O agente de polícia do Grupo de Operações Táticas (GOT), Rodrigo Antônio Menezes, é o primeiro capixaba a ter a qualificação de Técnico Explosivista. Ele participou do 4° Curso Técnico de Explosivos (IV CTEx), ministrado pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
As instruções tiveram início no dia 17 de fevereiro e foram concluídas no útlimo sábado (07) com carga horária de 518 horas/aula. Durante o treinamento, o agente de polícia participou de dois acionamentos reais: uma suspeita de bomba na estação do Metrô de General Osório, em Ipanema, e a varredura nas instalações da Granja Comary, em Teresópolis, onde a Seleção Brasileira permanecerá durante a Copa do Mundo 2014.
Segundo informações do titular do GOT, delegado Eduardo Khaddour, a formação deste policial é consequência da constante qualificação dos integrantes do grupo. “Ele será um multiplicador do conhecimento adquirido para os demais integrantes do GOT e de outros policiais civis, já que as instruções serão repassadas no II Curso de Operações Policiais (COP), que será realizado no segundo semestre deste ano”, informou o delegado.
Khaddour também relatou que o curso contribuirá para implementação do Esquadrão Antibomba do Estado. “Essa atividade policial é de extrema importância, principalmente devido aos grandes eventos esportivos que ocorrerão no país. Ele será responsável por realizar intervenções em artefatos explosivos improvisados e convencionais em todo o Estado, elaborar relatórios técnicos, vistorias antibombas e assessoria a outros órgãos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social”, ressaltou o responsável pelo GOT.
A grade curricular do curso contou com matérias como: Normas de Segurança; Química dos Explosivos; Acessórios de Detonação; Artefatos Explosivos Industrializados (EODs); Legislação de Explosivos; Doutrina Antibomba; Artefatos Explosivos Improvisados (IEDs); Ameaça e Varredura; Perícia Pós-Explosão; Laudo Técnico e Desminagem.
Fonte: Assessoria de Comunicação Polícia Civil/ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário