UNIDADES ESPECIAIS - TIGRE
TÁTICO INTEGRADO DE GRUPOS DE REPRESSÃO ESPECIAL
Grupo TIGRE
É a elite da Polícia Civil do Paraná, altamente especializada e que carrega um currículo invejável. Em quinze anos de atuação, todos os casos de sequestro foram solucionados com as vítimas libertadas em segurança sem que os resgates fossem pagos e com os criminosos presos.
A receita do sucesso?
Determinação, disciplina, eficiência, agilidade e principalmente comprometimento com o trabalho. Os policiais são preparados com excelência tanto física quanto psicologicamente. Os treinamentos são diários e seguem a doutrina mundial dos grupos especializados em resgate de reféns. Um rigoroso e detalhado preparo em tiros de precisão, escalada, rapel, mergulho, primeiros socorros e artes marciais. Tudo isso é rotina para a equipe de policiais do Tigre.
Para fazer parte deste grupo é necessário passar por várias etapas - enfrentar o concurso público e o curso de formação na Escola Superior de Polícia Civil do Paraná. Depois, a vida pessoal do policial passa por uma rigorosa análise, ele enfrenta ainda uma entrevista e por último o rigoroso curso de Operações Especiais. É esta última etapa que vai determinar se realmente o policial está apto e tem o perfil para fazer parte da equipe.
Este curso especial tem duração de um mês. A ordem é a superação de limites, o espírito de equipe, sem dar chances para o erro ou o cansaço. Este curso é tão procurado que centenas de policiais civis, militares e federais de todo o Brasil aguardam ansiosamente uma vaga para aprender as técnicas utilizadas pelo Grupo Tigre.
Criado em 1990, depois de uma seqüência de seqüestros registrados no Paraná, o Tigre se tornou um grupo de referência no país. Na época a idéia era a de preencher um espaço existente dentro da Polícia Civil, para uma equipe especializada em resgate de reféns. Hoje, o grupo trabalha especificamente em casos de roubo, cárcere privado, extorsão mediante seqüestro e rapto – sempre onde há reféns envolvidos com ou sem pedidos de resgate.
Além das ações de resgate, os policiais também dão apoio a outras unidades da Polícia Civil em operações de
alto risco.
FONTE: SSP/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário