SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

NOVAS ARMAS SÃO ENTREGUES A GUARDA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU-PR NA PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA DA FRONTEIRA

O evento reuniu todas as forças de segurança de Foz do Iguaçu, apresentando resultados de 2014, novos convênios e apresentação de armamento da Guarda Municipal

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (27) a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira, com a Participação do Prefeito Reni Pereira, e todos os órgãos que compreendem a segurança pública de Foz do Iguaçu. Na ocasião foi realizada também a entrega de armamento para a Guarda Municipal de Foz e apresentação das ações das forças que fazem parte do GGIFron


NOVAS ARMAS

A Guarda Municipal recebeu um reforço de 90 armas, calibre 380, que estavam sendo aguardadas pela secretaria municipal de segurança pública para incrementar o trabalho preventivo realizado pelos guardas. De acordo com o secretário de Segurança Pública de Foz, Cleumar Farias, as armas foram adquiridas com recursos próprios do Município e vão somar ao armamento que já existe na GM. “Estamos melhorando a estrutura de toda segurança pública de Foz do Iguaçu e dando aos nossos guardas a possibilidade de estarem melhor preparados para as operações do dia a dia, sendo no combate ao crime ou à violência”, destaca o secretário. Segundo o secretário, as novas armas são mais modernas, representam um avanço da Secretaria de Segurança Pública nas ações de prevenção em toda região de fronteira e fazem parte do programa de reaparelhamento da GM. 






COOPERAÇÃO TÉCNICA - GUARDA MUNICIPAL E POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL


Durante a reunião, também foi assinado o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Polícia Rodoviária Federal, através de 12 links cedidos da GM para a PRF, permitindo acesso ao programa de videomonitoramento, melhorando ainda mais o trabalho de segurança na região da Ponte Internacional da Amizade. A PRF vai somar forças com a GM durante as obras de reforma da ponte, fiscalizando o trânsito e ocorrências em pontos estratégicos na BR 277.


RELATÓRIO GM

Na sequência da reunião, a Guarda Municipal fez uma exposição do balanço realizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, com relação aos indicadores de desempenho, atividades e projetos da GM, nos períodos que compreende os dois últimos anos da gestão anterior e os dois primeiros da atual administração do Município. De acordo com o secretário municipal da pasta, Cleumar Farias, “o relatório aponta um crescimento do trabalho realizado pela Guarda Municipal de Foz, estando mais atuante no combate à violência e à criminalidade, atendendo mais ocorrências e mais participação em eventos que a comunidade solicita”, disse o secretário.


A pesquisa mostrou que em 2013 e 2014 a GM realizou cinco mil ocorrências a mais do que em 2011 e 2012, “se fazendo mais presente em todas as situações”, destacou Cleumar. 

Segundo o secretário, outro crescimento foi com relação à apreensão de tóxicos, pois foram apreendidas mais drogas nos dois últimos anos, do que nos dois anteriores. 


O BALANÇO MOSTRA


302 kg de maconha em 2011/2012, e 4.589kg em 2013/2014; 
1.800 kg de cocaína em 2011/2012 e 50.711 kg em 2013/2014
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Foz, também ocorreram mais fiscalizações de trânsito e mais policiamento em eventos sociais e apoio a outros órgãos da Prefeitura e da comunidade. “Percebemos que o desempenho da GM está significativamente maior. Estamos nos esforçando para fazer um bom trabalho, atender bem à população de Foz do Iguaçu e zelar pela qualidade de vida todo cidadão”, destacou o secretário Cleumar.


NUCRIA

A delegada do Nucria, Monica Feracioli, explicou que os crimes envolvendo crianças e adolescentes são tratados com sigilo, os casos não são expostos para preservar a vítima e seus familiares. O ambiente da delegacia do NUCRIA é diferenciado para que a vítima se sinta mais confortável no momento de sua acolhida. Em 15 de Dezembro de 2014 NUCRIA completou 10 anos de atividades em Foz do Iguaçu, realizando inúmeras ações dentre elas: Orientações aos proprietários de Móteis. Orientações e panfletagens no EADI-Sul e avenidas importantes da cidade. Operações de fiscalizações em Móteis e locais de possíveis exploração sexual Infanto-juvenil. Para a realização de DENÚNCIAS ligue 3524-0396 ou Disque 100. Endereço: Avenida Brodoski, 169 Vila A. 


CORDENADORIA DE ANALISE E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PARANÁ

Na reunião também foram pontuadas as atividades desenvolvidas pela Gestão Integrada de Fronteira no ano de 2014 e apresentado um relatório de indicadores criminais da Secretaria de Segurança do Estado.

De acordo com o relatório, o índice de homicídios, roubo, furto, tráfico, contrabando e descaminho têm diminuído consideravelmente em Foz do Iguaçu. 

Em 2013 foram constatados 119 homicídios, sendo que em 2014 o número caiu para 90. 
Em relação a veículos recuperados, o relatório apontou que em 2013 foram 425 em 2014, 734 veículos foram recuperados.

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA INFOGGI EM FOZ DO IGUAÇU
O InfoGGI ,Sistema de Informações sobre Gabinetes de Gestão Integrada é um aplicativo idealizado que vem para somar e auxiliar os gestores dos GGIs. Ele disponibiliza funcionalidades para o planejamento e registro de reuniões, câmaras técnicas e temáticas, o acompanhamento das ações pactuadas, emissão de relatórios das atividades do GGI, além de ser uma rede de contatos dos GGIs existentes pelo Brasil e um canal entre o GGI e a Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário