SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sesp/ES e Exército retiram 81 armas de fogo de circulação



Com foco no combate ao comércio ilegal de armas de fogo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), em parceria com os militares do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, apresentou os resultados da Operação Smith & Wesson 3, realizada na manhã desta terça-feira (17), em Linhares, que tirou de circulação 81 armas de fogo e 8.442 munições que estavam sendo vendidas de forma irregular.

Foram apreendidas durante a operação conjunta 81 armas de fogo, sendo 40 armas de longo alcance e 41 tipo pistolas e revólveres; 9,7 kg de pólvora negra, oito mil espoletas, 8.442 munições de diversos calibres e diversos produtos controlados em geral. Este material ficará apreendido no 38º Batalhão de Infantaria. 

O material apreendido foi apresentado durante entrevista coletiva com as presenças do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; do comandante do 38º Batalhão de Infantaria, coronel Edson Hiroshi; do subsecretário de Inteligência e Integração Correcional da Sesp, delegado José Monteiro Junior; e a delegada-chefe do Nuroc, Lana Lages.

As investigações realizadas em conjunto pelo Exército e Nuroc demonstraram que uma empresa de comércio de armas e munições se utilizava de seu Certificado de Registro para efetuar o comércio ilegal de produtos controlados, tendo como destinatário final o mercado voltado ao abastecimento do mundo do crime, fomentando crimes de homicídio, tráfico de drogas, contra o patrimônio, dentre outros de natureza cruel e violenta.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou a importância da parceria com o Exército Brasileiro na retirada de armas de fogo de circulação. “O 38º Batalhão de Infantaria está atento à comercialização de armas de fogo em todo o Estado e tem atuado no sentido de retirar desses locais o material que não conta com a regularização adequada. Esta ação de hoje, realizada em conjunto pelo Nuroc, é parte do nosso trabalho com foco para a redução dos homicídios em todo o Espírito Santo.”

Com a operação desta terça (17) - que contou com a presença de militares do Exército Brasileiro, assim como agentes e delegados do Nuroc - já foram suspensos provisoriamente quatro certificados de registro de estabelecimentos somente em 2015. Com a efetivação da medida judicial, o estabelecimento comercial alvo da operação não possui mais autorização para o comércio de produtos controlados (armas de fogo, acessórios e munições), podendo apenas comercializar artigos diversos (materiais esportivos, de caça, pesca, dentre outros). 

As investigações prosseguem, podendo haver novas fiscalizações, efetivação de medidas restritivas administrativas e judiciais, assim como prisões nos próximos dias.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário