A “Operação Direção Segura Integrada” (ODSI), nas cidades de Araçatuba e São José do Rio Preto, realizada nos últimos dias 26 e 27 de julho, contribui para a melhoria dos índices de crimes relacionados à embriaguez ao volante.
A operação aconteceu de forma conjunta, entre a Polícia Civil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Superintendência da Polícia Técnico-Científica e a Polícia Militar. Os quatro órgãos escolheram estrategicamente os pontos de blitz de trânsito visando, principalmente, a prevenção e repressão ao crime de embriaguez ao volante.
Centenas de veículos e motocicletas foram vistoriados, sendo dezenas recolhidos por irregularidades, bem como aplicada as multas e elaborados os boletins de ocorrência, com a tomada dos atos de polícia judiciária cabíveis. Nas duas operações, houve esclarecimentos à população.
Para auxiliar na operacionalização da ODSI, a Unidade de Inteligência Policial (Uip) e os Centros de Inteligência Policial (Cip/Cipol) subordinados ao Departamento de Polícia Judiciária Interior – Deinter 5 (São José do Rio Preto) trabalharam no planejamento desta ação.
Como é feita a abordagem
A PM, acompanhada de agentes de trânsito do Detran, pode fazer duas abordagens: Na primeira o condutor submete-se ao teste passivo de alcoolemia (etilômetro passivo), assoprando do próprio veículo o equipamento devidamente homologado, onde se constatará a ausência ou presença de sinais de álcool pelo condutor. Se nada for constatado, esse condutor é imediatamente liberado. Na segunda, que ocorrerá somente se na primeira se houver presença de álcool, o condutor será orientado pela PM quanto à realização do teste ativo (etilômetro ativo). Nessa abordagem podem acontecer quatro situações:
Operação Direção Segura Integrada
A ODSI é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que, pelo Decreto Estadual nº 58.397, de 18 de dezembro de 2012, instituiu na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o Comitê Paulista de Ações para a Segurança Viária, sendo oficializado pelo Decreto Estadual nº 58.881, de 8 de fevereiro de 2013, que instituiu o Programa Direção Segura.
A ação tem como finalidade a educação, a prevenção e a repressão tendo, em todas as etapas, a atuação do Detran, sendo a última, repressiva, realizada de forma integrada com as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.
Quando um condutor está em descumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro, no que tange às infrações penais e administrativas, relativas ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas psicoativas na condução de veículo automotor, está infringindo a Lei nº 12.760/12, denominada Nova lei Seca.
por Rina Ricci
Fonte e Fotos: Unidade de Inteligência Policial - Deinter 5 – São José do Rio Preto
Nenhum comentário:
Postar um comentário