SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

[TACROOM] QUAL SUA EMPUNHADURA?


Hop!

Moçada, considero o tema de hoje bem interessante, pois o mesmo já foi amplamente discutido no "mundo real" (deixarei alguns links no final do texto), mas quando o transplantamos para nossa realidade de praticante de Airsoft, qual será - realmente - sua relevância?

Certamente o praticante um pouco mais interessado já está cansado de ver "vídeos táticos" dos mais diversos: Magpul Dynamics, Panteo, Vickers Tactical, Polenar Tactical, Team Zero, Mil-Spec-Monkey e por ai vai. As opções são imensas e disponíveis - em sua grandessíssima maioria - de forma gratuita no Youtube.

Nesses vídeos podemos ver diversos estilos e maneiras de "segurar" o equipamento (ama longa) , mas a pergunta que fica no ar, é: para o praticante de Airsoft, qual seria a mais indicada?*

A resposta é clara: DEPENDE!

No mundo real, onde os projéteis são impulsionado pelos gases decorrentes da queima dos grânulos de pólvora, existe uma reação (recuo!) que não está presente nos equipamentos de Airsoft. Ainda que você leve em consideração as AEG com Blow Back, tal recuo é tão insipiente e ineficaz que podemos considerá-lo como desprezível, não alterando, portanto, a trajetória da munição (BB) após seu disparo.
Um ou cem disparos irão na mesma direção.

*OBS.: Neste artigo não falaremos sobre posicionamento corporal (caçador, lateralizado, etc), nem da coronha, tampouco sobre o da cabeça junto à coronha no momento do disparo. Nos fixaremos tão somente na mão reativa, conhecida também como "mão fraca". Deixamos de fora (propositalmente) o acessório conhecido como "grip", falaremos sobre ele mais tarde.

==================================================================

Isto posto, iremos nos basear em três formas distintas:

1) Mão reativa - "C" Clamp ("Chris Costa style")
2) Mão reativa - Rodesiana (Polegar indexador)
3) Mão reativa - MagWell 

1) "C" CLAMP

Chamada assim pela semelhança que a mão reativa tem com um uma "braçadeira C".
O objetivo desse "abraço" sobre o handguard (no armamento real), é a realização de resistência contrária à direção do recuo (que tenderá, devido ao vetor força, fazer o cano do armamento "subir") dificultando a retomada e correto engajamento do alvo.

Faça o exercício: mentalize e compare sua mão (de frente, em posição "C") com essa braçadeira e veja a semelhança! :-P 

"Senhor X" e seu "C" Clamp!

Para a nossa prática não tem função alguma, haja vista o recuo nulo de 95% dos equipamentos (a não ser que você seja um feliz possuidor de uma GBB Inokatsu). Portanto, caso o jogador opte por esta opção ela será puramente ESTÉTICA ou pelo CONFORTO.

2) RODESIANA

Não sei exatamente a história desta, creio que tenha uma relação direta como os soldados a utilizaram na Guerra Civil da Rodésia. Uma característica latente desta opção é a utilização do "dedão" (polegar) como uma "ferramenta indexadora", uma espécie de "mira" que perseguirá seu alvo "apontando" diretamente para ele. Digamos que seja mais um fator a auxiliar o jogador no correto engajamento.

Notem a empunhadura e o polegar indexador!

Selous Scount em exercício, mais uma vez com o polegar indexador

Para a prática do Airsoft, considero esta opção BEM interessante, sendo perfeitamente adaptável à nossa realidade. Além de tudo, é bem natural, bastando a palma das mãos + demais dedos ficarem no formato de "concha" (travando o handguard entre eles) e deixando o polegar livre para indexar.

3) MAGWELL

Esta é, eu diria, a empunhadura mais confortável de todas, pois mantêm o cotovelo flexionado e próximo, permitindo que seu braço (tríceps) fique também apoiado na lateral do seu corpo. Além disso, existem diversos acessórios que visam melhorar a pegada, tornando mais orgânico e permitindo maior contato com o "fosso do carregador" (para armas de pressão da família M4)

Empunhadura de Magwell - Realmente bem confortável.

Lego para adultos!

==================================================================

Neste momento creio que você já "chegou à uma conclusão", optando pela forma desejada (apenas analisando o que foi exposto até agora), todavia, existe UM FATOR - ao meu ver - que é preponderante e que pode mudar a forma como verificamos tudo que foi mostrado acima, que é: O nível de extensão do cotovelo + local onde a mão reativa irá segurar nohandguard!

Uma característica comum entre a "C" Clamp e Rodesiana é a extensão do cotovelo da mão reativa, algo que faz diferença significativa na velocidade da aquisição dos alvos, principalmente se sua AEG for de grandes dimensões, por exemplo, uma M16A2. 

Querem ver?

Tal afirmação remete-nos ao sistema de alavancas (alguém lembra?), que são basicamente 3, a saber:

- Interfixa
- Inter Resistente
- Interpotente

Desprezaremos a interfixa pois não nos atende, vamos considerar as demais:

ALAVANCA INTER RESISTENTE:



Notaram a semelhança? Percebam que quanto mais extendo meu cotovelo, mais minha mão reativa tende a segurar mais à frente do handguard, gerando MAIOR CONTROLE na aquisição (engajamento) de múltiplos alvos!

ALAVANCA INTERPOTENTE:


Neste exemplo, temos uma característica maior de alavanca Interpotente, o que - provavelmente - dificultará a aquisição de múltiplos alvos!

Comparem as duas imagens e vejam que a resistência entre elas muda sensivelmente a depender de onde a mão reativa é inserida (distância) do handguard da AEG.

Façamos o exercício mental: Mr. das Galaxias, em deslocamento rápido (corrida) do ponto A ao ponto B, ao parar, precisa engajar (no menor espaço de tempo possível) dois alvos equidistantes entre si. 

Nesta prova ele estará equipado com uma Barret M107!

Pergunta: Vocês acham que a velocidade do engajamento (devido ao tamanho do equipamento) se dará melhor em qual das empunhaduras apresentadas?

a) "C" Clamp ou Rodesiana (vamos condensar as duas para facilitarmos o raciocínio)
b) Magwell?


É óbvio que o exercício proposto é exagerado, seu objetivo é ilustrar a diferença que há entre uma empunhadura e outra! O que não pode haver (tanto na "C" Clamp quanto Rodesiana) é a hiperextensão do cotovelo, causando desconforto e possíveis dores articulares.

Para AEG´s de menores proporções (como PDW ou submetralhadoras) fica mais difícil executar o "C" Clamp ou Rodesiana (por motivos óbvios). 
Em contra partida, com o tamanho reduzido do equipamento, a empunhadura "Magwell" não será ruim!

Percebam que na imagem abaixo, caso o operador queira mudar de "Rodesiana" para "Magwell", basicamente terá apenas que rotacionar seu punho, onde praticamente não haverá mudança significativa na alavanca empregada.


Por fim, para ilustrarmos melhor, deixo um vídeo (Airsoft!) que traz algumas considerações sobre o que foi dito até o momento:

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:
Galera, algumas pequenas considerações para fecharmos (impossível esgotar o assunto em um único post!) 

- Nem todo equipamento é possível a utilização do "C" Clamp de forma confortável. No caso dohandguard da família AK (e suas variantes), por seu formato ser mais "achatado" (e não cilíndrico, como no caso das M4 / M16) a empunhadura ficará mais difícil. Desta forma, adapta-se com a Rodesiana

Handguard "grande" ou "achatado" de modelos diferentes da família M4 / M16 podem ser um complicador para determinadas empunhaduras.

- Uma crítica relevante ao "C" Clamp e Rodesiana, é a redução da visão periférica. Como seu braço tenderá ficar paralelo ao solo, com cotovelos estendidos e mãos o mais à frente possível, sua visada lateral (contrária à sua mão forte) ficará comprometida.

Visão periférica - lateral esquerda - comprometida.

- Mesmo que tenha achado "blá blá blá" tudo dito anteriormente, largue o joystick, tire a bunda da cadeira e vá treinar pra verificar qual melhor opção se encaixa à você!

FINALIZANDO:

Este post (como todos os demais aqui do TACROOM) não tem como objetivo ser VERDADE ABSOLUTA, muito menos DOUTRINAR NINGUÉM! Neste espaço são expostos pensamentos, considerações e avaliações de um praticante de Airsoft, ponto.

As imagens de profissionais com armas de fogo é pura e simplesmente uma forma CÔMODA de demonstrar o que quero, é muito mais fácil encontrar imagens com essas características (operadores reais) do que com praticantes, entretanto, vale o grifo de que - por essas bandas -continuamos falando de Airsoft!

Quanto ao assunto deste post, MINHA OPÇÃO tem sido pela "C" CLAMP, todavia, é FATO que além do conforto e eficácia da "técnica empregada", o AMBIENTE também será um fator preponderante na escolha de qual usar! É praticamente impossível ficar ajoelhado por muito tempo - em um pequeno - espaço na posição "Rodesiana"! Seus ombros irão doer, seu ante-braço irá formigar e você logo irá perceber que basta utilizar a MAGWELL (apoiando o cotovelo sobre a coxa) para que o conforto retorne e você possa passar muito tempo cobrindo sua zona de responsabilidade, cansando-se o mínimo possível!

E, pra fechar, gostaria de parafrasear um grande amigo, que em todos seus cursos e exposições acerca de alguma técnica (seja esta nova ou velha), diz: NÃO SE APAIXONE PELA TÉCNICA! 
Aprenda, guarde em sua caixa de ferramentas, contextualize e utilize o que aprendeu em um momento oportuno!

Alguns links para consulta:

http://loadoutroom.com/5695/the-over-exaggerated-c-clamp-grip-hype-or-not/
http://www.thefirearmblog.com/blog/2014/07/10/analyzing-exaggerated-c-clamp-grip/
http://modernserviceweapons.com/?p=4200
http://www.tacomaworld.com/forum/military/239691-c-clamp-grip-m4-ar-15-style-rifles.html
http://www.breachbangclear.com/tactical-fanboys-and-tactical-curmudgeons/
http://savedrounds.net/tag/larry-vickers/

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=tYjitNIEmzw
https://www.youtube.com/watch?v=j1Mtk7rj-XQ
https://www.youtube.com/watch?v=59R8eOCNwhk

Espero que tenham gostado!

Força & Honra!

Aranha

fonte: http://tacticalroom.blogspot.com.br/2014/11/tacroom-qual-sua-empunhadura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário