SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

sábado, 30 de novembro de 2013

Preparação e seleção física de diversos soldados de elite ao redor do mundo.



google




Um verdadeiro soldado de elite deve ser em primeiro lugar inteligente o bastante para a sua função.
 
Tais soldados muitas vezes devem atuar em diversos ambientes e para isso usam aparelhos com tecnologia avançada, devem falar outros idiomas, saber sobre a natureza, possuírem boa habilidade manual ao manusear diferentes equipamentos, devem saber ler mapas, calcular, terem empatia, saberem se relacionar e ter uma força psicológica também desenvolvida etc. De nada serve um bruto lunático, atirando e causando baixas entre povos amigos. A verdade difere da fantasia.

Ao mesmo tempo, tais soldados devem ser verdadeiros atletas de elite, com habilidade motoras superiores as pessoas normais e aonde muitos homem irão desistir por terem o corpo ou a mente não fortes o bastante.

Aqui iremos falar sobre os testes de algumas das melhores unidades de elite do mundo, popularmente conhecidos pelos acrônimos TAF/EAF (teste ou exame de aptidão física em português brasileiro) ou em inglês CFT (Combat Fitness Test)/BFT(Battle Fitness Test) e Personal Fitness Test (PFT),sendo que estes diferenciam-se um do outro.

Serviço Aéreo Especial-Reino Unido

-Requisito base-boa nota no Personal Fitness Test (PFT),teste base de exercício físico do exército do Reino Unido(veja o teste aqui) que inclui pesos, flexão de braço, etc.

- Boa nota no Combat Fitness Test (CFT).Tal teste mais funcional inclui uma marcha em passo acelerado(brisk walking pace) aonde o tempo deve ser de 15 min por milha(1,60 km) carregando todo o equipamento incluindo armamento, o fuzil standard SA80.O percurso varia conforme a unidade mas varia de 6/ 8 milhas carregando o equipamento que varia de 15kg /25kg dependendo a unidade. Na seleção para o SAS o teste base é o da infantaria.(saiba mais aqui)

-Fan Dance.Essa é a real prova para os canditados que passaram a fase inicial que é realizada duas vezes ao ano,no inverno e verão.A Fan Dance é um teste de fitness e navegação nas montanhas sendo usado como o principal processso para a escolha dos canditados. Carregando uma mochila de 18 kg, um fuzil (5 kg) e uma garrafa de água o candidato deve percorrer 24 km em determinado tempo usando cartografia e navegação como guia.

-Long Drag.Se não eliminado o candidato realiza uma outra marcha de 64 km carregando agora 25 kg (não incluindo comida, água e rifle) e eles devem concluir o percurso em menos de vinte horas. Os candidatos são proibidos de usar trilhas estabelecidas e toda a navegação deve ser realizada por mapa, bússola e referências memorizadas.

Depois de aprovado na seleção o candidato realiza a fase de adestramento base,adestramento na selva e resistência a interrogatorios.O candidato pode ser eliminado a qualquer momento e mesmo depois de aceito pode ser eliminado no prazo de um ano.Se selecionado continua em treinamento para alguma aréa em particular mantendo-se constantemente atualizado. Aproveitamento de 20 em cada 200 candidatos.

A seleção dos candidatos do Special Boat Section(SBS) e Pathfinder(precurso paraquedista) do Exército do Reino Unido é similar,tendo a Fan Dance como fator decisivo para o candidato.
 
Grupo de mergulhadore de combate(GRUMEC)-Brasil
CORRIDA
SUBIDA NO CABO
AGACHAMENTO
BARRA
NOTA
2.800m
4m
90
8
6,0
2.900m
5m
100
10
7,0
3.000m
6m
110
12
8,0
3.100m
7m
120
14
9,0
3.200m
8m
130
16
10,0
 
 
ABDOMINAL
FLEXÃO
NATAÇÃO
NOTA
46
35
01min 55seg
6,0
50
45
01min 45seg
7,0
54
55
01min 35seg
8,0
58
65
01min 25seg
9,0
62
75
01min 15seg
10,0
 
a) Corrida: Consiste em correr a maior distância possível no intervalo de tempo de 12 minutos, em circuito pré-determinado e demarcado. Os candidatos, antes de iniciar a corrida, serão ser instruídos sobre o percurso, de modo a não invalidar o teste pela inobservância do trajeto.

b) Subida no cabo. Este teste consiste em subir no cabo, preso verticalmente, utilizando somente os braços. O resultado obtido será definido pela altura máxima atingida pela marca ultrapassada por ambas as mãos ou aquela em que o candidato buscou o auxílio das pernas, recebendo o número de pontos indicado na tabela.

c) Agachamento. Partindo da posição inicial em pé, mãos na cintura e pés ligeiramente afastados, o candidato deverá flexionar as pernas, com o corpo ereto e voltado para frente e retornar à posição inicial. A contagem se faz a cada retorno do candidato à posição inicial. A pontuação obtida será de acordo com a tabela e corresponderá ao número de movimentos executados no período de dois (2) minutos.

d) Barra. As flexões na barra serão realizadas com as palmas das mãos voltadas para frente (pronação). O exercício consiste em içar verticalmente o corpo, suspenso em uma barra horizontal, até que o queixo ultrapasse a altura da barra e são contadas entre a distensão total dos braços e sua flexão até que o queixo a atinja. Para alcançar a barra o militar poderá utilizar qualquer meio, todavia, o impulso não deve ser empregado para contar a primeira flexão na barra.

e) Abdominal. O exercício consiste em flexionar o tronco até que os cotovelos toquem nas coxas, partindo da posição decúbito dorsal, com os braços cruzados sobre o peito, joelhos unidos, pernas dobradas e apoiadas no chão com ajuda de um auxiliar. A contagem se faz a cada retorno do candidato à posição inicial. A pontuação obtida será de acordo com a tabela e corresponderá ao número de movimentos executados no período de dois (2) minutos.

f) Flexão. O teste tem início com o candidato apoiado de frente sobre o solo, com as mãos espalmadas, os braços, o abdome e as pernas distendidas e unidas, cabeça erguida e olhando para o horizonte, flexionando os braços e retornando à posição inicial, distendendo-os completamente. Durante o desenrolar do exercício poderá ser efetuada uma única parada, na posição inicial. A pontuação será de acordo com a tabela.

g) Natação 100 mts. Consiste em realizar um percurso de 100 metros no menor tempo possível, empregando qualquer estilo de natação, com exceção do conhecido como “cachorrinho”. O teste deverá ser realizado preferencialmente em piscina. Caso o percurso seja realizado no mar, o teste será aplicado, no máximo, a dois candidatos simultaneamente, devendo estar disponíveis os meios materiais e pessoal necessário a uma eventual prestação de socorro. Não será permitido o uso de qualquer acessório (nadadeira, colete, etc.), não podendo o candidato agarrar-se a boias ou embarcações, sob pena de reprovação. A escolha do local e da hora do teste deverá ser condicionada às condições de segurança, de modo a garantir a ausência de trânsito de embarcações estranhas, possibilitar o pronto atendimento em caso de socorro e evitar fatores de risco, como fortes correntadas. A pontuação será distribuída de acordo com a tabela.


Navy Seals-Forças especiais da marinha dos EUA
PTF base

Mínimo
Média
Bom

Nado 500 jardas(peito ou nado de lado)10 min de descanso segue para flexões
12:30
10:00
9:30

Flexões de braço(max em 2 min,2 min de descanso segue abdominais
42
79
100

Abdominais(max em 2 min,segue para barra fixa)
50
79
100

Barra fixa(max sem tempo,10 min descanso segue corrida)
06
11
25

Corrida 1.5 milha(feita com calçados leves)
11:00
10:20
09:30


Legião estrangeira francesa(teste base Luc-leger navette" (yoyo)

-Corrida: alternando 20 m em 1 min e 20 m em 2 min. Mínimo 7 palier sendo que 1 palier é igual a correr 20 durante 6 vezes.
-Barras: min 4;
-Corda: subir uma corda de 5 metros com os braços ou com os braços e pernas;
-Abdominais: min 40.

Lembrar que o mínimo nem sempre é competitivo e bom o bastante para ser aceito.

http://www.legion-recrute.com/fr/tests_sportifs.php


Comandos brasileiros-Exército brasileiro.

-Corrida de 8 km: 39 minutos.
-Barra: varia
-Flexão de braço: varia
-Abdominais: varia
-Corda: escalar uma corda de 4 metros com fardamento, sem equipamento e desarmado sem utilizar as pernas;
-Natação de 400 metros de fardamento sem equipamento e desarmado;
-Nado submerso:15 metros com fardamento, sem equipamento e desarmado;
-Pista de pentatlo militar(PPM)usando fardamento e calçado leve;
-Flutuação:15 fardado com coturno, desarmado e sem equipamento;
-Marcha de 16 km em 2h 45 min. Fardado com todo equipamento e com a mochila pesando 15 kg durante todo o trajeto.

fonte: http://mentesdecomandos.blogspot.com.br/2012/08/preparacao-e-selecao-fisica-de diversos.html

Traficante é preso com cinco quilos de entorpecentes em Cotia

Policiais civis do 73º Distrito Policial (Jaçanâ/Decap), prenderam na tarde desta quarta-feira (27), R.P.X de 27 anos. Ele foi preso em Cotia, na grande São Paulo, com cerca de cinco quilos de entorpecentes, entre maconha, cocaína e crack.
Por meio de denúncia anônima, os policiais em cumprimento de ordem de serviço naquele município, montaram campana de cinco horas e conseguiram prender o indiciado. Além do material entorpecente, o indiciado utilizava um VW Fox e portava uma arma Taurus, calibre 38, que foram apreendidos.
 
R.P.X, foi preso em flagrante e vai responder por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma. Todo o material apreendido foi encaminhado para a perícia. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no tráfico.
 

Dupla é detida na Brasilândia por tráfico de entorpecentes

Dois homens foram detidos, nesta quarta-feira (27), na Rua Rosalvo José da Silva, na Vila Brasilândia, zona norte da Capital, por tráfico de drogas. Trata-se do desempregado D.G.S., de 25 anos, vulgo Gibi e do ajudante J.M.F., de 23.

Em diligências, policiais civis da 6ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) apreenderam no local 857 "pinos" de cocaína, 227 pedras de crack, 250 porções de maconha, uma balança de precisão, uma pistola calibre 45 municiada, 67 cartuchos de calibre 45 e 45 cartuchos de calibre 38 e R$ 73,00.

A equipe fez campana em uma comunidade carente denominada “favela do Iraque” e localizou Gibi praticando o comércio de drogas. Ele foi preso em flagrante.

Posteriormente, nas proximidades, J. foi detido. Ele admitiu ser o “gerente” daquela “biqueira” (ponto de vendas de drogas), sendo o responsável por prestar contas sobre a movimentação financeira.

Conforme informações da Polícia Civil, a dupla já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e porte de arma.

 Adriana Ferrari                                                                                  Foto: Denarc

Homens são presos com drogas e armas no Sul do ES

Prisão aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim.
Polícia ainda encontrou munição e mais de R$ 1,2 mil em dinheiro.

Material apreendido com suspeitos no bairro Coronel Borges, em Cachoeiro. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Material apreendido com suspeitos em bairro de Cachoeiro. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Dois homens foram presos durante uma operação de combate ao tráfico de drogas no bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo, nesta sexta-feira (29).
 
Com os suspeitos, a Polícia Militar encontrou três revólveres, munição, mais de 80 pedras de crack, um radiocomunicador, além de R$ 1,2 mil em dinheiro. O material apreendido e os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município.
 

Operação combate a distribuição de droga em Porto Alegre

Operação combate a distribuição de droga em Porto Alegre

Porto Alegre/RS -  A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira, 28 de novembro, quatro mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul na Operação Gaudério, de combate ao tráfico de drogas.
 
A investigação apontou que um fornecedor estabelecido em Ponta Porã/MS enviava carregamentos de droga que entravam pela fronteira do Brasil com o Paraguai, principalmente maconha, para um distribuidor estabelecido em Alvorada, na grande Porto Alegre. Os dois foram presos na data de hoje.
 
Outros dois mandados de prisão foram cumpridos em Alvorada e Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Uma pistola 9 mm de origem estrangeira foi apreendida na ação de hoje, em Alvorada.
 
Durante as investigações, iniciadas na Delegacia de Repressão a Drogas da Polícia Federal em maio de 2012, foram realizadas seis apreensões, que totalizaram 375 quilos de maconha, 6,5 quilos de cocaína, e resultaram na prisão em flagrante de nove pessoas.
 
Os presos responderão por tráfico de drogas, tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.
 
fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Fone: (51) 3235.9005
twitter.com/PFRS

Polícia faz operação no RS e em SC contra quadrilha de roubo de veículos

Em oito meses de investigação, grupo teria roubado mais de 100 carros.
Buscas ocorrem em seis cidades gaúchas e uma catarinense

Material apreendido na operação desta quinta-feira (Foto: Carlos Angelo/RBS TV)

Policiais da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos do Deic realizam operação na manhã desta quinta-feira (28) com o objetivo de desarticular uma quadrilha que atua em roubo, receptação e clonagem de veículos. Conforme apontou a investigação, o alvo principal são carros de luxo na Zona Norte de Porto Alegre. São 36 mandados de prisão e 47 de busca e apreensão. Até as 9h a polícia informava sobre 28 pessoas presas.

A operação ocorre em seis cidades gaúchas, Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Alvorada, Viamão eSão Leopoldo, e em Balneário das Gaivotas, Santa Catarina. Conforme a polícia, integrantes da quadrilha enviam carros para desmanches e ferros-velhos. Alguns veículos clonados têm Santa Catarina como destino.

Um dos líderes da quadrilha, segundo a investigação, é dono de ferros-velhos em Canoas. Ele seria o responsável por encomendas. Gravações telefônicas autorizadas pela Justiça auxiliaram os policiais a chegarem até os integrantes.

Os delegados do Deic no Rio Grande do Sul Juliano Ferreira e Arthur Raldi coordenam a operação, que conta com 250 policiais nas buscas.

PC/PR: Denarc prende trio de traficantes e apreende 352 quilos de maconha

Denarc 2511

Denarc 2511

Denarc 2511


Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) prenderam, na tarde do último domingo (24), Mauri Antônio Pereira, 32 anos, Carlos Alberto Cordeiro, 31 anos, o “Carlinhos”, e Marcos de Vargas Flores, 38 anos, com 352,2 quilos de maconha, uma balança de precisão e contabilidade de drogas em uma chácara localizada em Itaperuçu, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Segundo a delegada adjunta da Denarc, Camila Cecconello, as investigações tiveram início a partir de informações de que Pereira recebia carregamentos de drogas e armazenava em chácaras, para depois revender o entorpecente a grandes traficantes de Curitiba e região metropolitana, auxiliado sempre “Carlinhos”. 

Conforme a delegada, os policias tinham informações de que Pereira se dirigiria até a chácara levando um caminhão, que já havia sido por eles preparado para armazenar a droga que retirariam da chácara e levariam para um novo esconderijo de melhor acesso. “A equipe policial fez a abordagem no momento em que os três investigados mexiam na caçamba do caminhão, que estava estacionado de costas para o barracão da chácara”, contou Camila.

Durante a abordagem, o trio fugiu pela mata, mas foi recapturado minutos depois. Ao procederem as buscas, os policiais localizaram cerca de 200 quilos de maconha no barracão, além de uma balança, anotações da venda da droga e valores em dinheiro. “No interior do caminhão, o grupo já havia colocado cerca de 152 quilos em um compartimento secreto na parte traseira da caçamba e preparava-se para armazenar o restante da droga no compartimento da parte dianteira”, disse a delegada. 

Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico.


Polícia apreende mais de 300 litros de combustível ilegal em Quipapá-PE

 Gasolina estava pronta para comercialização. (Foto: Divulgação/ CIPOMA)
Gasolina estava pronta para comercialização.
(Foto: Divulgação/ CIPOMA)
Dois homens foram presos em uma Operação da Polícia Militar na Vila do Cruzeiro, emQuipapá, na Mata Sul de Pernambuco, nesta sexta-feira (29). Eles são suspeitos de comercializar gasolina e álcool de forma irregular.
De acordo com informações da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), foram apreendidos, na casa de um homem de 44 anos, 81 litros de gasolina acondicionados em garrafas pets prontas para comercialização.
Ainda de acordo com o CIPOMA, mais 240 litros de gasolina, oito litros de álcool e uma moto com numeração adulterada foram apreendidas em uma oficina mecânica. Um funcionário, de 22 anos, que estava no local foi preso. O dono do estabelecimento não foi encontrado. 
Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Quipapá e responderão pelo crime contra ordem econômica. Durante a operação a polícia ainda apreendeu onze armas de fogo em um coito (espécie de ponto de apoio para caçadores) dentro da mata na Vila Cruzeiro.

Polícia apreende mais de 30 quilos de pasta base de cocaína na BR-381

Homem que transportava a droga foi preso.
Suspeito disse à PRF que cocaína, vinda da Bolívia, seria levada para o ES.


Droga foi encontrada em veículo que passava pela BR-381, na Grande BH (Foto: Polícia Rodoviária Federal/DivulgaçãA Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta sexta-feira (29), cerca de 32 quilos de pasta base de cocaína, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a corporação, a droga foi encontrada em um carro, com placa de São José do Rio Preto (SP), que passava pela BR

A apreensão foi feita na altura do km 450 da rodovia. O motorista, de 61 anos, foi preso em flagrante. Segundo a PRF, o suspeito contou que a pasta base de cocaína vinha da Bolívia e que o destino seria o Espírito Santo.

Ainda de acordo com a corporação, foi verificado que já havia um mandado de prisão em aberto contra o condutor por indução ao uso de drogas. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal (PF)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ferramenta de inteligência ajuda as polícias de SP a combater crimes

As polícias de São Paulo contam com um novo aliado para prevenir e combater a criminalidade. Trata-se do Relatório Analítico Gerencial de Inteligência de Segurança Pública, ou simplesmente Ragisp, ferramenta tecnológica capaz de informar os principais pontos de incidência de crimes no Estado.
O novo sistema está em uso desde o mês passado e permite às polícias Civil, Militar e Técnico-Científica traçar uma espécie de “mapa do crime” das cidades. É possível analisar, em uma mesma plataforma, dados como o local, a data e a hora de cada ocorrência e, a partir destas informações, traçar a movimentação criminal das áreas.
 
A ferramenta, que em cerca de um mês de uso já ajudou a prender suspeitos e a esclarecer crimes, foi idealizada pelo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), órgão da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que integra as polícias por meio da troca de informações.
“A ideia é que tanto o PM quanto o policial civil conheçam melhor a área onde atuam e possam ter condições de atuar melhor, seja prendendo ou investigando”, afirma o coordenador do CIISP, Fábio Bechara.
 
Ao todo, nove tipos de crimes são monitorados pelo Ragisp, entre eles roubos, furtos e homicídios. O mapa sinaliza em vermelho o local de maior incidência do delito e, por meio de gráficos, permite ranquear as dez regiões, áreas de delegacias ou ruas (dependendo do recorte) em situação mais crítica, assim como dias e horários em que os crimes acontecem com mais frequência.
 
"Para saber as ruas, tinha que pesquisar. Hoje, o Ragisp já mostra automaticamente. Ele apresenta os 10 locais (as 10 ruas, os 10 pontos) mais críticos de cada unidade, de cada distrito, de cada companhia [da PM] em termos de roubo, de furto de veículo, de homicídio, etc. O Ragisp faz isso rapidamente, ele está programado para isso", explica o secretário Fernando Grella.
 
A ferramenta permite ainda analisar a evolução e a tendência de cada tipo de crime, além de comparar a variação entre ocorrências de períodos anteriores com o atual.
 
O usuário pode consultar também o número do boletim de ocorrência e saber os detalhes de cada caso. Após a pesquisa, a ferramenta possibilita que o policial exporte um relatório e, com base nele, elabore estratégias de policiamento, como a redistribuição do efetivo.
 
O Ragisp servirá também para que os resultados em cada área sejam monitorados, ajudando a avaliar periodicamente a atuação policial.
 
"É uma ferramenta proativa, que nos dá, dá ao secretário, dá às unidades policiais os pontos críticos da ocorrência de crimes. Será possível cobrarmos, fazemos isso diariamente, mas agora nós vamos fazer com dados objetivos", ressalta Grella.
Aprimoramento
O Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da SSP já trabalha numa segunda versão da ferramenta. Novos recursos devem ser encorpados ao sistema, como a pesquisa por mapa para todas as regiões do interior do Estado e o cruzamento das naturezas criminais.
 
Além dessas melhorias, estará em prática a conexão do sistema diretamente do RDO (Registro Digital de Ocorrências). Desta forma, assim que um boletim de ocorrência for registrado, automaticamente será integrado ao Ragisp, o que permitirá uma atualização mais ágil dos dados – a cada 30 minutos.
 
Hoje, o sistema está interligado ao Infocrim (Sistema de Informações Criminais) e sua atualização ocorre mensalmente, seguindo a periodicidade de divulgação das estatísticas criminais, normatizadas pela Resolução 160 da SSP.
 

Após troca de tiros, traficante que aterrorizava população de Registro/SP é detido




















Por meio de intensas investigações, policiais civis da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Registro com o apoio de equipes do 1º e 2º Distritos Policiais daquela cidade, além das Delegacias de Polícia de Miracatu e Juquiá, prenderam C.M.A., de 21 anos, vulgo Gordinho. Ele foi detido na última sexta-feira (22), em um matagal, localizado no bairro Vila Nova, atrás da estação de tratamento de águas da Sabesp, ao ser flagrado praticando o tráfico de drogas.

Na ação policial, momentos antes da prisão, outro traficante que estava nas proximidades morreu, sendo atingido, em troca de tiros com os policiais civis, que agiram em legítima defesa, após o suspeito efetuar disparos.

Por meio de denúncias anônimas que apontavam o local como forte ponto de tráfico de drogas, a Polícia Civil de Registro (Deinter 6 - Santos) realizou uma operação e efetuou a prisão, cercando a imensa área onde os criminosos atuavam.

Segundo informações da especializada, no local foi realizada uma das maiores apreensões de drogas em ponto de venda naquele município: 3032 pedras de crack, 317 eppendorfs contendo cocaína, 125 porções de maconha, bem como um tijolo e mais porção à granel desta droga, que estava sendo cortada para comercialização além de material para acondicionamento e pesagem das drogas e um revólver marca Taurus, calibre 38, com a numeração suprimida que estava municiado com quatro cápsulas deflagradas, um cartucho picotado e outro íntegro.
 
As investigações mostraram que os traficantes ameaçavam moradores, trabalhadores do entorno e da própria Sabesp, com a utilização de armas de fogo.

O indiciado vai responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas, bem como posse ilegal de arma de fogo. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Registro.

Foto: Dise de Registro                                                                                     Adriana Ferrari       
 

SP: Dois suspeitos de assalto em shopping são detidos, diz polícia

Um adolescente e um adulto foram detidos com material roubado.
Seis assaltantes aterrorizaram loja do Plaza Sul, na Saúde.
 
Polícia Civil cerca entrada de shopping (Foto: Marcelo Mora/G1)Polícia Civil cerca entrada de shopping Plaza Sul, em São Paulo (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
 

A Polícia Militar (PM) localizou e deteve, na noite desta segunda-feira (25), dois suspeitos de integrarem o grupo que assaltou e aterrorizou um shopping na Zona Sul de São Paulo, informou a Polícia Civil.

Um adolescente e um adulto foram detidos na Favela Pantanal, em Cidade Ademar, também região Sul da capital paulista. Com eles, a PM apreendeu parte dos objetos que teriam sido roubados de uma loja de artigos para surfe, como óculos, bonés, tênis, jaquetas, entre outras mercadorias.
Os dois suspeitos foram levados ao 16º DP (Vila Clementino).

O assalto ao Shopping Plaza Sul, na Saúde, ocorreu por volta das 17h30. O alvo foi uma loja no andar térreo.

Um policial militar à paisana acabou atingido por um tiro já do lado de fora do shopping, ao tentar impedir a fuga dos ladrões. Segundo a PM, o disparo atingiu a cabeça do homem de raspão e ele passa bem.

O crime ocorreu em uma loja que vende artigos de surfe no shopping. Seis criminosos entraram no estabelecimento, que fica próximo a uma das entradas principais do Plaza Sul. Quatro deles estavam armados, segundo a testemunha. Eles levaram óculos, acessórios e dinheiro dos clientes que estavam na loja.

Depois, fugiram e encontraram o policial à paisana, que acabou atingido por um tiro ao tentar impedir que os criminosos fugissem.

Loja assaltada no Shopping Plaza Sul nesta segunda-feira  (Foto: Marcelo Mora/G1)
Loja assaltada no Shopping Plaza Sul nesta segunda-feira (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
Segundo o capitão João Alves Cangerana Júnior, do 3º Batalhão da PM, após atirar no policial, dois criminosos correram em direção a um supermercado próximo e os outros quatro para dentro do shopping.

Os PMs fecharam todas as entradas para vasculhar o shopping, mas não conseguiram localizar os suspeitos. Algumas pessoas que saíram do estabelecimento chegaram a ser revistadas.

No começo da noite, carros da Polícia Civil e de equipes da PM permaneciam na entrada do shopping e faziam buscas nas ruas da região. Dois helicópteros da PM foram deslocados para a Zona Sul. Uma das aeronaves teria sido enviada para socorrer o policial baleado. O ferido foi levado para o Hospital São Paulo.

Susto e correria

 O gerente do Burger King Edcarlos Laureano da Cunha, de 18 anos, disse que na hora do roubo estava em outra loja. Ao ouvir os tiros, disse ter se escondido debaixo do balcão e ligado para o pai, que é segurança no Plaza Sul.

"Na hora, fiquei preocupado com meu pai", disse. Segundo Cunha, o pai não ficou ferido na ação. De acordo com a assessoria de imprensa do Shopping Plaza Sul, nenhum tiro foi disparado no interior do shopping.

Policiais dentro do shopping na zona sul de São Paulo após tentativa de assalto a uma joalheria. (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
PMs no shopping após tentativa de assalto
(Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
 
 

Polícia prende quadrilha de assaltantes em Itapecuru-Mirim, MA

Cinco homens foram presos em flagrante nesta terça-feira (26).
Foram apreendidos aparelhos de telefone celular e uma quantia em dinheiro.
 
Material apreendido na cidade de Itapecuru-Mirim (Foto: Divulgação/SSP)
Material apreendido na cidade de Itapecuru-Mirim
(Foto: Divulgação/SSP)
 
Cinco homens foram presos em flagrante, nesta terça-feira (26), em Itapecuru-Mirim, que fica a 108 km de São Luís, após assaltarem um estabelecimento comercial e agredirem um microempresário. Segundo informações repassadas pela polícia, com o grupo foram apreendidos jóias em ouro, um notebook, seis aparelhos de telefone celular e uma quantia em dinheiro não revelada.

O assalto aconteceu por volta das 9h. De acordo com a polícia, os assaltantes chegaram ao comércio armados com revólveres de calibre 38. Em seguida, teriam rendido o proprietário e o agrediram com coronhadas, socos e pontapés. Logo depois tentaram fugir, mas foram interceptados pela polícia na cabeceira da ponte sobre o Rio Itapecuru.

FONTE: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/11/policia-prende-quadrilha-de-assaltantes-em-itapecuru-mirim-ma.html

Concurso para a Polícia Judiciária Civil/MT abre inscrições nesta terça-feira


Assessoria/PJC-MT

As inscrições para o concurso da Polícia Judiciária Civil de Mato Groso iniciam nesta terça-feira (26.11). São 600 vagas distribuídas em 15 polos regionais, sendo 150 para o cargo de escrivão de polícia e 450 para investigador. O salário inicial de é de R$ 2.984,26 para as duas carreiras.

As inscrições serão feitas somente pela internet, no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – Funcab (www.funcab.org), no período de 26 de novembro a 29 de dezembro. O valor da inscrição é R$ 120.

As vagas para os cargos de escrivão e investigador estão distribuídas nas regiões de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

De acordo com o cronograma as provas objetivas acontecem no dia 19 de janeiro, com divulgação dos gabaritos no dia 20. As demais datas, como do resultado final do processo seletivo e procedimentos, serão divulgadas em editais posteriores.

A prova objetiva será realizada nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

O processo seletivo é composto por seis fases. Na primeira ocorre prova objetiva com avaliação de digitação somente para o cargo de escrivão. Posteriormente acontece a prova de títulos, em seguida o exame de saúde, e depois a aptidão física. Na quinta fase acontece a avaliação psicológica e na última, a investigação social. Todas as etapas são de caráter classificatório e eliminatório.

Isentos

Apenas a documentação dos isentos de pagamento serão entregues a equipe da Funcab, no prédio da Diretoria Geral da Polícia Civil, em Cuiabá, ou enviada via Sedex para a Funcab, durante o período de pedido de isenção, de 25 a 29 de novembro, conforme anexo II do edital.

Mais informações

Os candidatos poderão obter informações gerais referentes ao Concurso Público através do site www.funcab.org ou por meio dos telefones (21) 2621-0966 - Rio de Janeiro, (65) 3052-5814, (65) 9906-8559 e (65) 9326-3866, ou pelo e-mail concursos@funcab.org ou no Posto de Atendimento na Avenida Dom Bosco, 438, Bairro Dom Aquino, Cuiabá/MT, próximo a Escola Estadual Barão de Melgaço”.

Telefones: (65) 9906-8559, (65) 9326-3866 e (65) 3052-5814, de segunda a sexta-feira8H às 12h – 13h às 17h.


Edital do concurso

http://ww4.funcab.org/arquivos/PCJMT2013/edital.pdf

Membro de facção criminosa é preso pelo SIG/Três Lagoas/MS



Policiais Civis do S.I.G. (Setor de Investigações Gerais) de Três Lagoas (MS) prenderam na manhã de ontem (25) Geovane Aparecido Munis Neves (20), vulgo “Nextel”, apontado como membro da facção criminosa autodenominada P.C.C., que atua dentro e fora de presídios em vários estado do Brasil. Nextell é acusado pelo homicídio ocorrido em Três Lagoas há pouco mais de um ano.
 
Naquela ocasião ele e um comparsa, Maicon Gomes de Souza (21), atualmente preso em Dourados, ocupando uma motocicleta e armados com revólveres, mataram Luzimar de Souza Nascimento (34) e feriram uma pessoa que estava ao lado da vítima. A Polícia Civil apurou que Nextell agiu seguindo ordens do líder da facção criminosa em Três Lagoas, Welington Rosa da Silva (30), o “Bodão”.
 
A ordem teria partido da cúpula da facção por que a vítima teria sido condenada por crime contra a dignidade sexual (estupro). “Bodão” foi morto em confronto com a Polícia de Três Lagoas no mês de março deste ano, após ter organizado um atentado que vitimou um policial militar.
 
Geovane foi preso pela Polícia na área central da cidade e não esboçou reação. Ele foi conduzido à sede do S.I.G. e depois de interrogado foi transferido para o Presídio de Segurança Média de Três Lagoas (MS).
 
Os investigadores monitoravam os passos de Geovane há um mês, quando foi expedida a ordem da prisão pela Justiça de Três Lagoas após representação da Polícia Civil. Ele era considerado foragido desde então e segundo informações estava escondido no Estado de São Paulo.

PC/RS: Operação Discovery é deflagrada em Gravataí

Munição apreendida 
                     
Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Gravataí deflagraram na manhã desta terça-feira (26/11) a Operação Discovery, com o objetivo de localizar drogas, armas e foragidos. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em vários pontos de Gravataí.
 
Segundo o delegado Paulo Costa Prado, três pessoas foram presas durante a operação. Foram apreendidas munições de calibre restrito e drogas. Também foi descoberta uma fábrica clandestina de confecção de dvd’s piratas, sendo apreendida uma grande quantidade de dvd’s virgens, além de equipamentos utilizados na confecção dos dvd’s.
 
Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para os procedimentos de praxe. Após, serão encaminhados ao sistema prisional.
 
Fonte: 2ª DP de Gravataí
Escrivão Jorge Felipe
CQR
 

HOMEM TROCA CARROÇA POR CARRO ROUBADO E VAI PRESO PELA PRF/DF NA BR 020.


 
Por volta das 13h de sexta-feira, 22/11, policiais rodoviários federais prenderam em flagrante pelo crime de receptação de veículo roubado/furtado, Renato Lourenço do Nascimento, 42 anos, morador da Área Rural de Planaltina. Ele foi abordado na BR-020, próximo a Sobradinho, no veículo Fiat Uno, cor bege e placa JEP 9670//DF, produto de roubo/furto.
 
Os policiais realizavam patrulhamento na BR-020, próximo a Sobradinho, quando depararam com o Fiat Uno de cor bege com um indivíduo no interior e fizeram a abordagem. O condutor não possuía habilitação e nem documento do veículo. A equipe pesquisou a placa do veículo no sistema do DETRAN e constatou que se tratava de produto de roubo/furto.

Renato disse para os policiais que havia trocado sua carroça pelo veículo, com um indivíduo morador do Acampamento de Sem terra, próximo a BR-020 e voltou a quantia de R$1000,00. Ele foi preso, conduzido à 13ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelo crime de receptação de veículo roubado/furtado.

Claudio Martins