SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Polícia Civil/RS deflagra operação e desarticula quadrilha de roubo a residências






Nesta sexta-feira (18/10), foi deflagrada a operação Pedras Brancas, através da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, com apoio das DP's de Guaíba e Barra do Ribeiro. A ação tem o objetivo de desarticular uma quadrilha de roubo a residências e estabelecimentos comerciais. Foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão preventiva e temporária na Capital e região metropolitana. A operação de hoje ainda contou com o apoio da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Foram apreendidos diversos produtos de roubo, como joias, celulares, notebooks e roupas de vítimas. Também foram apreendidas três espingardas e dois revólveres, farta munição de diversos calibres, dois veículos e uma dinamite. Na casa do líder da quadrilha foi localizado uma arma municiada, binóculo e miguelitos, material provavelmente utilizado nos assaltos. Segundo o delegado Alencar Carraro, que coordenou a operação, os líderes do grupo pertencem a uma mesma família, sendo que as mulheres do núcleo familiar eram utilizadas para venderem os objetos roubados.

A investigação, que durou cerca de seis meses, apurou que detentos do regime semi-aberto faziam parte da quadrilha. Um dos líderes do bando, S.C, estava usando uma tornozeleira eletrônica no momento de sua prisão, o que possibilitou monitorar seus movimentos, conforme o delegado. Já são 14 inquéritos instaurados que apuram os crimes cometidos por esse grupo criminoso. No total, foi efetuada a prisão de 42 pessoas e apreensão de quatro adolescentes.

Segundo a delegada Karoline Calegari, titular da DP de Barra do Ribeiro, onde a quadrilha também atuava, a ação de hoje é significativa pois trará de volta a tranquilidade para a população da região, principalmente da área rural. O cumprimento dos mandados ocorreu nos seguintes municípios: Porto Alegre, Guaíba, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Sertão Santana, Viamão e Portão. Participaram cerca de 200 policiais civis, 40 policiais militares e 25 policiais da PRF, bem como houve o apoio aéreo do helicóptero da Polícia Civil.

Os presos foram encaminhados à Central de Polícia de Canoas onde foram realizados os procedimentos legais e após, serão encaminhados ao sistema prisional. Na coletiva de imprensa, estava presente o Chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, que ressaltou a importância da ação integrada das forças de seguranças. Também ´participaram o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Vicente Vargas Nunes, o diretor da 2ªDPRM, delegado regional Eduardo Azeredo, os delegados Alencar Carraro e Karoline Calegari, chefe da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marcelo Remião e o comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, capitão Valdeci Rocha .
 
Del. Clarissa Lopes
AR
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário