SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Denarc apreende 14,1 toneladas de maconha na zona norte de São Paulo - atualizado


No total, foram apreendidos 14.124,150 quilos de maconha





Atualizado às 19h42

O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, parabenizou a equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE) do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), pela apreensão de 14,1 toneladas de maconha no bairro de Jaraguá, zona norte da Capital. Oito pessoas flagradas com o carregamento foram presas, nesta terça-feira (16).

“Quero parabenizar toda a equipe do Denarc,” disse o secretário. “Isso mostra a diretriz de combate às drogas no Estado de São Paulo, que é a investigação e inteligência para grandes apreensões”, completou.

De acordo com o secretário, somente nos últimos seis dias foram apreendidas 18 toneladas de maconha, a mesma quantidade que já havia sido recolhida entre janeiro e abril. “Neste quadrimestre as apreensões de drogas foram 20,6% maior que no mesmo período do ano passado”, explicou.

A Polícia Militar apreendeu, na sexta-feira (12), cerca de 3 toneladas de maconha na Vila Maria, zona norte de São Paulo. Um dia antes, a Polícia Civil havia recolhido 1,1 tonelada da mesma droga, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Moraes explicou que a polícia conseguiu um grande feito com essa investigação e apreensão dos tijolos do entorpecente vindos do Paraguai. Segundo ele, a dificuldade para abordar um caminhão com esse tipo de carregamento aumenta mais depois que ele passa pelas fronteiras.

“A fronteira é grande, mas para uma carreta entrar com drogas no país os caminhos são poucos. Já, na hora que ele entra no Brasil, as estradas são inúmeras e o número de caminhões também”.

De acordo com Moraes, a apreensão dos 14.124,150 quilos de maconha resultou num grande prejuízo aos criminosos. “Nós conseguimos dar um golpe financeiro muito grande no tráfico de drogas”, disse. “No atacado, o valor provável dessa droga seria R$ 15 milhões, mas no varejo seria em torno de R$ 50 milhões”.

Investigação

Os policiais investigavam a rota do transporte de entorpecentes para comercialização na Capital e Grande São Paulo. Após dois meses, a equipe identificou o galpão e estacionamento na Rua Antônio Moniz Barreiros.

Foram realizadas campanas de dois dias para monitorar o local, que funcionaria como terminal para a distribuição em atacado do entorpecente.

De campana, os policiais viram a chegada de três caminhões e um carro ao local. Em seguida, os integrantes da quadrilha passaram a descarregar a droga, que estava escondida em meio a uma carga de 16 mil quilos de soja.

“O trabalho da polícia vem sendo feito com paciência, inteligência, aguardando o momento certo para dar golpes importantes”, afirmou o secretário.

Segundo o diretor do Denarc, Ruy Feraz Fontes, a operação partiu de investigações de veículos suspeitos vindos do Mato Grosso do Sul. O caminhão carreta que trouxe os tijolos tinha placas daquele estado. “A droga iria para várias regiões do Brasil, mas 80% dessa carga ficaria aqui na Capital”.

Celina Oliveira e Erika Rios
fonte: SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário