As Polícias Civil e Militar do Pará estão representadas no 4º Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, que acontece em Oiapoque, no Estado do Amapá, até o próximo dia 31 de agosto. Os policiais paraenses Elinelson de Oliveira Silva, delegado da Polícia Civil de Óbidos, e Adelson Silva Dias, subcomandante da Polícia Militar em Almeirim, municípios paraenses na fronteira com o extremo-norte do Brasil, iniciaram, no último dia 12, o curso promovido pelo Ministério da Justiça, por meio do programa Enafron, da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp).
O objetivo é preparar os policiais que atuam em regiões de fronteira para servirem de multiplicadores das doutrinas e técnicas policiais empregadas em áreas de fronteira. O curso conta com a participação de policiais de 11 Estados da federação que estão localizados na faixa de fronteira com outros países, entre os quais, os Estados do Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Estado do Pará tem quatro municípios localizados na faixa de fronteira - Alenquer, Óbidos, Oriximiná e Almerim.
Essas cidades fazem fronteira com Guiana Francesa, Guyana e Suriname.
O curso conta na grade curricular com as disciplinas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Comunicações Policiais, Georreferenciamento Aplicado à Segurança Pública, Investigação Criminal, Gestão da Informação em Segurança Pública, Abordagem Policial, Identificação de Artefatos Explosivos, Princípios de Sobrevivência, Identificação de Fraudes Veiculares, Busca Veicular, Tiro Policial, Procedimentos Frente às Ocorrências Fronteiriças, Patrulha Policial, Direção Policial, Natação Utilitária, Policiamento Embarcado, Técnicas e Táticas para Confronto Armados, Técnicas e Táticas para Confronto Armados, Técnica de Entrevista, Técnicas de Imobilização e Condução, Reconhecimento e Identificação de Drogas.
Os representantes do Estado foram indicados pelas corporações pela experiência e incessante combate à criminalidade no Estado do Pará.
O Curso de Unidades Especializadas de Fronteira ocorre pela necessidade de propiciar a qualificação aos profissionais que atuam ou que atuarão nas fronteiras para constituir as unidades especializadas nas respectivas instituições de segurança pública, onde exercerão a prevenção e a repressão de ilícitos nos Estados que fazem fronteiras com os países Sul-Americanos.
Essas áreas são caracterizadas pela grandiosa extensão fronteiriça, pelo tráfico de drogas, armas, pelos produtos de contrabando e descaminho, pela saída de veículos furtados e/ou roubados, pelos crimes de evasão de divisas, tráfico de pessoas, animais silvestres, dentre outros crimes, que são cotidianos nestas áreas.
O curso conta, ainda, com a participação da Força Tatica Francesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário