uma facção criminosa.

As peças apreendidas na operação serão periciadas pelo Instituto de Criminalística (IC).

Mainary Nascimento e Celina Oliveira

Fonte: SSP/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário