SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Adolescentes de 13 e 16 anos morrem após troca de tiros com a PM, em Rondônia

Segundo testemunhas, jovens participaram de roubo a loja em Ariquemes.
Na fuga, garotos se esconderam em apartamentos e atiraram contra a polícia.

Polícia seguiu jovens até conjunto de apartamento no setor 11, em Ariquemes 
(Foto: Ariquemes 190/Reprodução)

Dois adolescentes, de 13 e 16 anos, morreram durante troca de tiros com a Polícia Militar (PM), na tarde de terça-feira (30), em Ariquemes (RO), a cerca de 200 quilômetros de Porto Velho. O confronto aconteceu na rua Heitor Vila Lobos, no Setor 11, quando os policiais encontraram os garotos, suspeitos de um roubo que acabara de acontecer no Setor 6. Os adolescentes tinham, juntos, mais de 20 passagens pela polícia.

De acordo com testemunhas, quatro jovens armados invadiram um estabelecimento comercial no Setor 6, anunciaram o assalto e levaram celulares, cartões e dinheiro. Depois do crime, fugiram em bicicletas. Uma das vítimas seguiu os infratores até o Setor 11, quando os garotos se dividiram em duplas. A PM foi informada e começou as buscas.
Objetos furtados pelos adolescentes, mortos na troca de tiros 
(Foto: Ariquemes 190/Reprodução)

Na rua Heitor Vila Lobos, no Setor 11, os militares entraram em um conjunto de apartamentos, onde, segundo uma testemunha, dois rapazes haviam entrado rapidamente. O proprietário do imóvel estava no local e autorizou o arrombamento da porta, pois os moradores não respondiam. Dentro do apartamento, os agentes encontraram os objetos roubados e drogas. Ao procurar no banheiro, os dois adolescentes atiraram contra a polícia, que revidou. Os garotos foram encaminhados ao Hospital Regional, mas não resistiram aos ferimentos.

No local, ainda foram localizados um revólver, munições e uma pistola falsa. De acordo com a PM, os adolescentes, juntos, possuem mais de 20 passagens pela polícia, por atos infracionais como furto, roubo e lesão corporal. Os outros dois suspeitos do roubo ao estabelecimento comercial não foram encontrados. "Este não é um resultado que buscamos, mas infelizmente, em razão da ação dos agentes foi necessária", explica o comandante do 7º Batalhão da PM, tenente-coronel José Vasconcelos.

Um inquérito deve ser instaurado pela Polícia Civil para apurar o procedimento adotado pelos militares.

Fonte: g1.globo.com

Policiais civis do ES reforçam atendimento nos feriados de Natal e Ano Novo


Durante os feriados de Natal e Ano Novo a Polícia Civil reforçará o atendimento em todas as regiões do Espírito Santo. Os policiais civis vão atuar em plantões nas delegacias da Grande Vitória e nas Delegacias Regionais do interior do Estado.

As cinco Delegacias Regionais da Grande Vitória localizadas em Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória irão realizar normalmente seus plantões. Além das Regionais algumas unidades especializadas, como o Plantão Especializado da Mulher (PEM) que ficará a disposição para as vítimas de violência doméstica, o Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil, Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), a Polinter e a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) também estarão de prontidão para atender as ocorrências durante os feriados.

O Departamento Médico Legal (DML) e o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina também estarão de plantão para atender a população.

Norte do Estado

Os policiais da 13ª Delegacia Regional de Aracruz, que funcionará normalmente em plantão 24h, deverão atender as ocorrências realizadas no município e também ocorridas nos municípios de Santa Teresa, João Neiva, Fundão, Ibiraçu e Santa Maria de Jetibá.

As ocorrências dos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo serão atendidos pela 18ª Delegacia Regional de São Mateus.

Já a Regional de Colatina atenderá os moradores de Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte e São Roque do Canaã. As ocorrências de Rio Bananal e Sooretama serão encaminhadas para a 16ª Delegacia Regional, em Linhares, que também atenderão os moradores do município.

Os moradores de Água Doce do Norte, Águia Branca, Ecoporanga, Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério terão à disposição a 14ª Delegacia Regional localizada em Barra de São Francisco.

Região Sul

Na Região Sul do Estado a população terá à disposição a 5ª, 6ª, 7ª, 9ª e 11ª Delegacias Regionais localizadas em Guarapari, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Venda Nova do Imigrante, respectivamente. Os moradores dos municípios de Atílio Vivácqua, Castelo, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta serão atendidos pelo plantão da 7ª Regional Delegacia Regional, em Cachoeiro de Itapemirim.

A 9ª Delegacia Regional, em Itapemirim, além de atender os moradores do município deverá realizar as ocorrências de Iconha, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

A 10ª Delegacia Regional do município de Anchieta não funcionará nos feriados, mas as ocorrências do município serão encaminhadas para a 5ª Regional em Guarapari, que reforçará o plantão para também atender os moradores de Alfredo Chaves.

A população de Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado e Muniz Freire terão à disposição a 6ª Delegacia Regional de Alegre, que realizará normalmente os plantões durante os feriados de fim de ano.

O plantão de 24 h da 11ª Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante ficará a disposição para os moradores do município e para a população de Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Iúna, Irupi, Laranja da Terra e Marechal Floriano.

Delegacia On-line

Além dessas unidades policiais à disposição da população, a pessoa que necessitar registrar ocorrências via internet terá disponível a Delegacia Online. É um serviço que permite registrar via internet ocorrências relacionadas a furto, roubo e perda de documentos, telefone celular e outros objetos, e também furto e roubo de veículos. O serviço pode ser acessado no endereçohttp://delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

Confira abaixo os telefones das unidades da Polícia Civil com atendimento 24 horas:

Região Metropolitana da Grande Vitória
- 1ª Delegacia Regional de Vitória: (27) 3137-9025
- 2ª Delegacia Regional de Vila Velha: (27) 3388-2115/ 3388-2114
- 3ª Delegacia Regional da Serra: (27) 3138-8103
- 4ª Delegacia Regional de Cariacica: (27) 3136-3111
- 5ª Delegacia Regional de Guarapari: (27) 3161-1220/ 3161-1032
- Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV): (27) 3222-7670
- Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP): (27) 3137-9111
- Plantão Especializado da Mulher (PEM): (27) 3323-4045
- Departamento Médico Legal (DML): (27) 3137-9127

Região Norte
- 13ª Delegacia Regional de Aracruz: (27) 3256-8576
- 14ª Delegacia Regional de Barra de São Francisco: (27) 3756- 4014
- 15ª Delegacia Regional de Colatina: (27) 3177-7120/7122
- 16ª Delegacia Regional de Linhares: (27) 3264-2537
- 18ª Delegacia Regional de São Mateus: (27) 3767-8143/ 3773-6514
- Serviço Médico-Legal (SML) de Colatina: (27) 3177-7123
- SML de Linhares: (27) 3373-5665

Região Sul
- 6ª Delegacia Regional de Alegre: (28) 3552-1337
- 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3155-5080
- 9ª Delegacia Regional de Itapemirim: (28) 3529-5008
- 11ª Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante: (28) 3546-1124
- Serviço Médico-Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim: (28) 3522-5308

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Polícia Civil/ES
Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Drogas, arma e dinheiro são apreendidos pela ROTAM em bar no centro da capital do PR; três pessoas são encaminhadas




Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O dono de um bar, localizado na região central de Curitiba (PR), capital do estado, foi preso na noite desta segunda-feira (29/12) após ser apreendido no estabelecimento buchas de cocaína, mais de 200 pedras de crack, balança de precisão, um revólver municiado, quase R$ 4 mil em dinheiro e objetos de origem duvidosa. 

Na ação, desencadeada por policiais militares da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), outras duas pessoas foram encaminhadas à delegacia, uma mulher como usuária e um outro homem foragido do sistema penitenciário.

A equipe estava em patrulhamento de rotina pela região central, por volta das 20h, quando abordou algumas pessoas que estavam em um bar na rua 24 de Maio com Doutor Pedrosa. “Durante busca pessoal ao dono do estabelecimento, um homem de 58 anos, encontramos algumas pedras de crack. Diante da situação todos os clientes passaram por uma revista, bem como o local”, explica o comandante da ROTAM do 12º BPM, tenente Marcel Rocha.

No estabelecimento foram localizados 37 buchas de cocaína, 193 pedras de crack, uma balança de precisão, um revólver calibre 32 com quatro munições intactas, R$ 3.945,00 em dinheiro e objetos de origem duvidosa como sete relógios de pulso, aparelhos celulares e GPS.

“Uma mulher, de 43 anos, cliente do local, tentou se desfazer de uma pedra de crack, sendo encontrado com ela mais 21 pedras da droga”, conta o tenente Rocha. “Ao verificarmos a documentação de todos que estavam no bar descobrimos que um outro cliente estava foragido do sistema prisional”, destaca o oficial da PM.

De acordo com o tenente Rocha, o dono do bar, que já possuía passagem por receptação, foi levado, juntamente com o foragido da justiça, as drogas, o dinheiro, a arma e os demais materiais apreendidos, à delegacia para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Ainda segundo o Comandante da ROTAM do 12º BPM, a mulher também foi conduzida à delegacia onde assinou um Termo Circunstanciado e foi liberada em seguida por se enquadrar como usuária.

Fonte: PM/PR

Polícia prende 2 e flagra 150 kg de cocaína em veículo na fronteira de MT

Flagrante ocorreu na BR-070, em Cáceres, na divisa com a Bolívia.
Motorista de caminhonete que levava a droga fugiu e dois acabaram presos.
Tabletes estavam dentro de caminhonete flagrada na BR-070 (Foto: Sargento Vidal/Gefron-MT)

Duas pessoas foram presas e mais de 150 quilos de pasta base de cocaína apreendidos pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), nesta terça-feira (30), na BR-070, em Cáceres, na divisa com a Bolívia, distante 225 km de Cuiabá. Os tabletes de droga eram transportados em uma caminhonete que foi abordada pelos policiais durante uma blitz de rotina na região. Ao dar ordem de parada, o condutor do veículo não obedeceu, retornou na pista, e abandonou a caminhonete alguns metros depois fugindo pela mata.

De acordo com o sargento Juarez Vidal, do Gefron, os dois suspeitos presos estavam em dois carros que seguiam pela rodovia dando cobertura ao motorista da caminhonete que transportava o entorpecente, e vinha logo atrás. Enquanto eram abordados pelos policiais, a caminhonete surgiu na estrada e a equipe do Gefron suspeitou da ação criminosa. “Quando fomos parar o veículo, o motorista tentou fugir, e iniciamos a perseguição. Porém, mais à frente, ele [condutor] deixou a caminhonete e fugiu pela mata. Ao fazer revista no interior do veículo, encontramos os tabletes”, relatou o sargento.

Ele contou ainda que os dois suspeitos disseram que a droga teria sido adquirida em uma fazenda, na localidade conhecida como Padre Inácio, que fica a 50 km da divisa com a Bolívia. No local, os policiais apreenderam ainda três espingardas, porém, não havia ninguém na residência da propriedade. Os suspeitos declararam em depoimento que havia droga enterrada em alguns pontos da fazenda.

O sargento Vidal disse ainda que os policiais realizaram diversas escavações na área, mas não encontraram nenhum entorpecente enterrado. Os suspeitos, as armas e os tabletes de cocaína foram encaminhados para a Polícia Federal de Cáceres.

fonte: G1 MT

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PC/MS: SIG de Nova Andradina prende jovem com pistola 380, carregadores, munições e mira a laser

26/12/2014 | ROSIMEIRE ETSUKO HARADA 

Bruno Rodrigues de Souza, 19 anos, acusado de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, foi preso em flagrante na manhã de ontem (24), pelos Policiais Civis lotados na Primeira Delegacia de Polícia de Nova Andradina (MS), sob chefia do delegado, Dr. Luiz Quirino.

Após roubos naquela cidade, os policiais civis do SIG (Setor de Investigação Gerais) daquele município, com apoio da Força Tática da Polícia Militar, deflagraram uma operação na tarde desta terça-feira (23), onde prenderam Bruno. Outras três pessoas foram detidas durante a operação para investigação.

O acusado foi preso durante uma abordagem em frente a uma funilaria, localizada no cruzamento da Rua Walter Hubacher com a Rua Batayporã. Segundo a polícia, no interior de um Ford/Corcel I, foi localizado pela equipe SIG uma munição calibre 38 intacta. Bruno assumiu a propriedade do veículo, bem como da munição. No celular do autuado, foram localizadas fotos de uma arma de fogo e mensagens para uma pessoa, negociando drogas e armas.

A Força Tática deslocou para a residência de Bruno, localizada na Rua Mário Lopes Beiro, e encontrou no interior do guarda-roupa de seu quarto, uma pistola calibre 380, com dois carregadores, uma lanterna tática com mira laser e um cabo conector. Ainda no quarto, em cima de uma cômoda, foram encontradas cinco munições calibre 22 intactas, quatro munições calibre 38 intactas, três de calibre 32 intactas, uma munição calibre 38 deflagrada e uma 8,5 mm deflagrada.

De acordo com o Delegado - “Bruno foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, crime inafiançável, pois a pistola é calibre 380, a lanterna tática com mira laser também se transformou em arma de uso restrito. Os outros três indivíduos, dois de 19 e um de 20 anos, detidos pelo SIG, permanecem presos e são suspeitos de participarem de pelo menos três roubos ocorridos em Nova Andradina, as investigações estão em andamento”, explica.

fonte: PC/MS




PRF: Apreensão de 16 fuzis, munições e 141 kg de cocaína em MS

PRF apreende carregamento de fuzis considerado o maior registro em MS desse tipo de contrabando
PRF apreende carregamento de fuzis considerado o maior registro em MS desse tipo de contrabando (Foto: Divulgação PRF) 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF/MS) realizou a maior apreensão de fuzis já realizada em Mato Grosso do Sul na noite desta segunda-feira (29), o que a própria PRF chama de um “arsenal de guerra”. 

Juntamente com o armamento, apreendido na região de Miranda, na BR-262, foram apreendidos 141 quilos de cocaína. Um homem foi preso. Conforme a PRF, a apreensão aconteceu no Posto Guaicurus, localizado no KM-600 da BR-262, próximo a cidade de Miranda e região da divisa com a Bolívia. Um homem, de 33 anos, que dirigia uma carreta, declarou que receberia R$ 15 mil pelo trabalho e entregaria o veículo em Presidente Epitácio (SP), onde outra pessoa que ele informa não conhecer assumiria o carregamento. Ao todo foram apreendidos 14 fuzis 7.62, um fuzil ponto 50, um fuzil calibre 556, 101 munições calibre ponto 50, 1 pistola 9mm e 141 quilos de cocaína. 

Como é um armamento de guerra, o fuzil .50 é utilizado em operações antiaéreas. No Brasil, tem sido utilizado em assaltos contra carros forte. 

 Em 2014, somente a PRF de Mato Grosso do Sul apreendeu 62 toneladas de maconha e 2, 5 toneladas de cocaína. O armamento e as drogas estavam em fundos falsos nos tanques de combustível do cavalo mecânico. De acordo com a PRF, essa é a maior apreensão registrada pela instituição em Mato Grosso do Sul. Mesmo com esse flagrante, a entrada de fuzis pela Bolívia não é novidade, diz a PRF. Não é a primeira vez Uma das grandes apreensões foi em março de 2010 quando 2 homens que se apresentaram como pastores evangélicos foram presos com 7 fuzis 556.

Guarda Municipal de Jundiaí atende ocorrência de briga de casal e localiza 1 quilo e 640 gramas de drogas



Na noite de sábado (28), o Centro de Operações Táticas da Guarda recebeu solicitação pelo telefone 153, dando conta que um casal estaria em vias de fato, pela Avenida Carlos Ângelo Mathion, no Jardim Tamoio.
A equipe com os Guardas Municipais Wiler, Valdir e Tomas, foram acionados para atender a ocorrência. Ao chegar no local, os Guardas viram que um homem saiu correndo, e se jogou de um barranco de aproximadamente cinco metros de altura, a equipe foi averiguar o que teria acontecido com o individuo.

Identificado após como Fábio Roberto de Aguiar, 29 anos, estava com diversas lesões devido à queda, foi encontrado ao lado de Fábio uma mochila e em seu interior, 164 tubetes de cocaína, 585 tubetes de crack, 170 porções de maconha, 02 frascos de lança perfume e R$ 57,00 reais, totalizando 1 quilo e 640 gramas de entorpecente.

Fábio relatou que pulou do barranco para escapar, pois pensou que os agentes estrariam atras dele, está em condicional pelo artigo 157, e há dois meses estava no tráfico e vinha ganhando R$ 1.200,00 reais por dia.

Fábio foi socorrido ao Hospital São Vicente de Paulo e após ter alta foi conduzido ao Plantão Policial onde à autoridade determinou elaboração de boletim de ocorrência de apreensão de entorpecente/tráfico.
Fábio foi encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.

A Guarda Municipal de Jundiaí está à disposição da população através dos telefones 153 e 4492-9060.

texto Darlei Antonio

fotos GM

fonte: http://www.amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/

PF prende comissários de bordo dos EUA no Tom Jobim por contrabando

PF prende comissários de bordo dos EUA no Tom Jobim por contrabando

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal e a Receita Federal prenderam, sexta(26), no aeroporto internacional Tom Jobim, dois comissários de bordo de uma companhia aérea dos Estados Unidos, de 25 e 46 anos quandodesembarcavam de um vôo procedente de Miami/EUA transportando grande quantidade de celulares e acessórios escondidos em suas roupas e bagagens.
Ao passar pelo controle alfandegário, os fiscais da Receita Federal descobriram que os comissários de bordo americanos tentavam entrar no país com aparelhos móveis de alto valor e equipamentos eletrônicos escondidos em suas malas e também sob seus uniformes. As mercadorias não haviam sido declaradas e foram apreendidas. Após revista foram encontrados mais celulares, telas, carregadores e fones de ouvido.
Um dos tripulantes presos trabalha há mais de 20 anos na mesma companhia aérea e disse que trazia os produtos para presentear parentes e amigos. Em novembro ele já havia sido multado pela fiscalização da Receita por trazer garrafas de vinho, tênis e dois telefones celulares.
Os presos foram conduzidos ao sistema prisional do estado.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

domingo, 28 de dezembro de 2014

Polícia Civil do AM deve reforçar efetivo e usar helicóptero no réveillon

Mais de 100 policiais civis devem integrar efetivo durante festas.
Ponta Negra, Zonas Sul e Leste terão maior atenção, segundo a polícia.

Helicóptero Fenix 01 deve ser usado pela primeira vez durante Réveillon 
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil do Amazonas deve reforçar ações de segurança durante os festejos de réveillon. O helicóptero 'Fênix 01' da corporação fará o patrulhamento aéreo por Manaus pela primeira vez durante as festas de fim de ano. A operação de segurança começa partir desta segunda-feira (29) e segue até o dia 1º de janeiro de 2015. Ao todo, 130 policiais civis devem trabalhar no período.

De acordo com a polícia, 130 policiais civis deve intensificar as operações de segurança na capital, com atenção especial para a Praia da Ponta Negra, além das Zonas Sul e Leste da cidade. Nessas áreas serão realizadas apresentações de shows e queima de fogos.

Ao todo, 50 viaturas devem circular pela cidade, segundo a polícia. Integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), a perícia e o Instituto Médico Legal (IML) farão parte do efetivo.

As delegacias de todas as zonas da capital devem funcionar em regime de plantão. O atendimento de ocorrências na Zona Norte pode ser feito pelo 1º e 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Zona Sul pelo 12º DIP, Leste por meio do 9º e 14º DIP e na Zona Oeste no 19º DIP.

Fonte: G1 AM

FORÇA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA BÉLGICA - Belgian Special Forces (CGSU

Guarda Municipal de Louveira recebe novas viaturas de patrulhamento



Os munícipes que prestigiarem o comércio local durante o horário especial de natal vão se deparar com as três novas viaturas da Hilux da Guarda Municipal. As caminhonetes passam a integrar, a partir desta quarta-feira (17 de dezembro), a frota do grupo especializado Rondas Ostensivas Municipais – Romu, caracterizado pelas operações de visibilidade que desestimulam as infrações à lei, aumentam a segurança e atuam em situações de distúrbio civil.
Para o prefeito de Louveira, Junior Finamore, as viaturas serão um importante reforço para a segurança da cidade e vão colaborar com a operação de natal. “As equipes já passam a integrar o programa de patrulhamento instituído para o final de ano, reforçando a ‘Operação Papai Noel’”, acrescenta.
De acordo com o secretário Municipal de Segurança Pública, Sidney Juarez Alonso, o novo reforço vai “auxiliar a operação visando principalmente a proteção de áreas comerciais em razão da grande movimentação de pessoas que buscam o comércio local para as compras natalinas”.
Além deste novo apoio, continua Alonso, a Operação Papai Noel conta ainda com equipes de motocicletas atuando, sobretudo, nas áreas bancárias, com mais mobilidade para o combate aos crimes denominados “saidinha de banco”.   
As caminhonetes foram adquiridas em virtude da força do motor e da grande estabilidade, que oferece maior agilidade e segurança ao patrulhamento durante manobras mais arriscadas.
Com as três novas Hilux, a atual Administração Municipal soma 18 novos veículos para a GM. Desde 2013, foram acrescidas à frota 10 automóveis sedan, quatro motos de 600 cilindradas e uma Van equipada com câmeras e aparato de videomonitoramento. “Com mais este investimento, a Secretaria Municipal de Segurança acredita que os cidadãos louveirenses terão motivos para se sentirem mais seguros, principalmente porque os índices criminais já mostraram boa diminuição ao longo deste ano e a tendência é diminuírem cada vez mais”, conclui Sidney. 
_____________
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira
comunicacao@louveira.sp.gov.br
Fone: (19) 3878-9785]

PARABÉNS AS GUARDAS MUNICIPAIS DA REGIÃO EM ESPECIAL LOUVEIRA, JUNDIAÍ, CAJAMAR, VINHEDO, VALINHOS, ITUPEVA, BRAGANÇA PTA, CAMPINAS QUE DEMONSTRARAM RESPEITO A POPULAÇÃO E AOS SEUS PROFISSIONAIS...
SALÁRIOS MELHORES, EQUIPAMENTOS, UNIFORMES, ARMAMENTOS, VIATURAS DE REAL EMPREGO E ATUAÇÃO OPERACIONAL, FOLGAS FLAGRANTES, FOLGAS MENSAIS, PAGAMENTO CONFORME A LEGISLAÇÃO, ENTRE OUTROS...PROBLEMAS TODOS TEMOS MAS...DEVE-SE BUSCAR MINIMIZAR...
FICO TRISTE PELA SITUAÇÃO PRECÁRIA E  DE ABANDONO DA GUARDA MUNICIPAL DE ITATIBA, SEM INVESTIMENTO E RETORNO POR PARTE DA PREFEITURA...
PROPAGANDA NÃO DEMONSTRA A REALIDADE E, O CIDADÃO FICA REFÉM...OU MUDA DE CIDADE!!! 
TIAGO VIEIRA
ADM DO BLOG POLICIA EM AÇÃO É POLÍCIA N-ATIVA

sábado, 27 de dezembro de 2014

PJC/MT: Ostentação social motiva entrada de jovens na criminalidade

CAMILA MOLINA
Assessoria/PJC-MT

"Crime de ostentação" é a principal motivação da entrada de jovens no mundo da criminalidade. A constatação é da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), da Polícia Judiciária Civil, que recebeu até começo de dezembro de 2014, mais de 617 menores em situação de flagrante.

Para o delegado titular da DEA, Paulo Alberto Araújo, muitos dos jovens entram para a criminalidade, como forma de ter status no meio social. Segundo ele, assim como nos funks de ostentação, em que os temas centrais abordados nas músicas referem ao consumismo, carros, motocicletas, bebidas e outros objetos de valor, os adolescentes tem praticado atos infracionais como forma de poder e com objetivo de ostentar o produto do crime.

As festas marcadas por adolescentes por meio das redes sociais, regadas a álcool e drogas é um bom exemplo de atos de ostentação, caracterizado por uma reunião de jovens. “Além do consumo de álcool e drogas, outras infrações acontecem nessas ocasiões como o abuso sexual de menores, agressões, furtos e roubos. Hoje o adolescente não rouba um carro para fazer dinheiro com as peças, ele rouba para usar e mostrar para os amigos”, explicou o delegado.

Fato que demonstra isso é que dos 1.565 atos infracionais instaurados na delegacia, os com maiores registro de ocorrência são de envolvimento com drogas, com 424 registros e roubo com 213 ocorrências. Os estupros cometidos por adolescentes vêm em terceiro lugar com 36 casos na delegacia.

Em setembro deste ano, uma operação da DEA flagrou mais de 30 adolescentes em uma das festas combinadas por meio das redes sociais. A festa acontecia em uma casa, de muros alto, cerca elétrica, portão eletrônico e câmeras de vigilância. Das garotas encontradas na casa, 29 tinham idade de 12 e 17 anos e estavam faltando aula na escola para participar da festa.

Na "batida", autorizada pela 1ª Vara Especializada do Adolescência e Juventude, os policiais apreenderam na festa clandestina mais de 30 litros das bebidas e 8 narguilé, cachimbo de origem árabe usado para fumar, porções de pasta-base, e conduziram à Delegacia quatro responsáveis pela organização do evento teen, além dos adolescentes que se encontravam na casa.

Apesar de a delegacia receber um número alto de menores reincidentes, muitos adolescentes apreendidos este ano são iniciantes na prática de atos infracionais, que começam na criminalidade motivados por algum conhecido.

Para o delegado Paulo Araújo, a linha de enfrentamento das infrações cometidas pelo adolescentes, em princípio, seria o momento em que o infrator chega à Delegacia. Como o número é muito alto é preciso que se faça um trabalho preventivo, em que os alunos possam receber influências positivas tanto entre eles quanto externa.

Para isso o delegado, em parceria com o projeto Rede Digital Pela Paz, ministra palestras para adolescentes de escolas públicas, com o tema “Situação de Risco”, que aborda diferentes assuntos como família, afetividade comunicação, além da apresentação de vídeos e o papo direto com os alunos. “Durante a abordagem dos assuntos, os alunos vão se identificando e se abrindo, podendo chegar até duas horas de conversa, quando permitido pela escola”, disse Paulo Araújo.

Segundo o delegado, no primeiro semestre deste ano, quando não foram realizadas as palestras, o índice de criminalidade dentro de escolas públicas cresceu. No segundo semestre, o circuito de palestra foi retomado e a violência escolar teve redução. “Procuramos demonstrar aos alunos, que a escola é um ambiente para buscar o conhecimento e não para difundir a violência”, destacou.

Em 2013, a DEA recebeu ocorrências de diversas escolas particulares, principalmente relacionada a divulgação indevida de imagens por meio das redes sociais. Em 2014, como forma de prevenção e combate a esse tipo ocorrência, a delegacia reuniu diretores pedagógicos das principais escolas particulares, Defensoria Pública, Promotoria, Vara da Infância e Juventude, Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

A partir de então, foram deliberada ações dentro das escolas, que passaram a ser parceiras do trabalho da Polícia Civil, sendo a delegacia do adolescente imediatamente acionada diante qualquer tipo de infração cometidas dentro de Escolas. “Essa ação diminuiu consideravelmente o número de infrações dentro de Escolas particulares, que teve um 'boom' em 2013 e em 2014 praticamente desapareceu”, concluiu Paulo Araújo.

Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso
(65)3613-5673 

Suspeitos de homicídios são presos com armas em Angra dos Reis, RJ

Eles foram encontrados em duas casas do bairro Belém, diz Polícia Militar.
Dupla também estaria envolvida em mortes ligadas ao tráfico de drogas.

Armas apreendidas em Angra dos Reis
(Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Dois suspeitos de homicídios foram presos com armas na manhã desta quarta-feira (24), em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Militar (PM), eles foram encontrados em duas casas das ruas São José e São Joaquim, no bairro Belém.

Ainda segundo a PM, com um dos homens, de 24 anos, foi apreendida uma pistola 380. Com o outro, de 34, os agentes recolheram uma pistola calibre 9mm. A equipe chegou até eles através de uma denúncia anônima.

A dupla foi levada para a 166ª Delegacia de Polícia (Angra dos Reis) e autuada por porte ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil informou que eles também são investigados pelo envolvimento em assassinatos relacionados ao tráfico de drogas cometidos na cidade.

Fonte: g1.globo.com

Corpo de policial civil é encontrado em área rural do Gama, no DF

Agente desapareceu durante a madrugada; carro tinha marcas de tiros.
Polícia suspeita que ele tenha sido executado por presos do 'saidão'.


Cães farejadores da Polícia Militar do Distrito Federal encontraram na manhã deste sábado (27) o corpo de um policial civil que tinha desaparecido durante a madrugada no Gama. A polícia suspeita que o agente tenha sido executado por presos beneficiados no "saidão" de Natal.

Uma denúncia anônima feita no início da manhã levou os policiais a intensificarem as buscas na região. O corpo foi encontrado por volta das 10h30, próximo ao córrego Bengala.

O agente tinha se aposentado há dois meses na 14ª Delegacia de Polícia (Gama), e um irmão da vítima é policial militar da Rotam. O carro foi visto abandonado no início da manhã na DF-290, via que faz a ligação entre Gama e Valparaíso, a cerca de 3 quilômetros de onde estava o corpo.

No veículo, havia duas marcas de tiros. Na parte interna, os policiais encontraram sangue e pó de extintor de incêndio. Ao lado do carro, estava o distintivo do agente assassinado. Moradores da região afirmam ter ouvido sete disparos, e a polícia acredita que a vítima pode ter trocado tiros com o criminoso.

fonte: G1 DF

O VERDADEIRO RESPEITO AO SER HUMANO QUE É POLICIAL: Milhares de policiais participam de enterro de agente morto em NY

Rafael Ramos e colega foram mortos por homem negro que se suicidou.
Vice-presidente e outras autoridades participaram de enterro.
Milheres de policiais participam de enterro de policial morto por atirador neste sábado (27) em Nova York 
(Foto: Reuters/Mike Segar)

Milhares de policiais provenientes de diferentes lugares dos Estados Unidos participaram neste sábado (27) do enterro em Nova York do policial de origem porto-riquenha Rafael Ramos, assassinado há uma semana.

Ramos foi morto a sangue frio junto a seu colega Wenjian Liu, de 32 anos, quando se encontravam em sua patulha estacionada em frente a um conjunto habitacional no Brooklyn, por um homem negro que se suicidou logo depois.

O autor do ataque, Isamaaiyl Brinsley, havia justificado o crime nas redes sociais afirmando que queria vingar as mortes recentes de dois afroamericanos pelas mãos de policiais brancos.

O enterro controu com a presença de autoridades como o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o prefeito de Nova ork Bill de Blasio e o chefe da polícia de Nova York, Bill Blatton.

Com 40 anos, casado e pai de dois filhos, Ramos ingressou na polícia em 2012.

Seu velório na sexta-feira na igreja protestante Christ Tabernacle foi uma cerimônia emocionante na qual milhares de pessoas esperaram várias horas para passar em frente ao caixão, coberto com a bandeira verde, branca e azul da polícia de Nova York.

Vice-presidente Joe Biden e sua mulher chegam para funeral de policial Rafael Ramos morto por atirador em Nova York 
(Foto: REUTERS/Mike Segar)

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio e sua mulher também participaram de enterro de policial neste sábado (27) em Nova York 
(Foto: Reuters/Mike Segar)

fonte: g1.globo.com

Policial do GOE é baleado na porta de casa na zona norte de SP

Os bandidos anunciaram o assalto e o policial não teve tempo de reagir e foi baleado por dois tiros
(Foto:Nivaldo Lima/SP AGORA)

Um Policial do GOE(Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil) é baleado quando chegava em casa com seu veículo, na rua Conselheiro Moreira de Barros, no Mandaqui, Zona Norte de São Paulo, na manhã deste sábado(27).

O agente Fábio Theodoro foi abordado por dois homens armados que ocupavam uma moto. Os bandidos anunciaram o assalto e o policial não teve tempo de reagir, mas foi baleado na cabeça.

O policial foi socorrido por uma equipe da Polícia Militar e encaminhado ao pronto socorro do Hospital Mandaqui, onde segue internado em estado grave. O caso foi registrado no 72º Distrito Policial, de Vila Penteado.

fonte: http://spagora.com.br/policial-goe-e-baleado-na-porta-de-casa-na-zona-norte-de-sp/

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Polícia Civil elucida caso de furto de 38 armas no Fórum de Criciúma




Criciúma - A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, elucidou nessa semana o caso de arrombamento seguido de furto de 38 armas de fogo e cinco aparelhos celulares que aconteceu no Fórum da Comarca de Criciúma, no dia 14 de outubro deste ano. 

Através das investigações, a DIC concluiu que o furto foi praticado por dois homens, um de 38 anos e outro de 42, que trabalhavam como zeladores do Fórum. Ambos tiveram acesso ao depósito de objetos apreendidos do estabelecimento de Justiça, que fica no último andar do prédio, através do telhado e subtraíram as armas e celulares. 

Após o delito, os investigados revenderam todas as armas, em sua maioria para vigilantes e seguranças. Segundo o Delegado de Polícia Civil André Milanese, através das informações repassadas pelos suspeitos e obtidas durante a investigação, foi possível recuperar seis das armas furtadas, sendo dois revólveres calibre .32, três revólveres calibre .38, uma pistola calibre .380, e os cinco celulares. Todas as armas recuperadas estavam com a numeração de série suprimida. 

O investigado de 38 anos encontra-se preso preventivamente desde o dia 3 de dezembro deste ano, enquanto o outro suspeito ficou preso temporariamente (detido em 17 de dezembro) por cinco dias, sendo liberado posteriormente. Eles foram indiciados pelos crimes de furto triplamente qualificado - arrombamento, abuso de confiança, concurso de agentes - e de supressão de sinal identificador de arma de fogo. As pessoas que compraram as armas furtadas foram indicadas pelos crimes de receptação e posse irregular de arma de fogo.

fonte: PC/SC

PF apreende cerca de 8 toneladas de maconha no Rio de Janeiro

PF apreende cerca de 8 toneladas de maconha no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro/RJ - A Polícia Federal apreendeu ontem (23) aproximadamente 8 toneladas de maconha e prendeu 6 homens em um posto de gasolina na rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu.
Uma informação anônima chegou à PF informando que um caminhão procedente do Paraná estaria com grande quantidade de maconha escondida no assoalho da carroceria. No início da tarde, a Polícia Federal conseguiu apreender um caminhão carregado com sacos de farinha. Após buscas, foi identificado que no assoalho da carroceria, sob a carga, havia grande quantidade do entorpecente. Entre os detidos está um membro importante de uma facção criminosa que atua em todo o estado do Rio de Janeiro.
O caminhão foi levado à sede da PF na Praça Mauá. Os presos estão sendo ouvidos e serão conduzidos ao sistema prisional do estado, onde responderão por tráfico interestadual de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

Guarda Municipal detém homem com entorpecentes em Jundiaí

Apreensão ocorreu no Jardim Tamoio, na madrugada desta quarta-feira (24).
Suspeito de 36 anos tentou fugir ao ver a viatura durante patrulhamento.

Suspeito levava porções de cocaína, maconha e crack (Foto: Divulgação/ GM de Jundiaí)

Um homem de 36 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (24) por tráfico de drogas no bairro Jardim Tamoio, em Jundiaí (SP). Segundo informações da Guarda Municipal, o suspeito tentou fugir ao ver a viatura durante patrulhamento.

Na abordagem, foram localizadas com o suspeito 286 porções de cocaína, 138 tubetes de crack, 28 porções de maconha e três frascos de lança perfume.

Também foram apreendidos um rádio de comunicação e uma lanterna. Ainda de acordo com informações da guarda, o suspeito foi encaminhado ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.

fonte: G1 Jundiaí

Criminosos morrem após sequestro e troca de tiros com a polícia

Confronto aconteceu na rodovia Castello Branco, próximo a São Roque.
Suspeitos estavam com empresário de Sorocaba; outros dois foram presos.


Dois criminosos morreram e outros dois foram presos após um sequestro terminar em troca de tiros com a polícia na noite desta quarta-feira (24), em São Roque (SP). O confronto aconteceu no km 58,5 da rodovia Castello Branco, onde os suspeitos seguiam sentido capital em posse de um empresário, que havia sido sequestrado em Sorocaba (SP).

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima estava em frente da sua casa, no bairro Paineiras, e, por volta das 18h desta quarta-feira, foi abordado e levado pelos quatro criminosos. A família do empresário, que presenciou a ação dos bandidos, acionou a polícia, que, de imediato, montou um bloqueio na rodovia Castello Branco.

Por volta das 19h30, os criminosos se depararam com os policiais na rodovia e houve troca de tiros. Dois sequestradores foram mortos e os outros dois presos. A vítima, que estava no banco de trás do veículo, teve ferimentos leves e chegou a ser encaminhado ao Hospital Regional deSorocaba, mas já teve alta. Nenhum policial se feriu.

Os criminosos foram levados à delegacia de São Roque, onde se recusaram a dar detalhes sobre a ação e, até, de informar a identidade de um dos sequestradores morto, que estava sem documentos. Os suspeitos têm várias passagens pela polícia, por roubo e receptação. Com eles foram apreendidas três armas.

A delegada de plantão, Priscila de Oliveira, não autorizou a divulgação do boletim de ocorrência a pedido da vítima, que não quer ter a sua identidade revelada. O empresário deve prestar depoimento na delegacia de São Roque nos próximos dias.

Os dois criminosos presos permanecem na Cadeia de São Roque, no intuito de ajudar nas investigações sobre o caso, e só serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Capela do Alto (SP) na segunda-feira (29).

Troca de tiros foi no Km 58 da rodovia Castello Branco (Foto: Natália de Oliveira/ G1)

fonte: G1 Sorocaba

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Laboratório de refino de drogas é localizado durante operação em Salto

Homem foi detido no local com entorpecentes e materiais para preparação.
Ação foi realizada pela Polícia Civil, em conjunto com a Guarda Municipal.

Homem foi detido em flagrante com entorpecentes e material para preparação 
(Foto: Arquivo pessoal)

A Polícia Civil localizou nesta terça-feira (23) um laboratório de refino de drogas no bairro Bom Retiro, em Salto (SP), durante uma operação em conjunto com a Guarda Municipal. No local, um homem de 52 anos foi detido em flagrante com entorpecentes, materiais para mistura e utensílios para preparação das drogas, como balança de precisão e liquidificadores.

Segundo informações da Guarda Municipal e da Polícia Civil, foram apreendidos durante a operação cerca de 10 quilos de cocaína, 3,25 quilos de maconha e 258 gramas de pedra bruta, além de R$ 5.055 em dinheiro e um simulacro de revólver. Um adolescente de 17 anos também foi detido na operação, que percorreu quatro bairros da cidade e contou com o apoio do canil.

Fonte: G1.globo.com

RELEMBRANDO: Exercícios de tiro tático.

Polícia apreende quase 50 quilos de droga com jovens na BR-373

Apreensão ocorreu nesta terça (23), entre Ponta Grossa e Imbituva, no PR.
Jovem de 21 anos e adolescente de 16 levavam maconha dentro de ônibus.

Tabletes estavam escondidos na bagagem de um casal de jovens (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu por volta das 6h desta terça-feira (23) quase 50 quilos de maconha na BR-373. A apreensão ocorreu entre Ponta Grossa e Imbituva, cidades que ficam na região dos Campos Gerais do Paraná. De acordo com a PRF, a droga estava sendo trazida dentro da bagagem de um casal que viajava em um ônibus. O veículo saiu de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e seguia para Ponta Grossa.

Ainda conforme informações da PRF, o jovem tem 21 anos e a adolescente, 16. Eles contaram à polícia que trouxeram os tabletes de maconha do Paraguai e que levariam a mercadoria para revender em Castro e em Piraí do Sul, também na região dos Campos Gerais. O rapaz foi preso em flagrante; a adolescente, apreendida pela polícia.

fonte: g1.globo.com

GCM/SP PRENDE CRIMINOSO POR ROUBO

23/12/14 Você Repórter - Magal Favela: Durante patrulhamento nesta tarde, na região central de São Paulo, equipes das viaturas G-4180 e G-4127 da Inspetoria de Operações Especiais GCM/SP depararam-se com uma colisão entre veículos, onde um indivíduo tentou evadir-se em direção ao Terminal de Ônibus Princesa Isabel. 

Informados de que se tratava de roubo em andamento, os policiais adentraram ao terminal, localizando o suspeito e consigo um simulacro de arma de fogo e o aparelho celular da vítima. Encaminhados a 77° Delegacia de Polícia, a vítima informou que foi abordada pelo indiciado em um semáforo. Assustada, perdeu o controle da direção, chocando veículo com outro automóvel. Ninguém se feriu. 

Foto: Equipe no local.


fonte: http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/12/tentativa-de-roubo-acaba-mal-pra.html


Operação 'Feliz Natal' leva 174 pessoas à cadeia no interior de Mato Grosso

Assessoria/PJC-MT




A operação de fim de ano da Polícia Judiciária Civil denominada "Feliz Natal" fechou com 174 prisões efetuadas no interior do Estado de Mato Grosso. Foram cumpridos 69 ordens judiciais, entre mandados de busca e prisão e lavrados 137 autos de prisão em flagrante. 

Nos municípios das 14 Delegacias Regionais da Polícia Civil foram apreendidos cerca de R$ 45 mil, em dinheiro, 47 veículos, entre motos e carros, com algum tipo de restrição, além da apreensão de drogas, objetos roubados e furtados como bomba d'água, violão, botijão de gás, eletroeletrônicos, munições e armas. 

Para a operação realizada entre os dias 15 e 19 de dezembro foram empregados 359 policiais civis dos municípios das Regionais de Àgua Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Diamantino, Juína, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. 

O diretor de interior da Polícia Civil, Aldo Silva da Costa, destacou a importância das operações integradas, que ao longo do ano de 2014 foram realizadas uma por mês no interior. "Todas as operações constam no planejamento da Diretoria, como forma de manter os índices de criminalidade sobre controle, e darmos resposta à sociedade, colocando na cadeia pessoas procuradas da Justiça e diminuindo a demanda de droga e armas em circulação", avaliou.

Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso
(65)3613-5673

Polícia Civil prende três homens em Canela/RS

Apreensão - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Canela deflagrou, nesta terça-feira (23/12) a Operação Nipon, objetivando combater o tráfico de drogas no município. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, todos no bairro Santa Marta.

Um homem de 32 anos, que segundo informações tinha função de segurança de uma organização criminosa foi preso e identificado como foragido do sistema prisional. Além dele, outros dois indivíduos foram presos. 

Na ação foram localizadas duas armas de fogo e diversas munições de calibres .22, .12 e .38. Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Canela.

Fonte: PC/RS

Policiais prendem homem com arma de fogo em São José/SC

Nesta sexta-feira (19), por volta das 15h35min, policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prenderam um homem que portava uma arma de fogo no bairro José Nitro, em São José.


Os policiais realizavam policiamento ostensivo no bairro, quando viram o homem em atitude suspeita. Os policiais efetuaram a abordagem. No bolso do homem, de 18 anos de idade, os policiais encontraram uma pistola Beretta, calibre .635, com um carregador contendo 22 munições intactas.

O homem e a arma apreendida foram encaminhados à Central de Plantão Policial de São José.

(Publicado por soldado Josiane Cordeiro Marcelino, P-5/7° BPM, com informações do sargento Roberto Carlos Coelho, P-2/7° BPM)

Fonte: PM/SC

PF deflagra operação contra o tráfico internacional de drogas na região Sul

PF deflagra operação contra o tráfico internacional de drogas na região Sul

Caxias do Sul/RS - A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (22), a operação Mancha Negra, de repressão ao tráfico internacional de drogas na região Sul do Brasil.
Foram cumpridos 8 mandados, sendo 5 mandados de prisão e 3 mandados de busca e apreensão em Caxias do Sul/RS e Foz do Iguaçu/PR. Cerca de 20 policiais federais participaram da operação.
A droga entrava no Brasil por Foz do Iguaçu de onde era transportada para Caxias do Sul e distribuída na Serra Gaúcha. Estima-se que o grupo chegava a distribuir 50 kg de cocaína e 200 kg de maconha por mês.
Os presos e demais envolvidos serão indiciados por tráfico internacional de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal em Caxias do Sul

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Treinamento em conjunto é realizado pela Denarc e DHPP do Paraná


Policiais civis da Força Especial de Repressão Antitóxico (Fera), a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e policiais da Divisão de Proteção a Pessoa (DHPP), realizaram, na quinta-feira (04), na Academia Militar do Guatupê, um treinamento policial conjunto.

De acordo com o delegado-titular da Denarc Miguel Stadler, a parceria nos treinamentos se tornará constante, já que as missões destas unidades especializadas são similares, pois muitos homicídios estão relacionados com o tráfico de drogas. 

O delegado Cássio André Dias Conceição, que lidera o Grupo Fera, relata que os treinos são essenciais para um bom desempenho da missão. “Com o treino eliminamos eventuais erros, sendo assim, toda equipe fica coesa”. Já o delegado Cristiano Quintas da DHPP, diz que a troca de informações é fundamental para evolução do policial. “Cada equipe tem uma forma de se portar no cumprimento das missões e com a troca de conhecimentos, faz com que possamos evoluir”, conta.

No treinamento, foram abordados técnicas CQB/ CRF, que significa combate em recinto fechado, sendo inclusive umas das principais atribuições da Polícia Civil. Foram abordados, também, posicionamento e marcialidade ao portar armas de fogo, bem como o controle emocional que o policial deve exercer durante as missões que participa. 

De acordo com Conceição, novos treinamentos serão realizados com demais unidades, afim de partilhar de outros conhecimentos para que todos tenham 100% de rendimento no cumprimento do dever.

Fonte: PC/PR

Polícia Civil/AL deflagra grande operação na Capital e interior do Estado

Policia Civil deflagra operação no início da manhã. (Foto: Larissa Wilson)



Ilustração PC/AL
Cerca de 200 policiais participaram de uma grande operação da Polícia Civil deflagrada no início da manhã desta sexta-feira (19), no combate ao comercio ilegal de arma de fogo e outros crimes, na cidade de Maceió e em quatro cidades do interior do estado.

Denominada “Operação Teorema”, a ação foi planejada após um trabalho de aproximadamente um ano de investigação realizado pelo Núcleo de Inteligência (NI), da Delegacia Geral.

O trabalho foi coordenado pelo Delegado Geral Carlos Reis, em conjunto com o delegado Denisson Albuquerque, diretor de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), e a delegada Ana Luíza Nogueira, diretora de Polícia Judiciária Área 1 (DPJ1). Também estiveram presentes os delegados, Mario Jorge Barros, titular da 4ª DRP de Arapiraca, Lucimério Campos, da Delegacia de Homicídios e Gustavo Xavier, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN).

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão, e também de prisão.

A ação contou com a participação de policiais civis do DPJM, DPJA 1 e 2, do Tático Integrado de Grupos Especiais (Tigre), Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit), Asfixia, das delegacias de Repressão ao Narcotráfico (DRN), policiais do NI e policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Rádio Patrulha (RP).

A operação até o momento já resultou na prisão de oito acusados, envolvidos em crimes de comercio ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e peculato, e na apreensão de armas, munições, drogas e um veículo.

O trabalho está em andamento e ainda na manhã de hoje a Polícia Civil dará todos os detalhes sobre a operação.

Quadrilha suspeita de explodir caixas automáticos é presa em Bauru pela Polícia Civil

Cinco homens foram presos em flagrante a caminho de outra ação.
Objetivo das explosões seria o financiamento do tráfico, segundo a polícia. 

Cinco pessoas foram presas em flagrante na quarta-feira (17), suspeitas de formarem uma quadrilha que vinha explodindo caixas eletrônicos em supermercados de Bauru (SP).

A investigação da Polícia Civil pode ter inclusive impedido uma nova ação em um outro estabelecimento da cidade. Ainda de acordo com a polícia, todos estariam envolvidos em outras duas ações, uma no dia 29 de novembro e outra na semana passada. A quadrilha se preparava para explodir mais um caixa automático. Segundo a polícia, o alvo eram duas máquinas instaladas em um supermercado na zona leste da cidade.

Armamento usado pela quadrilha é apreendido
(Foto: Gabrielle Gabas e Luiz Toledo/TVTEM)

As investigações começaram há 19 dias, após a primeira ação dos criminosos. Um suspeito foi preso no começo do mês e, durante os interrogatórios, a polícia chegou aos outros integrantes do grupo.



“O trabalho foi de continuidade. Todas as evidências materiais, todos os fragmentos colhidos em cada um dos cenários foram determinantes para chegar a autoria desse crime. Portanto, o trabalho da Polícia Civil dentro da inteligência policial conseguiu prender esses indivíduos”, contou o delegado Kléber Granja.

A ação da quadrilha era planejada com cuidado e com o objetivo de financiar o tráfico. Enquanto Marcos dos Santos, o Macalé, escolhia o local do crime, Fabrício Akioka guardava as armas. Os outros três integrantes eram da capital e vinham para cidade um dia antes das explosões.

Os cinco vão responder por associação criminosa, receptação e porte ilegal de arma de uso restrito. A polícia civil acredita que mais pessoas estejam envolvidas com o crime e vai continuar investigando.

“Através das imagens, obviamente há outras pessoas que podem ter participado das duas ações, em razão da quantidade de indivíduos. Certamente, no curso do término do inquérito policial, pretendemos através das imagens ou através da inteligência, identificar todos os integrantes dessa quadrilha e, ao final, apesar da prisão em flagrante de hoje, pedir a prisão preventiva nos crimes de associação criminosa, explosão e tentativa de latrocínio, cujo inquérito policial já foi instaurado”, complementa o delegado Clédson Nascimento.

Quadrilha usava armento pesado durante as ações criminosas 
(Foto: Gabrielle Gabas e Luiz Toledo /TVTEM)

Quadrilha é suspeita de explodir caixas automáticos 
(Foto: Thaís Andrioli/ TV TEM)

fonte: g1.globo.com