SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Investigador do Grupo FERA da PC/AM participa de curso promovido pelo CORE/RJ

 
Dinor Castelo Branco, investigador do Grupo Força Especial de Regaste e Assalto (FERA), participou do 7º Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), realizado pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Rio de Janeiro (CORE), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
 
O curso aconteceu no período de 20 de maio a 29 de julho, com uma carga horária de 650 horas e teve por objetivo o aperfeiçoamento de ações táticas de combate ao crime, com especialidade em patrulha de alto risco no combate nas favelas. A finalidade é multiplicar os conhecimentos adquiridos para todos os integrantes do Grupo FERA em Manaus.
 
Durante o curso, Dinor, que foi submetido a uma seleção minuciosa para estar lá, participou de aulas teóricas, técnicas e práticas. Ao total, 28 policiais civis de vários estados do País foram escolhidos e iniciaram o processo, mas apenas 11 deles conseguiram concluir o treinamento.
 
 
Na primeira semana de atividades, 14 alunos desistiram do curso devido principalmente às grandes exigências, como privação de sono, alimento, além das 20 horas de aulas diárias.

 Dentre as principais instruções repassadas durante o treinamento: escalada em montanha, combate em favela, mergulho em alto mar, tiro de precisão (sniper), combate em recinto fechado (AQB), inteligência policial, arte marcial, direção defensiva, citando algumas.
 
As aulas foram ministradas pelos instrutores da CORE, Força Especial Americana (Marsok) e Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), além de convidados especiais, como o lutador de MMA, José Aldo.
 
De acordo com o investigador Dinor, este é um curso que leva os participantes a testarem seus limites do corpo, desde físico ao psicológico.
 
“Passamos 20 horas por dia em treinamento. São poucas horas para descansar. O nosso corpo sente isso e muitos não conseguiram concluir. Temos que vencer obstáculos como cansaço, distância da família e testes emocionais. Foi necessária muita determinação por parte dos alunos para conseguirmos chegar ao término. Agora me sinto na obrigação de passar para os meus companheiros do FERA tudo o que aprendi”, afirmou Castelo Branco.
 
A cerimônia de encerramento do curso foi realizada na Academia da Polícia Sylvio Terra (Acadepol), no Rio de Janeiro, e contou com a presença de alunos e autoridades da Polícia Civil de todo o Brasil.
 
Para o Coordenador do Grupo FERA no Amazonas, Delegado Arthur Lyra, que participou do COTE em 2008, o curso é de grande importância para o Policial Civil. “Ficamos felizes em ver que nossos policiais estão buscando essa capacitação. A Polícia Civil do Amazonas está se preparando para fazer a segurança de ventos de grande porte, como a Copa do Mundo”, declarou.
 
O Grupo FERA do Amazonas dispõe de cinco integrantes que tinham participado deste curso em 2008 e agora ganha o reforço de mais um servidor capacitado, aumentando a qualidade técnica do quadro efetivo do grupo de elite da Polícia Civil no Estado.

Foto: Reprodução Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário