SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sábado, 20 de junho de 2015

Guardas municipais do Paraná estão reunidos em Curitiba






I Workshop dos Comandantes de Guardas Municipais do Paraná, no Salão de Atos do Barigui. Curitiba, 19/06/2015 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Padronização, formação e qualificação das corporações são os principais assuntos abordados no 1.º Workshop de Comandantes das Guardas Municipais do Paraná, que acontece nesta sexta-feira (19), em Curitiba, no Parque Barigui.

O objetivo do encontro é discutir as novas diretrizes propostas pela lei 13.022/ 2014, que entre outras providências confere poder de polícia preventiva às guardas municipais. Ao final do evento, será elaborada uma carta de Curitiba, com o resumo das intenções debatidas ao longo do encontro.

“A polícia de prevenção deve ser cada vez menos letal e mais social”, comenta o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho. Embora todos os guardas que trabalham nas linhas de frente em Curitiba tenham direito ao uso das armas, eles recebem treinamento adequado, com enfoque ao uso escalonado de força.

“O treinamento os ensina a não precisarem a usar a arma de fogo”, explicou Carvalho. Embora os agentes sejam capacitados sobre o manuseio correto do equipamento, o que inclui saber atirar em pontos não vitais, por exemplo, eles somente utilizam o armamento em casos extremos. “Da palavra à pólvora há um longo caminho que eles são treinados a saber percorrer”, disse o diretor.

A realização do workshop em Curitiba, segundo ele, reafirma o papel da corporação local como modelo para guardas municipais de outras cidades. “Várias outras guardas têm replicado as nossas ações devido à qualidade e à inovação que apresentamos, principalmente em ações de prevenção e formação”, disse Frederico.

O subcomandante da Guarda Civil de Paranaguá, Gerson Nunes Pereira, confirmou e disse que a corporação tem se espelhado em muitas ações, forma de estruturação e projetos da Guarda de Curitiba. “Entre outros, já implantamos o canil, a Patrulha Maria da Penha e o modelo de policiamento comunitário inspirados em Curitiba", disse o subcomandante.

Pereira comentou ainda o apoio que a corporação de Paranaguá tem recebido da Guarda de Curitiba. “Temos uma parceria muito forte nos cursos e em todo o material pedagógico que utilizamos com o nosso efetivo”, disse. A Guarda de Paranaguá, no litoral do Estado, conta com 323 servidores na ativa.

O secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Eduardo Prado, também participou do workshop. Ele destacou a importância da integração entre Curitiba e os 29 municípios da Região Metropolitana, que representam um terço da população do Estado.

“Essa integração tem sido constante para a Guarda Municipal de Curitiba que inclui as guardas dos outros municípios em suas ações de planejamento e capacitação”, comentou.

fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/guardas-municipais-do-parana-estao-reunidos-em-curitiba/36763

Nenhum comentário:

Postar um comentário