Material foi apreendido por meio de mandado de busca e apreensão.
Fazendeiro foi preso em flagrante por posse ilegal de armas.
Do G1 RR
Armas foram apreendidas, por meio de mandado de busca e apreensão, no interior de Roraima
(Foto: Dedson Machado/Sesp)
O fazendeiro e empresário Jurandir Ribeiro de Melo, de 62 anos, foi preso em flagrante por posse ilegal de armas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Roraima, a ação ocorreu nesta segunda-feira (30), pela Polícia Civil do município de Mucajaí, em cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado em três residências da região.
Conforme a Secretaria, a ação é coordenada pela delegada titular de Mucajaí, Edneia Chagas e contou com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI) e de policiais da delegacia do Cantá e Grupo de Resposta Tática (GRT).
De acordo com a delegada, o mandado de busca e apreensão contempla todas as propriedades do fazendeiro, que são uma casa na sede de Mucajaí, uma fazenda na Vicinal II e outra na vicinal 14, todas na região do Rouxinho.
Ela explicou que o mandado de busca judicial tem como principal alvo a apreensão de armas. A ação é em decorrência de uma investigação que já foi concluída, por posse irregular de arma de fogo, em que o fazendeiro Jurandir de Melo foi indiciado pelo crime.
Ao longo das investigações os policiais descobriram que além das duas armas apreendidas anteriormente e que estavam com o registro vencido, o fazendeiro tinha ainda mais quatro armas de fogo registradas na Polícia Federal, sendo duas espingardas CBC calibre 20 e dois revólveres calibre 38.
"Em interrogatório, o fazendeiro disse que havia perdido essas quatro armas, mas a Promotoria não se convenceu e determinou a busca e apreensão, que foi acatada pela Justiça", esclareceu Edneia.
Ação policial
Na casa do fazendeiro, na sede de Mucajaí, os policiais encontraram na cozinha, dentro do fogão, um revólver calibre 38, com seis munições intactas. Foram apreendidos ainda outros apetrechos como coldres e carregadores. A arma não tinha registro, segundo informou a delegada.
Na fazenda localizada na Vicinal II, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 20 e outra calibre 36. Foram apreendidas ainda 21 munições de calibre 20 e 11 munições de calibre 36 intactas. A arma calibre 36 não tem registro.
Os policiais, até às 14h não tinham retornado da fazenda localizada na Vicinal 14, do Rouxinho, uma região bastante afastada da sede de Mucajaí.
Prisão
A delegada Edneia destacou que por conta das armas encontradas nas propriedades do fazendeiro e que não têm registro ou os registros estão vencidos, foi dada voz de prisão a ele por crime de posse ilegal de arma de fogo. Como é um crime que cabe fiança, a delegada arbitrou fiança de dez salários mínimos, que foi paga pelo empresário. Ele vai responder ao procedimento em liberdade.
Crimes
Edneia Chagas relatou que no dia 26 de maio de 2013, dois caseiros que trabalhavam na fazenda localizada na vicinal II, pertencente ao fazendeiro foram vítimas de latrocínio [roubo seguido de morte] e são apontados como autores do crime Anderson Peres Bezerra, mais cohecido como 'Canela' e Marcos Gomes Rosa, conhecido por 'Bambu'.
Os dois homens foram contratados para trabalhar na fazenda e desde a prática do crime estão foragidos.
As vítimas Manoel Saraiva da Silva e Nilson Teixeira Albuquerque foram mortos a tiros e deles foram roubados roupas, dinheiro e telefones. As armas do crime nunca foram localizadas pela polícia e elas são de calibre similares aos que os policiais fazem buscas para apreender.
Fonte: g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário