SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Guarda Municipal de Vila Velha, ES, faz treinamento com arma de fogo

Academia de Polícia Civil vai aplicar o treinamento na Prainha.
A partir de agosto eles estarão armados nas ruas do município.

Do G1 ES, com informações de A Gazeta

Os agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, na Grande Vitória, começam a fazer nesta quarta-feira (22) treinamento com arma de fogo. A partir de agosto eles estarão armados nas ruas do município.

Atualmente, dos 184 agentes, 76 têm o porte da pistola calibre ponto 380 e já tiveram aulas teóricas sobre o uso de arma de fogo.

A Academia de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Acadepol) vai aplicar o treinamento na sede do 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha.

Ao todo, serão 538 horas de aula para cada agente municipal. “Ao final do curso, eles vão ter disparado 400 tiros, durante o treinamento”, afirmou o prefeito, Rodney Miranda.

Ele disse que os guardas estarão preparados, inclusive psicologicamente, para lidar com situações que requeiram o uso de arma de fogo. “Eles não estão começando do zero. Os três meses são a requalificação desses agentes”, afirmou Rodney Miranda.

O tempo de treinamento é equivalente aos da Polícia Civil e da Polícia Federal, de acordo com o prefeito. “Eles estão muito bem treinados. É um curso de excelência. Está dentro da grade curricular da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública)”, reforçou o prefeito.

Estrutura

Atualmente, os agentes da Guarda Municipal de Vila Velha têm duas atribuições básicas. Uma é a atuação no trânsito, com poderes inclusive de multar. Outra é no auxílio à segurança pública.

Além da arma, os agente usam coletes à prova de balas e 100 sparks, as armas de choque.

Desde 2011, uma lei municipal já instituía o uso da arma de fogo pelos guardas municipais. De todo o quadro, 76 já utilizavam. Será a primeira vez, desde a lei, que todos os agentes terão porte.

Segurança

Prestes a assumir a Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito de Vila Velha, o tenente-coronel Alexandre Ramalho avalia que o uso da arma de fogo pela guarda municipal vai trazer mais segurança para os agentes e ajudar na intimidação da ação de criminosos.

“Vamos identificar o que está sendo feito, entender o contexto, destacando que segurança pública não é só polícia. Vamos ter maior integração com outras secretarias", disse Ramalho.

O tenente-coronel disse que o uso da arma será em casos extremos. “É a qualificação que eles tiverem que vai justificar o uso. Vai haver situações que vão demandar arma de fogo. Tem que ser em casos extremos, mas o seu uso contribui para a segurança dele e dos outros além de intimidar”, explicou

* Com informações de Katilaine Chagas, do Jornal A Gazeta.
Guarda Municipal de Vila Velha faz treinamento com arma de fogo 
(Foto: Marcelo Prest/A Gazeta)

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/07/guarda-municipal-de-vila-velha-es-faz-treinamento-com-arma-de-fogo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário