SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

O BLOG FOI CRIADO PARA DIVULGAR A ATUAÇÃO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, DEFENDEM E PROTEGEM A SOCIEDADE E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. ALÉM DE INFORMAR SOBRE OUTROS TEMAS, REPORTAGENS, ARTIGOS E VÍDEOS LIGADOS A SEGURANÇA, OPERAÇÕES POLICIAIS, TÁTICAS E ARMAS DE FOGO.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Polícia de Sorocaba investiga ligação entre queima de ônibus e homicídios


Ato de vandalismo pode estar ligado à onda de homicídios na cidade.
Protesto realizado na Raposo Tavares também será investigado.
Polícia investiga ligação entre vandalismo e outros crimes (Foto: Reprodução/TV TEM)

A cidade de Sorocaba (SP) viveu mais uma noite de tensão nesta quarta-feira (30), quando um ônibus foi incendiado próximo à avenida Santa Cruz, no bairro São Marcos, na Zona Oeste da cidade. Três homens encapuzados renderam o motorista do ônibus, que estava parado no ponto final, e atearam fogo no veículo.

Para explicar esse caso de vandalismo, a polícia trabalha com a possibilidade de que o ato tenha ligação com a onda de homicídios que a cidade enfrenta desde o último domingo (27). Em quatro dias, 15 pessoas foram assassinadas – a primeira foi o policial militar Sandro Gomes, de 35 anos, na madrugada de domingo. Ele foi assassinado em uma emboscada, enquanto fazia patrulhamento pela avenida Itavuvu, na Zona Norte da cidade.


Os policiais também não descartam uma ligação com o protesto realizado na rodovia Raposo Tavares, também na noite desta quarta-feira, quando os manifestantes fecharam a via pedindo por mais segurança para os pedestres que precisam atravessar a rodovia.


Na segunda-feira (28), uma jovem de 19 anos morreu atropelada por um caminhão em um ponto de ônibus. O acidente ocorreu próximo ao trecho em que 12 jovens foram atingidos por um carro e seis morreram, no início de abril. O protesto desta quarta foi realizado na mesma região da cidade em que o ônibus foi queimado, a menos de 10 km, e terminou depois da chegada do Batalhão de Choque. Alguns manifestantes reclamaram de uso de força excessiva por policiais.


"(A queima do ônibus) Foi feito por vândalo, e vândalo, normalmente, é criminoso. Nós recebemos uma denúncia anônima de que um individuo estava correndo com um galão pelo bairro. Os policiais foram até o local, mas não conseguiram localizar esse individuo. É o que sabemos até agora", afirma o capitão Ubiratã Marques da Silva, da Polícia Militar.
Sandro Gomes foi assassinado no domingo à noite, na Zona Norte (Foto: Arquivo pessoal)


O ônibus estava estacionado no ponto final e não tinha nenhum passageiro. Por causa do incêndio, a fiação dos postes da rua foi atingida pelas chamas e ficaram no chão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. Ninguém foi preso até o momento.

Assassinatos

O delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, admite que a polícia tenta traçar uma tentativa de vínculo entre os 15 assassinatos registrados na cidade desde domingo (27) - oito deles ocorreram no período de 12 horas, entre a noite de terça-feira (29) e a manhã de quarta-feira (30). Foram cinco pessoas mortas a bala e outras três numa perua que foi queimada, mas tinha marcas de projéteis na lataria.


“Alguns dos casos já sabemos que não há vinculo, mas outros foram praticados da mesma forma e com o mesmo tipo de aproximação. Vamos cruzar essas informações com as vítimas, traçar um perfil, se tinham envolvimento com o crime e tentar desenvolver a investigação”, explica o delegado.

Os crimes chocaram os moradores da cidade e são altos se comparados à estatística de 2013, quando houve 61 homicídios dolosos em todo o ano. Nos três primeiros meses de 2014, essa média já vinha aumentando, com 31 homicídios: seis crimes em janeiro, oito em fevereiro e 17 em março.
Três corpos foram encontrados dentro de uma perua carbonizada na Zona Industrial
(Foto: Thiago Ariosi)

fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário