SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Polícia Civil/SP desarticula “células” de facção e apreende 2,5 toneladas de drogas


Foram apreendidas mais de 20 armas de fogo, incluindo um fuzil antiaéreo de calibre. 50





Foram presos 51 integrantes de uma facção criminosa

A Polícia Civil prendeu 51 integrantes de uma facção criminosa durante a “Operação Imersão”, desenvolvida ao longo de oito meses. As investigações e diligências resultaram na apreensão de mais de 2,5 toneladas de drogas, 31 veículos e mais de 20 armas de fogo, incluindo um fuzil antiaéreo de calibre. 50.

“Foi uma operação estudada, que resultou em um trabalho extremamente frutífero no combate à organização criminosa, com resultados muito positivos para a Polícia Civil”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. 

O secretário parabenizou os policiais responsáveis pelas ações durante coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (1), na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na zona norte da Capital.

Durante as investigações, os policiais da 6ª Patrimônio (Delegacia de Investigações Sobre Facções), do Deic, analisaram imagens de vídeos e escutas telefônicas com cerca de 200 mil conversas trocadas entre os criminosos, além de “acompanharem” diariamente os envolvidos.

“Esse foi um trabalho conjunto, desenvolvido com o poder judiciário e Ministério Público, que foram fundamentais para que essa operação pudesse se desenvolver e chegássemos nesse número de pessoas presas, drogas e armas”, explicou o titular da 6ª Patrimônio, delegado Ítalo Zaccaro Neto.

Durante a operação, que tinha o objetivo de combater roubos e descobrir o caminho para aquisição de fuzis, os agentes decifraram o esquema da facção. A quadrilha estava dividida em três “diretorias” (células), cada uma com atribuições específicas.

A primeira “célula”, composta por bolivianos e colombianos, era responsável por trazer armas e drogas para o país. A segunda tinha a atribuição de controlar os principais pontos de entorpecentes do Estado. A última “diretoria”, integrada principalmente por africanos, contatava traficantes de outros países, além de criar estratégias para o transporte das substâncias ilícitas.

O secretário da Segurança ressaltou a importância da fiscalização das fronteiras para evitar a entrada de drogas e armas para o crime organizado.

“Estive em reunião no Ministério da Justiça, junto com os demais secretários de Segurança dos estados e o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e nós temos a preocupação de um controle maior em relação às fronteiras e às estradas, para que tenhamos a garantia de que a gente vá conseguir combater a entrada indiscriminada do entorpecente e de armas no país, assim como no Estado de São Paulo”, finalizou Mágino.

A ação mais recente, fruto da operação, aconteceu nesta madrugada (1) e terminou com a prisão de três homens por tráfico de drogas e porte de armas na Vila Ema, zona leste da Capital, e na cidade de Piracicaba, no interior. Foram apreendidos aproximadamente 20 quilos de cocaína, três pistolas e um veículo com compartimento secreto.

fonte: SSP/SP
Erika Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário