Uberlândia/MG - A Polícia Federal deflagrou, ontem (25), a Operação Navajo* que desarticulou uma organização criminosa atuante no tráfico internacional de drogas e com base no Triângulo Mineiro.
Mais de 200 policiais federais cumpriram 26 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão preventiva, em 5 estados da Federação (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo).
As investigações tiveram início há aproximadamente um ano, período em que mais de duas toneladas e meia de cocaína foram apreendidas, com a prisão de 22 traficantes, sendo 14 em flagrante.
A organização criminosa estava associada a traficantes bolivianos e introduzia a droga em território brasileiro por meio de aeronaves, que pousavam clandestinamente em pistas rurais no Triângulo Mineiro e no sul goiano. O grupo também é acusado de cometer vários crimes violentos, como homicídios em decorrência do tráfico de drogas. Dentre os investigados, três são bolivianos e tiveram prisão decretada, passando a PF a contar com o apoio da Interpol para prendê-los em território estrangeiro.
Foram apreendidas dezenas de veículos, uma lancha, avaliada em 300 mil reais, e vários imóveis, dentre eles fazendas em Minas Gerais e Goiás. Os presos serão conduzidos ao presídio Jacy de Assis em Uberlândia/MG e responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tráfico internacional de drogas e organização criminosa, podendo ser condenados a até 49 anos de reclusão.
*O nome dado à operação faz referência ao modelo de aeronave preferido pelo líder da organização investigada, comumente usado para o transporte da cocaína.
Comunicação Social da Polícia em Minas Gerais - Contato: (34) 3230-2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário