O SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Três Lagoas (MS), subordinado diretamente à Delegacia Regional de Polícia, é composto atualmente por um Delegado de Polícia, cinco Investigadores e um Escrivão. A equipe é responsável pela investigação e instrução de Inquéritos Policiais sobre crimes de autoria desconhecida (homicídios, latrocínios, roubos, furtos, estelionatos, tráfico de drogas), além de prestar apoio operacional a outras Unidades Policiais pertencentes à circunscrição da Delegacia Regional de Polícia de Três Lagoas na execução de diligências e operações policiais.
No primeiro semestre do corrente ano foram lavrados 20 autos de prisão em flagrante pelo S.I.G., além de outras dez prisões em flagrante em apoio a outras Delegacias ou decorrentes de operações Policiais deflagradas pela Unidade Policial. Nestas autuações em flagrante foram presas um total de 39 pessoas.
Além das autuações em flagrante foram presas outras 31 pessoas em cumprimento a mandados de prisão. Dezesseis desses mandados foram expedidos por requerimento do Delegado de Polícia e Chefe do S.I.G, sendo os demais expedidos pelo Poder Judiciário de várias comarcas, inclusive de outros Estados da Federação.
Onze armas de fogo foram apreendidas em operações do S.I.G., sendo três armas de uso restrito (calibres 9 mm e 357 magnum), além de uma espingarda calibre 12 de funcionamento semiautomático. Quatro dessas armas estão vinculadas a crimes de homicídios ocorridos na cidade de Três Lagoas-MS.
Foram lavrados onze autos de prisão em flagrante por crimes de tráfico de drogas, resultando em um total de 29, 497 quilos de cocaína apreendidos, além de 69,505 quilos de maconha. Todas as prisões por tráfico de drogas foram resultado de investigações buscando coibir o chamado “tráfico doméstico”, ou seja, buscou-se combater traficantes que vendiam drogas diretamente nesta cidade para abastecimento do mercado local, o que, na visão da Polícia Civil, é o tipo mais danoso de tráfico, pois afeta diretamente a população local.
Segundo o delegado responsável, Dr. Thiago Passos, "fato que chama a atenção é o envolvimento de famílias inteiras no tráfico de drogas. Em pelo menos três dessas prisões em flagrante, membros da mesma família foram presos com grandes quantidades de drogas e atuavam juntos no comércio e transporte do tóxico".
Foram apreendidos dezoito veículos em operações de combate ao tráfico de drogas, sendo 11 carros e 07 motocicletas. Outros dois veículos foram apreendidos em investigações sobre lavagem de dinheiro e quatro veículos furtados foram recuperados e apreendidos.
O S.I.G. apreendeu também cerca de R$ 41.567 (quarenta e um mil, quinhentos e sessenta e sete reais) em espécie nas operações de combate ao tráfico e lavagem de dinheiro.
A Unidade Policial também planejou e coordenou a execução de uma operação policial denominada “Mago”, que culminou com a prisão de quinze pessoas acusadas de participação em uma organização criminosa voltada à prática de crimes de tráfico de drogas naquela cidade.
O S.I.G. atuou também no cumprimento de mandados de prisão expedidos na operação “Pacto Contra o Crime”, organizada pela DECO (Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado) no combate a uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado. Dos 13 homicídios registrados no semestre, apenas um continua sem autoria definida.
As investigações e operações executadas resultaram na instauração de 33 Inquéritos Policiais, dos quais trinta já foram concluídos. Atualmente tramitam no S.I.G. 56 Inquéritos Policiais, todos sobre crimes de autoria desconhecida esclarecida pela equipe de investigação.
Fonte: PC/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário