SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sábado, 27 de junho de 2015

Operação Clivium desarticula organização criminosa na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS

Operação Clivium desarticula organização criminosa na Região Metropolitana - 
Foto: Polícia Civil - Imprensa

Na manhã desta quinta-feira (25/06), a Polícia Civil através da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (1ªDPRM-Gravataí), coordenada pelo Delegado Regional Eduardo Hartz, desencadeou a Operação Clivium com o objetivo de combater o tráfico de drogas desarticulando uma organização criminosa que atuava na região metropolitana. Foram cumpridos 107 mandados de prisão temporária e 86 mandados de busca e apreensão nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Porto Alegre.

Segundo as investigações, que duraram 11 meses, o principal local de atuação desse grupo criminoso era a rua da ladeira, no bairro Morada do Vale II em Gravataí. Na atuação de hoje, foram presas 23 pessoas. Segundo o delegado Eduardo Hartz, esse grupo era bastante organizado e estruturado. “Foi possível identificar todos os níveis hierárquicos do grupo, desde os vendedores de rua, passando pelos gerentes e distribuidores, até os líderes, bem como os responsáveis pela ocultação dos bens oriundos da atividade criminosa”, relata o delegado Hartz. Por determinação judicial, já foram sequestrados um terreno e 30 carros, dentre eles dois caminhões que pertenciam aos integrantes do grupo criminoso. Além disso, 48 contas bancárias já foram bloqueadas.

Ao longo das investigações 37 pessoas já haviam sido presas, incluindo os líderes da organização criminosa. Na operação de hoje foram apreendidas duas pistolas 9mm, um revólver, munições, um quilo de maconha, três mil reais em dinheiro, um caminhão, seis veículos e cinco motocicletas.

O Chefe de Polícia, Delegado Guilherme Yates Wondracek, destacou a importância da ação de hoje que desarticulou um grupo de criminosos, atingindo também a sua estrutura financeira com o sequestro de vários bens provenientes de ações criminosas. O delegado Marcelo Moreira, Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, ressaltou que a realização da operação se baseou na investigação de uma única organização criminosa, onde foram utilizadas modernas técnicas de investigação.

A Operação Clivium contou com a participação de 619 policiais civis da capital e região metropolitana, com o Serviço de Apoio Aéreo da Polícia Civil e do Grupo de Operações Especiais (GOE). Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí. Após os procedimentos de polícia judiciária, serão encaminhados ao sistema prisional.

Delegada Clarissa Lopes
Escrivão Adriano Remião
Escrivão Jorge Felipe
Inspetora Larissa Beretta
Inspetor Fabiano Costa

fonte: PC/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário