Por: Soldado Ezequiel Onedi Debortoli, Em 26/09/2014
Esta semana os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2014-1, que estão em formação no Centro de Ensino da Polícia Militar em Florianópolis, participaram do Exercício de Adestramento Policial Militar (Exapom). Previstos nas Normas Gerais de Ensino, os exercícios de adestramento tem como objetivo treinar o auto-domínio e testar a resistência à fadiga, pondo o aluno em contato com as dificuldades características da atuação policial militar, sendo desenvolvido em ambiente de mata e terreno rural.
Os alunos foram observados e avaliados quanto ao desempenho intelectual, emocional e físico em situações de execução e comando, sob condições adversas como: cansaço físico, intempéries, frio, umidade, pouca alimentação, sono, tensão emocional, condições do terreno e desconforto.
Armados com fuzil e equipados com mochila e diversos instrumentos para auxílio durante o exercício, os alunos foram conduzidos até o Campo de Instrução, em uma marcha de 10 quilômetros, onde foram realizadas as atividades.
Todas as atividades foram todas planejadas e implementadas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), sob o comando do tenente-coronel Renato José de Souza, contando ainda com a presença da direção da DIE e do Comando-Geral, os quais inspecionaram o Campo de Instrução.
Os comandantes e monitores dos Pelotões do CFAP acompanharam todas as atividades dos alunos durante o exercício.
Além do efetivo do CFAP, o Exapom contou com a presença de instrutores experientes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Aviação da PM (BAPM), além de uma equipe pronta para atendimento de socorros de urgência.
O exercício também contou com o conhecimento do 3º sargento Marcos Aurélio Batista, do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Blumenau, que se disponibilizou em instruir os alunos sobre como lidar com animais peçonhentos.
Além do aprendizado adquirido durante o Exapom, um dos pontos fortes do exercício é o fortalecimento do espírito de corpo entre os alunos, virtude essencial para a atividade policial militar.
Diversas foram as instruções ministradas durante o exercício, entre elas técnicas para lidar com animais peçonhentos que podem ser encontrados na mata, técnicas de orientação e navegação diurna e noturna em mata e em ambiente rural, técnicas de socorros de urgência em campanha e condução de feridos em situações adversas, técnicas de transposição de cursos d’água e ambientação aquática, aprendendo a lidar com o frio e umidade, construção e utilização de abrigos improvisados, patrulha rural, busca terrestre, acuidade visual e auditiva, disciplina do uso de luzes e ruídos e utilização de armamento químico e seus efeitos.
(Texto: 1º tenente Thiago Matias Fonseca, CFAP :: Fotos: divulgação)
FONTE: PM/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário