Segundo secretário de Segurança, homens já tinha sido presos pela PF.
Detenção de quatro suspeitos ocorreu após denúncias.
Adneison SeverianoDo G1 AM
Objetos apreendidos com os suspeitos (Foto: Divulgação/Rocam)
Quatro homens foram presos em Manaus com armas e munições, após denúncias. De acordo com a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), entre os detidos há dois colombianos. A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) afirma que os estrangeiros têm ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Nesta quinta-feira (19), o secretário de Segurança, Sérgio Fontes, informou ao G1 que a dupla já havia sido presa há cinco anos pela Polícia Federal.
Segundo informações preliminares divulgadas pela Rocam na manhã desta quinta-feira (19), os dois primeiros suspeitos presos foram localizados em um carro modelo Prisma, na Rua Praia da Ponta Negra, bairro Parque Solimões, na quarta (18). No interior do veículo, a polícia diz ter encontrado uma arma tipo pistola 765, com carregador e 11 munições intactas.
Ao serem questionados, os suspeitos levaram os policiais até a Rua Cerejeira, loteamento Maria, no Conjunto América do Sul, onde estavam os outros dois infratores, segundo a Rocam. Com eles, foram encontrados mais uma arma tipo pistola 380 com um carregador, 14 munições, um silenciador, além de um carregador de pistola nove milímetros e três celulares.
Nestor Rodrigues Sanchez, de 39 anos, e Reibem Artunduaga, de 21 anos, foram presos e encaminhados ao 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para a realização do procedimento do flagrante. De acordo com a delegada titular da Seccional Oeste, atividades de suspeitos ainda não é totalmente conhecida pela polícia. "Na verdade, nós estamos trabalhando com essa investigação para saber qual a ligação desses dois suspeitos aqui com outros crimes como tráfico de drogas e homicídios", afirmou.
Suspeitos foram presos por porte ilegal de arma de fogo, em Manaus
(Foto: Indiara Bessa/G1 AM)
De acordo com o titular da SSP-AM, os colombianos presos atuavam na distribuição de drogas das Farc no território brasileiro. "Essa ligação foi estabelecida na primeira prisão deles há cinco anos [quando foram presos pela PF]", afirmou Sérgio Fontes.
A polícia, no entanto, investiga a ligação dos suspeitos com as Farc. "Nós não temos como comprovar isso agora, mas eles já foram presos pela Polícia Federal em 2010 na cidade de Tefé, e naquela época a Polícia Federal divulgou que um deles fazia parte da logística das Farc", disse a delegada.
Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos podem estar possivelmente ligado a outros crimes que vêm acontecendo em Manaus envolvendo colombianos, como apreensões de drogas e um homicídio. Ao G1, suspeitos negaram crime e envolvimento com as Farc.
Questionado, o secretário descartou o aumento da atuação de criminosos de países vizinhos do Brasil no estado. "É natural que nós tenhamos criminosos peruanos, colombianos [no Amazonas]. Já prendemos vários colombianos envolvidos em crimes como esse. Esses que foram presos ontem [quarta, 18] já tinham sido presos pela Polícia Federal há quatro, cinco anos atrás. [Mas] Eu acho que não é um sinal de que nós estamos sendo invadidos", disse Fontes.
fonte: g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário